30 de janeiro de 2023

Não obstaculizem os serviços – um caso particular

Por regra não uso – e considero que não se deve usar – casos particulares para fazer política. Mas como toda a regra tem excepção, e considero este meu caso paradigmático da desordem que impera na câmara, aqui vai:



- Dia 8-9-2022, por indicação da e-Redes, enviei à Direcção de Obras Particulares, da CMP, um pedido de permissão para uma ligação aérea à rede elétrica.

- Por não ter recebido qualquer resposta, dia 1-10-2022 reenviei o pedido para o Atendimento Geral. Recebi a resposta automática que assinalava a entrada do pedido.

- Dia 30-12-2022, já um pouco incomodado com tamanho desleixo, dirigi-me à recepção da câmara e perguntei “quem é que mandava aqui?”; ao que a senhora respondeu “é o presidente, doutor Pedro Pimpão, mas ele não está”; e acrescentou, “mas se me quiser dizer qual é o assunto eu posso endereçá-lo ao respectivo serviço”. Informei que era um assunto de Obras Particulares e entreguei uma cópia dos e-mails. A senhora deslocou-se ao primeiro andar, desceu passados algums minutos e informou-me que o vereador Pedro Navega viria falar comigo, entretanto.

- Passado cerca de meia hora, o vereador desceu a escadaria, e ali na recepção, disse-me que já tinha localizado o (meu) pedido, que não tinha ainda sido respondido porque tinha ficado esquecido no computador do engenheiro, que estava de férias de Natal, mas podia ficar descansado que na primeira semana de ano teria resposta.

- Como a resposta, mais uma vez, não chegou, dia 17-1-2023, dirigi-me novamente à recepção, fiz a mesma pergunta e obtive a mesma resposta “… é o presidente, doutor Pedro Pimpão, mas ele não está”. Respondi da mesma forma à segunda pergunta “pode-me dizer qual é o assunto?”. A senhora disse-me que era assunto do vereador Pedro Navega; e eu retorqui que “com esse não falo outra vez porque ele não manda nada”. A senhora voltou a subir as escadas, voltou a descer, e disse-me para circundar o edifício pela direita e dirigir-me à segunda porta depois das escadas, que estava lá o engenheiro que está com o assunto para falar comigo.

- O engenheiro recebeu-me, indicou-me uma cadeira para me sentar, sentei-me, ele virou o monitor do computador para mim, disse-me que o vereador Navega tinha encaminhado o assunto para ele no segundo dia do ano, e que ele tinha emitido o parecer dia 3-1-2023, pelo sistema informático; depois, leu-me o parecer, e disse-me que a comunicação comigo era da responsabilidade dos serviços – “eu fiz o meu serviço, de imediato”, reforçou! Agradeci a explicação, e o parecer, e saí novamente de mãos a-abanar. Até hoje. Até não sei quando!

Já contei este caso a alguns amigos. Todos me dizem que isto é uma perseguiçãozinha. Respondo sempre que não acredito - e não acredito mesmo. Digo mais: melhor fosse uma perseguiçãozinha... Mas não é; isto é coisa muito pior: é inépcia pura, contagiante - inépcia que, para além de não ser capaz de fazer nada certo, obstaculiza e corrói os serviços.

2 comentários:

  1. Amigo Malho, após me inteirar sobre o seu caso descobri que há uma OT interna "reservada" aos serviços todos para tudo o que lá apareça com o nome Malho é para ser remetido para o arquivo dos esquecidos em virtude de o meu amigo andar sempre a morder as canelas do nosso presidente.
    Como diz o outro, cá se fazem cá se pagam...😁.
    Claro que estou a brincar, mas há azares que não o sendo até parecem, e eu não pude perder a oportunidade de lançar a outra face da farpa, a chamada retaliação irónica.
    O Vereador ao descer do gabinete para falar consigo, não manda nada, mas teve a delicadeza de lhe dar atenção e resposta.
    Compreende que não pode depois seguir pessoalmente os milhentos assuntos que lhe passam pela mão e, em sequência a coisa enredou-se naquilo que todos conhecemos: A velhinha burocracia que a todos desculpa e nada resolve, a não ser desculpar alguns e protelar, até ao cansaço, os assuntos incómodos, e por arrasto, os outros.
    Não há ainda na cm um serviço de "compliance" que garanta a célere e qualitativa conclusão dos processos que é seguir e dar conhecimento aos interessados.
    Talvez todos tenham culpa, a começar pelo vereador já que é quem está no topo hierárquico e quem tem obrigação de olhar pelos interesses da população porque para isso foi eleito.
    Talvez depois deste post tenha sorte, embora já tenha tomado conhecimento pessoalmente do despacho do engenheiro, que também o recebeu.
    Não é o meu amigo o primeiro a queixar-se e lhe garanto que o seu lamento não cairá em saco roto porque há mais queixas e a cm tem obrigação de procurar e implementar as melhores práticas para dar respostas tempestivas aos munícipes, porque essa também é uma forma de cumprir o seu programa eleitoral e que é tornar pombal um sítio melhor e mais procurado para se viver BEM.
    Sabe, a melhor maneira de defendemos os nossos é estimulá-los a corrigir o que não corre bem e cada vez fazerem melhor.
    Prometo-lhe que vai melhorar.
    Mas o meu amigo também vai ter de aprender a morder mais doce, porque todos temos de melhorar! 😇

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou a pensar que o Pelouro da felicidade irá ter agregado o Pelouro do Farpas. Agora falando sério: Senão existisse o Farpas o povo de Pombal poderia ter mesmo a percepção que vivia mesmo num concelho charneira, que vivia mesmo no paraíso, que poderia ter tido a sorte de viver no único local verdadeiramente feliz, no planeta terra.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.