19 de setembro de 2013

Sondagem

Uma sondagem publicada pelo Jornal de Leiria dá, para Pombal, maioria absoluta ao PSD e a possibilidade de o PS chegar ao 3.º vereador.
A sondagem dá o PSD com 55,1%, o PS com 29,2%, o CDS com 5,2% e a CDU com 4,4% das intenções de voto.
O esperado, infelizmente!

15 comentários:

  1. As Sondagens valem o que valem.... Não passam de propaganda para dizer ás pessoas que o resultado ja está feito e nem vale a pena ir votar...

    ResponderEliminar
  2. Vamos acreditar o que conta é o que o povo marca no boletim de voto... Por falar nisso.... no noticias do Centro, o PS no inquérito de opinião, ia sempre á frente e agora acabou esse inquérito e esse link na pagina.... no mínimo estranho. Estes jornalistas políticos andam a copiar os desportivos, puxam por onde da mais jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Roque
      A econometria é uma ciência e, como tal, se a sondagem foi bem feita é credível e com margens de erro próximas do zero

      Eliminar
  3. Boa tarde!
    Caro Sr. Malho
    Qualquer sondagem, quando bem feita, é credível! Será que esta sondagem está bem feita? Gostaria de conhecer a ficha técnica, é possível?

    ResponderEliminar
  4. O que mais me agrada nesta sondagem é o facto de o eleitorado saber bem o que quer, só assim se explica que votos brancos e nulos representem apenas 6,1%

    ResponderEliminar
  5. sera que o povo è assim tao ovelha....mais 4 anos de negocios de compradrio..e mais quatro anos de alguns a viver a conta do "orçamento"..vamos pedir aos deuses que a sondagem esteje errada...tem de estar.. ou entao pombal esta mesmo perdido... e sem rumo....

    ResponderEliminar
  6. Caro Tinhoso, eu só acho estranho esta sondagem ter aparecido somente hoje que é dia do debate entre os Candidatos e ainda por cima quando se nota o nervosismo nas hostes laranja, e o entusiasmo dos militantes/simpatizantes não se compara com 2009. Encomenda ? Talvez...

    ResponderEliminar
  7. AS sondagens são apenas instrumentos de estudo que servem de indicadores sobre as preferências e intenções de voto dos eleitores.
    Face a isto, não vejo motivos para o PS (Roque e Tinhoso) já começar a anunciar e a justificar a sua derrota, menorizando a vontade e liberdade do eleitorado.

    ResponderEliminar
  8. Sr. José Gomes Fernandes , pelo respeito que tenho por si, não pretendo responder-lhe a estas provocações... mas pessoalmente irei responder-lhe. Não gosto de lavar roupa em público.

    ResponderEliminar
  9. Edgar, eu faço parte dos 6,1%. Ou seja, somos mais que o CDS e o PCP, nessa sondagem. E se porventura somarmos a abstenção ( que acho que é um erro a pessoa abster-se de votar em Democracia... ), então teremos um resultado próximo da...maioria absoluta!
    Os partidos que retirem as ilações de tanta abstenção, a nível Nacional e/ou Local. Que retirem ilações dos brancos e dos nulos (porque existem nulos de protesto, como é sabido).
    Os partidos meteram-se num beco sem saída, por culpa deles mesmos. O que têm feito para inverter isso? Nada! Apenas usam o voto do Povo, para seu belo-prazer, em nome dos interesses pessoais, ou em nome dos interesses do partido (leia-se, os lobbies que controlam as máquinas partidárias).

    ResponderEliminar
  10. Meu caro Eduardo
    Pareces revelar hostilidade em relação aos partidos e, consequentemente, em relação ao funcionamento da democracia. Por outro lado, pareces revelar uma posição maniqueísta sobre a prática e opções políticas, pois te consideras melhor que os militantes e simpatizantes dos partidos e entendes que a “culpa” pelo mau funcionamento da democracia é dos outros.
    Se tens uma melhor solução para o funcionamento da democracia sem partidos, explica-a ou, caso contrário, filia-te num partido ou funda um partido e adota uma conduta melhor de forma a transformares a prática política.
    Tu sabes que o problema não está nos partidos ou nos militantes dos partidos. Está na nossa cultura de desresponsabilização pessoal e de falta de exigência e de rigor e que todos somos responsáveis. É preciso mudar a “cultura”…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora (e não percas o outro texto abaixo que deixei postado), vamos aqui rever um parágrafo teu:
      "...pareces revelar uma posição maniqueísta sobre a prática e opções políticas, pois te consideras melhor que os militantes e simpatizantes dos partidos e entendes que a “culpa” pelo mau funcionamento da democracia é dos outros."
      Posição maníaca? Sim senhor...agora sou psicótico...passaste para o campo da ofensa pessoal? Mas isso é posição de quem nada tem mais para argumentar... Deixa lá, eu perdoo: dizem que sou boa pessoa.
      Outra: onde é que eu deixei, explicitamente, que sou melhor que os militantes e/ou simpatizantes dos partidos? Eu deixei bem explícito no meu texto, noutra thread: "...em Democracia, não existe alguém que tenha mais razão que outro...".
      Por ter uma posição assumidamente de voto em branco, contra este sistema decrépito, terei de ser crucificado de maniqueísta?

      Eliminar
  11. Olá!
    Caríssimo Sr. Gomes Fernandes:
    Tecnicamente têm toda a razão mas, em tempos, um senhor disse aqui neste blog que os partidos são máquinas para proteger os incompetentes. Entendo que ele também têm razão!

    Resta saber qual o grau de responsabilidade dos partidos para tanta desmotivação nos eleitores.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite caro JG Fernandes.
    Desde quando é que a Democracia tem de ser atacada por mim? Só porque revelo que os partidos a deixam com uma imagem desfocada, desadequada, incoerente...? Já disse anteriormente: nada tenho contra as pessoas, tenho é contra o sistema que previligia o desperdício, que previligia o interesse pessoal, que previligia o abuso do voto do Povo em prol da máquina partidária, etc.
    Ou seja, tal como descreveste umas linhas sobre isso.
    Melhor funcionamento da Democracia?
    Leiam o link que deixo em baixo, que é extenso. Concordo com o que lá está. E se for preciso mais, sei mais uns fóruns, onde se debatem melhores funcionamentos da Democracia.
    Que fique claro: não quero NUNCA que a Democracia termine.

    http://www.congressoalternativas.org/2012/09/por-pedro-mendonca-1-democracia.html

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.