12 de outubro de 2009

Laranjal

O PSD ganhou; todos os outros perderam. Conforme previ em Janeiro (não era preciso ser o Zandinga), lá vamos ter mais quatro anos de Narciso Mota. A dúvida estava na contabilização dos vereadores. Em Março disse que tudo apontava para os 7-2, como se veio a verificar, mas confesso que, no final da campanha (se calhar por não ter acompanhado as coisas de perto), cheguei a pensar que o PS podia chegar aos 6-3.

Estão de parabéns o PSD e o Eng. Narciso Mota por esta inequívoca vitória: 65,79% dos votos e 16 das 17 Juntas de Freguesia! Esta avassaladora hegemonia partidária nos órgãos de gestão autárquicos, por muito que agrade aos sociais-democratas, não é salutar para a democracia, pois cria no concelho uma enorme teia de interesses, uma espécie de “polvo cor-de-laranja”.

Mas, o povo quer, o povo manda. Plagiando (de forma grosseira) Chico Buarque: ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal, ainda vai tornar-se um imenso laranjal...

30 comentários:

  1. É um facto o que dizes, Adérito. De resto, acho que os candidatos da CDU (para a Câmara)e do BE eram muito fracos, e que o PS não faz a minima ideia de como contrariar o PSD de Pombal. Não o farão seguramente escolhendo um candidato a poucos meses das eleições, por muitos méritos que tenha. A verdade é que o eng. Narciso Mota, eleitoralmente, é muito forte. É um elogio que lhe faço: sabe como chegar à população, e como transformar essa empatia em votos.

    ResponderEliminar
  2. camarada Adérito, o que eu proponho é que daqui a quatro anos formemos uma empresa de sondagens. E mais: não fora o facto do engº Narciso Mota ir embora à força (senão estou certa que era vitalício), até propunha que deixasse de haver eleições em Pombal. O problema, meu caro amigo (para voltar a citar Chico) é que a teia de interesses é de tal ordem, que demorará muitos anos até nos libertamos dela. De resto, também eu apostava nos 6-3, pela mesma razão, a da distância. Que pelo andar da carruagem se há-de manter, a bem da minha sanidade de mental.

    ResponderEliminar
  3. Distante... distante..., ando eu.

    Ádérito, não estará na altura de começar agora - e não em cima das eleições - um processo de unidade à esquerda, com uma análise aprofundada os problemas, com a construção de um programa criativo e apelativo sobre o qual se construa uma lista com candidatos e uma campanha que se distinga pela diferença, mas capaz de fazer um contacto caloroso com os eleitores e passar a mensagem. O facto de o Engº Narciso Mota não concorrer equilibra muito as coisas e ganham seguramente os que forem mais capazes. Tentar não custa.

    Abraços,

    P.S. : Se for preciso uma Mata Hari para fazer, na melhor das hipóteses, o camarada R. Marques mudar de campo, ou na pior, proceder à sua neutralização, envidarei esforços e talvez o Sr Ernesto Andrade ajude a encontrá-la.

    ResponderEliminar
  4. Foi uma grande vitoria de Narciso Mota e do PSD de Pombal. De todo o PSD de Pombal e essa foi também uma das chaves da vitoria tão esmagadora.
    Porque aqui, que discorda da estratégia e orientações não dividiu, apoiou na mesma Narciso e o partido e nalguns casos fizeram parte das listas. E ontem, alguns deles estiveram a comemorar juntos. É assim o PSD em Pombal, o PS só venceu com a nossa divisão. Foi o que aconteceu em Leiria e na Figueira da Foz e em Lisboa.Quanto ao PS e Adelino vão por certo que têm muito que refectir, mas as próximas eleições começam-se a ganhar hoje. Gostei muito de ver a dinamica da JSD, desde de 1991 que não via tanto entusiamo A questão do Louriçal foi mais uma vez situação de autismo. Gostei muito que o PSD tenha vencido em Avelar

    ResponderEliminar
  5. Fico sempre comovida com tanta união da sagrada família social-democrata. É que é bonito. Vê, que eu tenho razão? O melhor era acabar com as eleições. que tal? Assim não há divisão e nem outros vencem. Boa?

    ResponderEliminar
  6. Muito bem dito, o que temos em Pombal é um laranjal, mas esqueceram-se de especificar que se trata de um laranjal de laranjas amargas, muito amargas.

    ResponderEliminar
  7. Para libertarmo-nos das teias de interesses bastou recuperarmos a Câmara. Ou não foi essa uma das razões da 1ª vitória de Narciso Mota. Já passou muito tempo, algumas pessoas ainda eram muito jovens na altura. Mas eu tenho memória,dos tempos dos outros senhores. O Engenheiro Marques também se deve lembrar desses tempos

    ResponderEliminar
  8. JA,

    No meio de tanto laranjal, o valor que não teriam umas limas, ao menos, para as caipirinhas. Laranjas doces e boas, só mesmo as de Silves. Levo-lhe algumas na próxima safra, ou, melhor ainda se vier cá em visita. É sempre bom rever o quanto, como canta Caetano Veloso:
    “(…)
    Você é linda
    E sabe viver
    Você me faz feliz
    Esta canção é só pra dizer
    E diz”

    ResponderEliminar
  9. Amigo Jorge Ferreira, com ou sem laranjas é obrigatório que me contacte quando visitar novamente a terrinha, caso contrário eu é que ficarei muito amarga.
    E eu percebi bem? O excerto da música é dirigido a mim? Muito Bom, Caetano Veloso é fenomenal!

    ResponderEliminar
  10. Amigos e companheiros, boa noite.
    Será que é difícil compreendermos por que é que o Engº Narciso Mota tem estes resultados.
    Entendo que não. Vejamos.
    E não me venham para cá falar em povo sociologicamente social-democrata que essa não pega.
    Há 16 anos atrás o poder socialista instalado na Câmara estava cheio de bicho por dentro e tinha controladores por todo o concelho.
    Não tinha quadros porque os instalados não permitiam que os jovens e até os menos jovens, lhes fizessem sombra.
    A população há 16 anos atrás acreditou no Engº Narciso Mota que lhes parecia um par de entre pares.
    O PS de Pombal, nestes 16 anos, andou a assobiar para o lado.
    Nestes 16 anos a população verificou que o Engº Narciso Mota continuou a ser um par de entre pares.
    As pessoas gostam dele assim e identificam-se com ele. Mais. Ele é um deles. É visita de casa.
    O Engº Narciso Mota actua energicamente quando vê alguma fruta com bicho e nunca teve a tentação de criar uma teia de controladores.
    Preferiu correr riscos e apostar na juventude.
    E jogar limpo.
    É muito difícil compreender isto?
    E quanto às Freguesias, trata-se de uma questão física.
    Alavancar com verdadeiras alavancas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Está inspirado engenheiro. Que bom. Concordo inteiramente consigo: as pessoas identificam-se. Nunca saberemos o que pensa a metade que não vai votar (são tantos...), mas estou certa de que não porque já estão identificadas.
    E depois a questão dos jovens. É uma verdade absoluta. Não há memória de tanta criação de emprego, não senhor. Assim fica tudo feliz e contribui-se para a criação da riqueza! é verdade que só é preciso estar de acordo e não levantar ondas. Coisas da democracia, portanto. É ver a diversidade de empresas a quem são entregues as mais diversas obras. Isto afinal é um Jardim, e só eu e mais meia dúzia (talvez estes poucos do farpas) é que não reparámos.

    ResponderEliminar
  12. Fico muito mais descansada se me garante que o Eng. narciso Mota "jogou limpo" desde sempre e assim tem continuado até aos dias de hoje, um presidente exemplar!!

    ResponderEliminar
  13. Amigas e companheiras Paula Sofia e JA, boa noite.
    A chave está mesmo aí!
    Juventude e jogo limpo.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. A Sr. Paulo pergunto o que quer dizer com "autismo" em relação ao Louriçal. Por respeito aos autistas e à Freguesia.

    Chama autistas aos louriçalenses?

    Ou, pelo contrário, a quem teimosamente insistiu no candidato do PSD - e nesse sentido diz que é o laranjal, um oásis autista?

    Para sua informação, eu que não sou autista, nem déspota esclarecido... leia novamente a mensagem (não de Pessoa, mas da Minha pessoa)

    «Sim, tenho orgulho em ser "Gaulês"... Ser louriçalense começa a ser uma "marca". Se "as maiorias nunca têm razão", creio que pode haver uma janela de esperança - o Povo não é estúpido quando sabe que António Jorge Calvete apoia consoante os seus remedeios. Já Ventura perdera, quando nos "outdoor" a sua foto parecia uma marioneta nas mãos do patrão.

    Sim. Mas para quem tem a espinha direita, este resultado não é meramente "remedeio". É alento - para o último mandato de Narciso. E, para quem é Gaulês e tem nariz que é seu e de mais ninguém, diz-se... "Venham de lá os romanos, que não há legiões que me cheguem".

    Quanto aos insignificantes, para quê falar deles? Aos vencidos, Honra. Aos Lutadores, Liberdade. A minha Vitória não foi estar nas listas da CDU, foi ser Livre - saber ser Livre -. Quem me quer tem-me por bem e o meu amor à Liberdade vence tudo.

    Continuarei Livre. Apesar de ter aprendido o conceito "Liberdade" em Pombal, é na Aldeia que o exerço... gritando-a, como hoje e a plenos pulmões, "camaradas" de toda a Gália, 25 de Abril Sempre a um dia de outono da minha vida.»

    "Gaulês"; não autista.

    ResponderEliminar
  15. Caro Eng. Rodrigues Marques, olhando apenas para a parte da juventude, pode explicar-me o que o Eng. Narciso Mota ficou lá a fazer? Não pertence propriamente à Juventude, podia ter comprometido em grande medida os resultados do PSD, uma vez que a média de idades aumenta consideravelmente.

    ResponderEliminar
  16. Exactamente, JA, estou em pulgas para saber como será este período em que os delfins (vulgo - vereadores de Narciso) governarão Pombal & Gália - tendo por horizonte o Poder.

    Fará, cada um deles, campanha progressiva? Com o passar do tempo, farão ouvidos moucos às vontades d'outros?

    Ai!, as vaidades...

    ResponderEliminar
  17. Senhor Caravaggio, claro que o autismo era referente à escolha de Narciso Mota. Quanto a António Calvete a minha opinião não deverá ser muito diferente da sua, mas recordo-lhe que exceptuando a freguesia do Louriçal, venceu em todos os outros tabuleiros - Câmaras de Pombal, Leiria e Figueira da Foz. Relativamente aos gauleses, penso que se realizaram 3 eleições e que nas outras duas (Câmara e Assembleia Muncipal),os seu conterraneos na sua maioria discordam de V.Ex.cia - Câmara PSD 1392 votos, 54,48% e no seu caso CDU ...49 votos, 1,92%; Assembleia Municipal PSD 1322, 51.74% CDU 73 2.86%. Parece que afinal é um pouco Gaulês na sua própria terra. Quanto à liberdade, no meu partido sempre se votou com voto secreto. Já estive duas vezes em Berlim após 1989. Acredite como é bom passar pela Porta de Brandenburg passear pela unter den linden e subir à Cúpula do Reichstag

    ResponderEliminar
  18. Rodrigues Marques,


    Pergunta de ignorante curioso. O amigo afirma que "O Engº Narciso Mota actua energicamente quando vê alguma fruta com bicho e nunca teve a tentação de criar uma teia de controladores."

    Quererá isso dizer, que quando surge o bicho na fruta, ele não só elimina a fruta, como se socorre do carbúnculo e ao zyclon B para proceder ao extermínio radical do bicho, sendo, por isso, que não tem necessidade de se socorrer dos sempre instáveis e incontroláveis controladores?

    Por aqui, apesar de os métodos serem um pouco mais suaves, os Rosas também averbaram uma vitória tipo Congresso do Povo nos tempos da Revolução Cultural e a oposição, infelizmente, teve a maior derrota de sempre.

    ResponderEliminar
  19. Isto, realmente, é muito cómico. Querer transformar a nhurrice pombalense e a eficácia do caciquismo em virtudes é... ... faltam-me as palavras... Enfim, daqui a pouco estou para aqui a querer falar a sério, e não me devo permitir esse luxo...

    A propósito da ocasião, recomendo humildemente, aos interessados, a leitura de "Portugal - O Medo de Existir", do meu admirável e "tangencialmente" antigo professor José Gil. Diria, assim de repente e de memória, que está lá quase tudo...

    ResponderEliminar
  20. De resto, continuo a ter a felicidade de residir "emprestadamente" numa freguesia CDU. Portanto, olha: amanhem-se!...

    ResponderEliminar
  21. ???????????????????????????????????????
    Mas quem ganhou???
    Quem votou não votou no homem?
    Foram obrigados??
    Não é secreto???

    Parabens aos vencedores.
    Mlhor sorte aos vencidos na próxima.
    Bom trabalho a TODOS os eleitos.

    ResponderEliminar
  22. Por falar em laranjas amargas ... parece que existem algumas doces, como esta
    http://corporacoes.blogspot.com/2009/10/exclusivo-cc.html.
    Fui e sou muito crítico da atitude do gaulês Roque, principalmente pela forma como não respeitou os seus colegas de partido não só local mas também a nível nacional. Pode-se discordar de opções ou orientações,agora nada nos dá o direito de insultar e denegrir A política também deve ser exercida com cidadania e isso quanto a mim, não se inscreve nessa definição. Mas o caso a que me reporto no link, diz respeito a alguém com responsabilidade muito grande no meu partido e que é quanto a mim, responsável em conjunto com Manuela Ferreira Leite pela derrocada do PSD a seguir às Europeias.
    Nele surgem fotografias que o implicam inquestionavelmente no apoio a António Costa. Se existiam duvidas relativamente à encenação daquele encontro no chiado estas estão dissipadas.
    São estas laranjas doces com cheiro rosa, e que desde a juventude se comportaram como personagens sinistras que me deixam amargos de boca.

    ResponderEliminar
  23. Amiga e companheira JA, boa noite.
    O Engº Narciso Mota ficou lá porque, como em tudo na vida, temos de ter um mix.
    E se perdemos na média das idades (Não sei. Não fiz as contas), aumentamos consideravelmente na beleza feminina.
    E é assim que eu gosto.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  24. Caro Eng. Rodrigues Marques
    Agora a beleza também é um critério? Ou melhor, a beleza feminina é um critério assim tão importante? Mas até é bom que fique mais satisfeito assim, as pessoas quando não podem provar ao menos que tenham a oportunidade de ver.
    A competência deve estar acima de tudo, e não o género ou as carcterísticas físicas que definem essa competência, mas isto já é mais que sabido na teoria, na prática é outra história.

    ResponderEliminar
  25. A Senhor Paulo

    Sr. Paulo… Não quero deixar dúvidas quanto a uma questão, a seguinte…
    Quanto ao facto de ser Gaulês na minha própria Aldeia, tal estado/estatuto só me abona – e quanto à Liberdade de pensamento e de acção (não reacção).
    Só respondo agora, pois não sou profissional da política [outras coisas tenho que fazer].
    Se respondi ao convite para integrar as Listas da CDU, tal foi por Dever Cívico (vulgo “tê-los no sítio”, não ao alcance de qualquer um, sobretudo no contexto sociológico do Louriçal).
    O certo é que (e eu não quero ser deselegante) eu nunca fui às Portas de Brandenburgo. E faço-lhe um convite – quando e se tivermos mais intimidade –; venha ao Louriçal… vai ver que não fica à porta, entrará e sentirá o ar da fresca Liberdade.
    Vejo que fala alemão. Eu, que muita pena tenho de ainda não saber fazê-lo, saberei – e traduzi-lo-ei a Vossa Excelência do “Louriçalez” – apresentá-lo a meus conterrâneos com um “Bem-Vindo à Terra da Liberdade!”…

    ResponderEliminar
  26. Amiga e companheira JA, boa noite.
    Há míngua de argumentos permita-me usar exemplos.
    Esteve durante 20 anos no Centro de Saúde de Albergaria uma médica linda. Linda, linda como o sol.
    Quando os seus doentes, quer fossem homens ou mulheres, entravam no seu consultório metade das suas maleitas ficavam logo saradas e a outra metade sarava-as com a sua competência, no diagnóstico, na prescrição e na posologia.
    Linda, linda como o sol, por dentro e por fora, simpática até mais não, são ingredientes muito importantes para sarar doenças (físicas ou psicológicas)e fazer as pessoas felizes.
    E o objectivo é esse.
    Ria, sem temor do semelhante, que rir é o melhor remédio.
    Faça o favor de ser feliz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  27. Caro Rodrigues Marques, na verdade a aparência é fundamental em qualquer àrea, mas passa essencialmente pelo aspecto cuidado da pessoa e não propriamente pela beleza, até porque esta é subjectiva.
    Mas que a beleza ajuda, lá isso ajuda. E nas questões de saúde os estímulos sensoriais são fundamentais, muitas vezes até mais importantes que as técnicas aplicadas ou as prescrições realizadas.
    Agora percebo porque os meus doentes não têm melhoras!

    ResponderEliminar
  28. Amiga e companheira JA, boa noite.
    Admito que a beleza seja subjectiva.
    Todavia, como verificou, eu disse que a médica é linda, linda como o sol.
    O referencial é, portanto, o sol.
    Irradia luz e calor. Está num ambiente de azul celeste.
    Está a anos-luz de distância e se for mal utilizado podemos ficar só com os infravermelhos e, depois, dá o que dá.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  29. Não ponho em causa a beleza da médica, mas no meu caso particular tenho a certeza que se estivesse realmente doente não era o facto de ser atendida por um médico muito bonito que curaria de imediato.
    Agora se me disser que os utentes se fingiam doentes só para ver a médica, ou se era uma forma de os reformados passarem algum tempo e ainda verem uma moça nova e bonita, já é outra história.
    De qualquer modo era injusto, porque as senhoras eram prejudicadas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Amiga e companheira JA, boa noite.
    Tem que reconhecer que o ambiente celestial onde o sol gravita é determinante para o bom equilíbrio do sistema solar.
    O nosso sistema terráqueo necessita destas pequenas/grandes coisas para manter o seu equilíbrio.
    Deixe-me contar-lhe uma pequena história que a minha esposa conta a miúdas vezes.
    Diz ela que se pode estar de dieta mas, mesmo assim, podemos/devemos, digo eu, olhar/apreciar um bom prato, mas sem lhe mexer, claro.
    Um beijinho nas costas da mão.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.