21 de novembro de 2009

Um bom exemplo!

Segundo o Notícias do Centro, a Assembleia Municipal de Ansião, hoje, será transmitida pela internet, através do portal Ansiao.tv. Vai passar-se às 18 horas, e mesmo não sendo o meu concelho, vou tentar ver.
Este tipo de medidas é particularmente relevante numa altura em que o eleitorado se mostra divorciado dos seus representantes. Bem sei que poderíamos ter maior participação, assistindo às Assembleias de Freguesia, por exemplo... mas aquilo que se puder fazer para que a relação entre as instituições políticas e o povo que as elege seja cada vez mais íntima, com mais canais de comuniação (não apenas durante a campanha, como é costumeiro), penso que deve ser estimulado.

42 comentários:

  1. Nuno

    Bem "agarrada" essa do Ansiao.tv.
    Também a mim me parece uma boa ideia e é mais uma forma de os ansianenses poderem, mesmo à distância, acompanhar a evolução da vida na sua terra.

    Em relação ao "divórcio sem casamento" de que falas, eu, talvez por ainda ser um rapazito :), quase sempre assisti a esse afastamente entre as pessoas e a política. Existe um pouco a ideia de que "a política é para os políticos", o que não é verdade.
    A mim parece-me que, por exemplo a participação nas Assembleias de Freguesia, sempre bem divulgadas (pelo menos onde moro), deveriam ser realmente mais participadas mas, trata-se de uma questão muito profunda e quando verifico a dificuldade que as pessoas têm hoje para se envolver no associativismo, quando vemos assembleias gerais de colectividades com mil sócios em que está presente a direcção e mais meia dúzia, penso que a falta de maior participação das pessoas na vida social não se resume apenas a uma mera "falta de vontade".

    cpts,

    ResponderEliminar
  2. E Pombal é que estava a dar cartas no que diz respeito às novas tecnologias.
    Não foi Pombal que recebeu vários prémios e distinções por possuir um dos melhores portais na Internet?
    O Vereador Pedro Martins já foi e o Dr Agostinho Gonçalves está a caminho de... Ansião!

    ResponderEliminar
  3. Mas aqui so dão como bons exemplos, aqueles que efectivamente são maus exemplos?
    Por muito boa que seja a ideia, estamos a falar de uma Camara, á semlhança da de Castanheira(lembram-se da qualidade de vida??) está completamente falida??
    Bons exemplos na minha antiquada maneira de levar a vida são aqueles que em 1º lugar honram os seus compromissos, e em que não se anda a brincar com quem trabalha, e que paga a quem trabalha a tempo e horas.
    Agora isso da Internet e da Ansião TV a transmitir as assembleias é somente acessorio, quando não existe pão dentro de casa.

    ResponderEliminar
  4. Como nós somos mais conservadores, fica-nos melhor o Pombal.pinturassmurais.sicó. ou Pombal.sinaisdefumo. ou ainda Pombal.aindaàsvoltascomaroda.

    Abraços trogloditas

    C.

    ResponderEliminar
  5. Caro caravaggio

    "Por muito boa que seja a ideia,"

    Diga lá qual das palavras Portuguesas é que não entende para eu ir ao dicionário e postar aqui o significado.

    Almoce lá uma hora de internet, que enche a barriga (ironia, isto não é para leitura literal, não vá entender outra coisa qqr)

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, minha senhora - presumo - não entendi, agora, nada mas mesmo nada do que me está a interpelar.

    Queira ser mais clara, por favor… para que possa responder-lhe.

    ResponderEliminar
  7. O que eu quis dizer foi:
    A ideia é boa, afirmei-o logo no inicio, mas dar como exemplo na Camara de Ansião (aquilo uma boa ideia), uma medida perfeitamente acessória , quando comparada com a situação financeira da dita cuja, a im não me parece nada bom exemplo.
    Penso eu (posso estar errado), que mais premente, ou urgente, naquela Camara seria a resolução urgente da situação,económico//financeira da instituição, mas como disse post devo de ser antiquado.
    Como vê, não tinha nada a ver com pinturas.murais.com, ou outros mimos que por lá colocou.
    Agora tb lhe digo que prefiro a nossa gestão (nossa: do concelho), do que aquela que foi feita no Concelho vizinho, e mesmo cá (Pombal), em relação ás NT, penso eu que a Camara já recebeu diversos prémios em relação a este tema(penso, não tenho a certeza, confirmem P.F.)

    Tambem lhe digo, que EU ACHO, que aquela medida é mais para Ingles ver, e para que os votantes se esqueçam de problemas maiores (mas sou só eu a achar)

    ResponderEliminar
  8. (aquilo uma boa ideia) deve ler-se (aquilo que é uma boa ideia)

    ResponderEliminar
  9. Só mais um aparte o Post começa como:
    Um bom Exemplo

    e não como:

    Uma boa ideia

    Se percebo qqr coisa de Português Exemplo é diferente de ideia ou medida.

    ResponderEliminar
  10. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Problemas!
    Fico contente e fico triste pela notícia que o Noticias do Centro acaba de divulgar.
    O meu amigo e companheiro Dr. Luís Garcia, enquanto Presidente da Assembleia Municipal, adoestou-me, um dia, que eu falava tão alto (os socialistas têm o ouvido duro) que tinha avariado a aparelhagem sonora.
    Fico contente pelo caminho que o nosso amigo e mui ilustre Presidente da Câmara Municipal de Ansião está a fazer.
    Fico triste se a Assembleia Municipal de Pombal algum dia for transmitida pela internet, ou mesmo pela intranet, e eu avariar as máquinas receptoras.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Vocês agora fizeram-me recordar algo do meu passado.
    Realmente quando trabalhava na Rádio Clube de Pombal, já nós costumávamos transmitir em directo as Assembleias Municipais. Por linha telefónica (a internet na altura ainda era um pouco retrógrada).
    Que é feito dessa Rádio Clube de Pombal?
    Posso pedir um favor aos da casa? Abram um post sobre a Rádio Clube de Pombal.
    É que sendo uma cooperativa e com um vasto números de sócios pombalenses e não tendo adesão nas Assembleias Marcadas podia ser que aqui se debatesse ideias interessantes.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Amigo e companheiro cooperante Paulo Ferro, bom dia.
    Agradeço, em nome da Rádio Clube de Pombal, o teu interesse que demonstra o amor que tens por aquele emissor.
    Não é paixão, nem amor de Verão.
    É amor, amor, estou certo.
    E estou certo, também, que haveremos de dar a volta à “nossa” rádio.
    Mas não é aqui neste espaço cibernauta. É mesmo no terreno.
    Salvo honrosas excepções, quem aqui posta ou comenta não quer trabalhos e, muito menos, trabalhos para a comunidade.
    É mais fácil mandar uma “bocas”, destabilizar, do que agarrar num projecto e levá-lo para a frente.
    Todavia, estou consciente disso, não podemos deixar ninguém de fora ou desinteressado em ressuscitar um projecto “nosso” cujo principal problema é estar assente numa base jurídica obsoleta.
    Mas vamos conseguir.
    Até lá…
    Abraço de cooperante para cooperante.

    ResponderEliminar
  13. Amigo Eng. Marques:
    É mesmo amor. Não o posso negar. Não posso passar ao lado de uma fase da minha vida.
    Foram mais de 10 anos como profissional e mais alguns como amador, sem falar nos amigos .
    Mas o principal problema, em minha opinião, não é só estar assente numa base jurídica obsoleta.
    Mas estou esclarecido, concordo completamente consigo quando diz que nesta comunidade, salvo honrosas excepções, É mais fácil mandar uma “bocas”, destabilizar, do que agarrar num projecto e levá-lo para a frente.
    É como diz o povo: “ o farpas é um pau de dois bicos”…
    Um grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  14. As Farpas, são o piorio: são incontroláveis, nunca se sabe a quem, de que lado, nem quando picam e onde penetram na pele para cravar "apenas a porção de ferro estritamente indispensável para deixar pendente um sinal."

    O que, mesmo com boa-intenção, doi, mas, às vezes actua como um bom remédio.

    ResponderEliminar
  15. Amigo e companheiro Jorge Ferreira, boa tarde.
    Eu não coloco a questão dessa maneira.
    É facto e de factos muito gostam os advogados, que quem dá a cara sujeita-se a ouvir das boas.
    Mas a questão é fazer e não dizer o que se deve fazer.
    De treinadores de bancada estamos todos fartos.
    Façamos e, depois, podemos dizer mais ou menos o que nos apetecer.
    Podemos dizer, de vida vivida, de vida de fazedores e não opinar sobre tudo e sobre todos sem saber, muitas vezes, a saída para a “crise”.
    Aí é que está a diferença.
    Dizer, por dizer, dizemos todos.
    Fazer já é outra conversa.
    No caso vertente vamos “fazer” e depois dizemos.
    Não vamos dizer como fizemos, mas o que fizemos.
    Abraço, aí para Lagos.

    ResponderEliminar
  16. Ó Paulo Ferro, que saudades! É esse Ferro, o da Rádio Clube de Pombal, que eu nunca poderei esquecer, nem os outros membros da equipa. Aquele "Olho Vivo" marcou-me profundamente e deu-me muitas chatices mas abençoadas! Que será feito de todas aquelas cassetes que eu levava religiosamente para o gabinete do Presidente? Alguém terá tido o bom-senso de as mandar para o Arquivo Municipal? Ou seguiram o caminho de outros papeis, jornais, publicações, objectos do levantamento cultural, executado nas freguesias por jovens estudantes, sob a orientação do nosso estimado Professor Eusébio? Que eu saiba foi muita coisa para o lixo. Será que ainda seria possível pesquisar alguma coisa na antiga lixeira desactivada, à entrada da Estrada dos Pousios? O Ferro também sabe que Cultura precisa de documentos que iluminem o Passado de um povo, de uma terra, de um Concelho. Um grande abraço.
    P.S. - Quanto às transmissões, ainda se lembra das vezes que as "ritas" dos telefones mais próximas do salão não funcionavam e eu andei convosco a estender fios até ao meu gabinete? Velhos tempos?

    ResponderEliminar
  17. Considero que esta medida é muito interessante e que deve funcionar como exemplo, apesar de todos sabermos que a adesão nunca será muito grande, mas há que começar por algum lado. Há sempre pessoas interessadas em acompanhar o trabalho daqueles que os representam, sendo este um método de aproximação muito bom.
    Não basta contribuir para a eleição, é também essencial avaliar a prestação dos representantes.
    Provavelmente será pedir demais, uma vez que grande parte das pessoas nem sequer se dá ao trabalho de votar, das que votam poucas se informam sobre os candidatos e suas propostas, e desses ainda menos procuram acompanhar o desempenho dos eleitos.

    Quanto aos projectos e às corrperativas, ainda não consegui compreender como é que as pessoas abraçam um projecto ou integram um grupo de trabalho e depois nem sequer aparecem às reuniões, não mostram interesse, não apresentam propostas, apenas têm o nome associado aos mesmos e deixam nas mãos de outros as decisões, o trabalho, as preocupações.

    Caro Paulo Ferro, tendo em conta os seus comentários relativos à RCP, só posso concluir que fez muito por essa cooperativa e que ainda agora, como cooperante, faz questão de estar presente em todas as assembleias. Estou errada?
    Também li alguns comentários relativos ao TCP e à cultura, imagino que tenha feito muito pela cultura sem ser o trabalho técnico pelo qual é remunerado.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite Já:
    Embora não goste de responder a pseudónimos que não conheço, vou-me dirigir a si, até porque penso que será uma figura feminina e ainda era acusado de falta de respeito para com as mulheres.
    Em Respeito ao Eng. Rodrigues Marques, pessoa da qual muito estimo e sou amigo á algumas décadas, não vou falar sobre o Rádio.
    E sim. Já fiz trabalhos pela cultura do nosso Concelho sem qualquer tipo de remuneração e que nem sequer tinham a ver com as minhas funções, mas por favor: Era de muito mau tom, indelicadeza e prepotência minha eu estar aqui a falar disso.

    ResponderEliminar
  19. Caro paulo Ferro, eu não pretendia que falasse da RCP, mas sim sobre a sua actuação enquanto cooperante e aproveitei para voltar à questão do TCP.
    E sei perfeitamente porque não respondeu nesse sentido, porque ao fazê-lo iria perder a legitimidade para falar sobre os assuntos em questão. Nos seus comentários tem feito uma publicidade astronómica à sua pessoa e agora fala aqui de mau tom, indelicadeza e pprepotência?
    Fique esclarecida, porque "para bom entendedor meia palavra basta".

    ResponderEliminar
  20. Cara Alegria,
    De facto, percebe qualquer coisa de português: "exemplo" é, efectivamente, diferente de "ideia" ou medida". Aqui ficam os meus parabéns.
    Se o seu comentário pretendia ser uma espécie de "correcção ortográfica", então vou ter que lhe "fazer uma nota de crédito" aos parabéns que atrás lhe dei: foi consciente da diferença entre os termos que optei pelo que lá está escrito - "exemplo".
    Já agora, não vou comparar os dois concelhos (tal não me dá qualquer gosto particular, e eu seria sempre tendencioso para o NOSSO, que é aquele cujo amor me move), mas digo-lhe que uma boa ideia, uma boa medida, um bom EXEMPLO, pode ser citado e até copiado, venha ele de onde vier. Nem que seja do Irão ou da Coreia do Norte. Veja lá então se teria algum pudor em pegar num bom exemplo de Ansião!

    ResponderEliminar
  21. Já: Tá bem.
    "para bom entendedor meia palavra basta"

    ResponderEliminar
  22. Olá!
    É fácil dizer que trabalhei na rádio N anos e fiz parte de um elenco X anos.

    É bem mais difícil admitir o mau trabalho prestado à rádio e à comunidade pombalense.

    É fácil fugir, como os ratos de sacristia, quando o barco começa e meter água.

    Aqueles que levaram a rádio ao caos em que se encontra deviam ser responsabilizados e apagar os prejuízos que causaram.

    Eu também sou cooperante e conto-lhes um acontecimento a que assisti:
    A rádio, que eu me lembre, tinha na sua direcção o Sr, Pinto e o Sr. Ferro, entre outros. Estava na cara que a rádio andava a ser mal dirigida e, o Sr. Mário Gonçalves apresentou uma lista às eleições, a meu ver credível. Fui abordado por várias pessoas, entre elas o Srs. Jorge do Canto, o Sr. Carrasqueira entre outros, para não votar naquela lista que era uma lista "COMUNISTA".
    Esta lista foi boicotada pelo Sr. Falcão e a direcção admitiu cooperantes à última hora fazendo actas de admissão dos referidos com datas de reuniões extraordinárias nunca convocadas para o efeito. Obviamente a lista tinha que perder e perdeu por dois votos.

    Lá ficou o Sr, Pinto e o Sr. Ferro a brincar à comunicação social por mais uns anos.

    Quem classifica o Sr. Mário Gonçalves de comunista, é um brincalhão.

    Naquela eleição a rádio estava a tempo de ser recuperada e, agora, que aquilo está quase ingovernável fugiram todos e chamaram o sr. Engº Marques para salvar a Pátria.

    Quando me refiro ao Sr. Ferro não o quero beliscar em termos profissionais, neste campo é bom, mas sim em termos de visão por ter apoiado uma pessoa que ele sabia à partida que não reunia condições para estar na direcção da cooperativa.

    Já que estamos na hora dos apelos chamem aqueles que fizeram tantas asneiras seguidas e os que lhe deram cobertura para fazerem face aos prejuízos!

    ResponderEliminar
  23. Peço desculpa mas não respondo a pseudónimos.

    ResponderEliminar
  24. Não conheço ninguem(pessoalmente) que o grilofalante referiu, nem quais as suas tendencias politicas, estrato social, etc etc, etc,

    Mas vir para aqui dizer que deviam ser esponsabilizados, pagar prejuizos, etc ,etc.

    Num estado de direito(não sou jurista), se alguem tem duvidas assim tão graves e se faz este tipo de afirmações, tem obrigatoriamente de fazer queixa ás autoridades competentes (alguma vez foram feitas??)

    Ou então tá tudo maluco
    Quem as faz a coberto do anonimato (eu tambem tou anonimo, mas não desato a fazer acusações tão graves como as que aqui estão plasmadas)

    E os moderadores do forum, que vão me desculpar, mas deixar passar isto, e ainda por cima a coberto do anonimato, vcs estão todos malucos(agora fiz uma acusação ao coberto do anonimato, as minhas desculpas)

    ResponderEliminar
  25. Olá!
    Sr. Alegria 2 não me diga que também é cooperante e estava do lado da antiga direcção, aquela data?. Eu não tenho qualquer dúvida, tenho certezas e informo mais nomes que confirmam o que acabei de escrever:
    Srs: José António (bancário) Miguel Valentim (bancário), Carlos Almeida (empregado balcão), José Carraca(jornalista), Hilário Jorge Gomes do Canto (comercial.
    Se quiser mais nomes diga que reunimos a lista que se candidatou e perdeu e, todos eles, sem excepção, confirmam a informação por mim publicada.

    ResponderEliminar
  26. Meu caro, então, Grilo!!??!!

    Grilo uma vez Grilo para sempre.

    Não fico satisfeito por isso, já tinha ouvido falar, disfarce, saia á rua pela época de carnaval, na sua situação que é uma desgraça tente não dar nas vistas falando do que não sabe.

    Olha eu a pensar que desconhecias o assunto, ouve, pode acontecer a todos, tens sabão azul em casa?

    GRILO !!!!!! Esta agora.

    ResponderEliminar
  27. Olá!
    Caríssimo Campino:podia descer mais baixo que a sua provocação, no entanto, uma vez que é campino, aproveite e brinque com a sua família, fica tudo em casa.

    Pelos vistos não gostou das verdades era o Sr. que, fazendo parte da direcção, fazia concorrência desleal à rádio?

    ResponderEliminar
  28. És GRILO e teimoso.

    Estás a mexer a cabeça a ver se acertas, guarda-te em tábuas.

    Agora começo a ter pena de ti, eu e outros sabemos as frustrações que vos degolava a alma, levaste com ela, ponto final.

    Olha lá! Tu é que vieste escrever aqui que eras GRILO.

    Chega pra lá negro olha a vara.

    ResponderEliminar
  29. Olá!
    Caríssimo Campino não estou interessado em conhecer pessoas de baixo nível nem alimentar conversas estéreis. Podia alinhar nas suas provocações gratuitas evocar a sua má educação, a sua esposa, ou até a sua mãe, descendo ao seu nível.

    Reafirmo aquilo que lhe disse, falo do que sei, pelos vistos também fez parte daquele grupo que defraudou a rádio, a conversa não lhe agradou, daí o seu azedume.

    Quanto à vara descarregue as suas frustrações nos seus familiares, estão mais perto de si.

    Se não está satisfeito com os dados que escrevi, sobre a rádio, posso dar-lhe mais.

    ResponderEliminar
  30. Caros leitores e comentadores,

    Por favor leiam, assinem e divulguem a minha petição, disponível no endereço:

    http://www.peticaopublica.com/?pi=cmpombal

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  31. Nunca na mninha vida pus os pés numa rádio, só acho vergonhoso brincar-se assim com a honra das pessoas em publico a coberto do anonimato E NINGUEM FAZER NADA.
    Deve ser o tal EXEMPLO em que começou este post.

    O link do sopas no meu pc nao dá

    ResponderEliminar
  32. Caso contrario na minha opinião já é o do JVV em que os posts colocados são TODOS iniciados por pessoas identificadas.

    ResponderEliminar
  33. O Caríssimo Grilo quando fala em grupo que defraudou o RCP, deve estar a referir-se aqueles que permitiram que uma fiscalização entrasse nas instalações e desse ordem para desligar?

    Pois é meu caro Grilo, em noventa e quatro, o RCP esteve para fechar por ter sido alterado o projecto radioeléctrico, adivinhe quem foi o incompetente?

    Na altura para fazer a regularização gastaram-se oitocentos contos.

    Agora fiquei a saber que és Grilo mas educado, melhor, sabes muito, sabes mais que eu que ando por aqui nas lezírias de vara na mão.

    Estás convencido que uns foram muito maus e, outros, foram um poço de virtudes, desengana-te, entre chequinhos trocados na Shell, sociedades falhadas, compras de discos no valor de dezenas de contos que nunca ninguém viu, etc., etc.

    Olha lá, quem foi o tesoureiro que depois de terminar funções, foi chamado pelo seu sucessor a uma reunião de direcção para dar explicações e disse: “DESCULPEM MAS EU FUI ENGANADO”.

    Ó Grilo bem podes continuar a cantar.

    ResponderEliminar
  34. A RCP não é uma cooperativa? O que têm os não cooperantes a ver com os assuntos da cooperativa?

    ResponderEliminar
  35. Amigo e companheiro Sopas, boa noite.
    Acabei de subscrever a sua petição.
    Só que há um pequeno pormenor, que faz toda a diferença.
    O meu amigo pede um emprego e o que há no mercado de trabalho, a licenciados ou a dignos trolhas, é trabalho.
    Malditos genes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  36. Olá!
    Sr. Campino:
    -A culpa é simplesmente de uma direcção e nunca de um só elemento.
    -Quando fala de cheques e discos, não sei a que refere e, se isso aconteceu e sabe, porque não denunciou?
    -O último tesoureiro foi da sua direcção.

    Para sua informação nunca estive na direcção da rádio, está equivocado, não sou quem pensa e, de qualquer modo não têm o direito de ser mal educado!

    ResponderEliminar
  37. Ja agora, sabem o que é um espanta-campinos?

    ResponderEliminar
  38. Noto uma acalmia ó Grilo, olha o que te trouxe o vento, eu que percorro as lezírias de vara na mão sei o que sofrem os grilos com a alternância do tempo, na vida devemos ter cuidado em fazer juízos de valor

    “-O último tesoureiro foi da sua direcção.” - Isto demonstra que nada sabes, pura ignorância.

    Mal educado, então, eu sou campino, ando pelas lezírias, umas vezes ao sol, outras vezes á chuva, tu és grilo, parece que cantas o que ouves cantar aos outros.

    Canta e não te canses.

    ResponderEliminar
  39. "Nunca na mninha vida pus os pés numa rádio, só acho vergonhoso brincar-se assim com a honra das pessoas em publico a coberto do anonimato E NINGUEM FAZER NADA.
    Deve ser o tal EXEMPLO em que começou este post."
    "Caso contrario na minha opinião já é o do JVV em que os posts colocados são TODOS iniciados por pessoas identificadas."

    Está a escapar-me alguma coisa? Não é minha intenção passar incógnito, cara Alegria, de tal forma que assino com o meu nome (verdadeiro, atestável por documento de identificação).
    Estou disponível para uma maior identificação da minha pessoa, para ver se, finalmente, deixo de ser um anónimo para si.
    Quanto à implicância com o termo "EXEMPLO", não sei que mais lhe diga. Na minha opinião (que vale o que vale), se alguém faz uma coisa acertada, e essa coisa (pelo seu mérito) pode ser uma inspiração para outrém, isso transforma a dita acção num EXEMPLO. Aceito que discorde da questão de fundo, mas fazer passar a sua crítica por um pretenso "pontapé gramatical/lexical", é no mínimo desonesto.

    ResponderEliminar
  40. O meu comentário não era para o Gabriel Oliveira

    ResponderEliminar
  41. Serviu-lhe a carapuça? Talvez na realidade o Gabriel Oliveira seja mesmo um EXEMPLO a seguir.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.