31 de dezembro de 2009

Nem o pai morre, nem a malta almoça...

Falemos do badalado Centro de Saúde de Almagreira. Do novo, que teima em não sair do papel. Autarquia laranja que culpa o governo rosa. Gente rosa que "conhece" os do governo culpa a autarquia laranja. E enquanto perdura este "pacto tácito do eixo do poder", lá vão as gentes de Almagreira tendo que se governar com o velhinho Centro de Saúde.
Sr. Presidente, eu não sei se a responsabilidade é central ou local, mas... se achava que é coisa do governo, não o prometia nas camapnhas eleitorais, não lhe parece?

14 comentários:

  1. Bom dia Gabriel!

    Antes de mais, obrigado por trazeres este assunto, porque como utente deste "velhinho" centro de Saúde preocupa-me e estou saturada deste jogo de ping-pong, que teimosamente vamos assistindo ao longo de 15 anos (sim 15 anos!!!).

    Como Almagreirense compareci ontem á Assembleia de Freguesia, onde o caso foi amplamente discutido e tendo sido feito um ponto da situação. O Centro de Saúde, ou melhor, a extensão de saúde de Almagreira irá encerrar em Janeiro (não se sabendo concretamente a data), afim de se proceder á requalificação do existente (que não será alternativa mais acertada, na minha opinião).
    Os utentes irão ser temporáriamente (assim espero mas tenho dúvidas) assistidos no Centro de Saúde de Pombal (que já está sem capacidade de resposta para os seus utilizadores...).

    Se a responsabilidade é do poder central e/ou local? Bom, eu admito que primeiramente deva ser central, nomeadamente da ARS/Ministério da Saúde que tem a tutela do mesmo. Mas estou como tu Gabriel, então porque é que a construção da nova extensão de saúde de Almagreira (nunca se referiram á requalificação do actual) consta no Programa Eleitoral do Eng. Narciso Mota? Portanto se o prometeu, a nós almagreirenses resta-nos esperar que assuma e que cumpra com o prometido!

    Até lá, os 1610 utentes em ficheiro (metade da população da freguesia já é assistida por Pombal e Louriçal), na sua grande parte idosa, terá que se deslocar (concerteza com grandes dificuldades) a Pombal, vivendo com a esperança que seja de facto temporáriamente.

    De relembrar também, que nestes 15 anos de "novela" em torno do Centro de Saúde, estiveram no poder central e regional (governo, ARS, sub-região de saúde de Leiria), vários governos das variadas hostes partidárias, recordem-se que o próprio Dr. Luis Mourato (nosso conterrâneo) foi director da sub-região de saúde de Leiria. O que me leva a concluir, quem são os culpados?

    Talvez sejamos nós Almagreirenses os verdadeiros culpados, por não termos tido a capacidade de mobilização e de exigência, que deveríamos ter tido...onde naturalmente eu me incluo.

    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  2. E tens dito muito bem! Obrigado pelos esclarecimentos que ajudam a compreender esta situação, Marlene!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde caros blogonautas!
    Para já, um pequeno reparo à Marlene, a luz dos meus olhos: Como diria um grande filósofo do nosso Concelho, o qual dá pelo nome de António Carrasqueira, não são 15 anos; são, ora bem, … , 4x4, pois isso dá … 16 anos!
    Ora bem! De matemática, estamos resolvidos.
    Por outro lado, e convenhamos que há um historial ao jeito de novela mexicana por detrás deste assunto, que se verificou nestes últimos 16 anos (4x4), um brandir de bandeiras propagandísticas em torno desta questão. Inclusivé, atrevo-me a dizer, que se ganharam sucessivamente actos eleitorais à sombra desta “publicidade enganosa”. Gente sem escrúpulos que astutamente descobriu o “handycap” de uma população com carências sociais, que faziam da deslocação ao “Posto Médico” um meio de comunicar, ver gente, ver movimento, sair do marasmo …
    Já estou a adivinhar que se estarão a questionar “onde é que este quer chegar?”
    Bom, tão simplesmente a isto: Nestes 16 anos que passaram, arrastaram de tal modo este processo, que agora, face às exigências organizativas e legislativas das entidades, uma tarefa que seria tão simples e fácil em seu tempo, se revela uma tarefa impossível actualmente.
    E refiro-me à requalificação do existente Centro de Saúde há 16 anos atrás, que teria sortido efeitos benéficos, mas que não foi feito. Refiro-me à construção de um novo Centro de Saúde, há 16 anos atrás, em que se gastou dinheiro em projectos por adjudicação directa, para nada. Projecto esse que visava uma parcela de terreno exígua, que hoje foi absorvida pela ampliação do Centro de Dia e onde estão localizados uns parcos lugares de estacionamento.
    Eu diria que as culpas neste processo se deveram, não ao governo A, B ou C, mas á falta de iniciativa dos autarcas locais, que apenas se preocupavam em pavonear as suas pilosidades “tintadas”. Uma inépcia enervante, angustiante, dilacerante!
    Provávelmente, razão tinham os nossos antepassados quando nos deixaram o legado da expressão: “Não guardes para amanhã, o que podes fazer hoje”!
    Mas em Almagreira, o Hoje está quase a findar, e para amanhã, ainda faltarão algumas horas … quem sabe quantas?

    ResponderEliminar
  4. Por acaso ja vi ao vivo os cogumelos que se criam naquele espaço de "saúde" as tantas ainda são comestiveis a encontrou-se uma nova forma de financiamento do SNS.

    ResponderEliminar
  5. Neste caso, uma vez que terá mais utentes, o Centro de Saúde de Pombal vai ter mais meios disponíveis? Vai ser necessário marcar consultas no médico de família com meio ano de antecedência ou dormir à porta do Centro de Saúde para guardar vez?

    ResponderEliminar
  6. Não, sra do cardal... não creio que o Almagreirenses abdiquem da sua (justa) reivindicação, por isso julgo que não deve passar a ninguém pela cabeça que não o efectivo Centro de Saúde de Almagreira, com capacidade para todos os utentes da freguesia: os actualmente registados, e os que entretanto já foram encaminhados para o Louriçal e para Pombal.

    ResponderEliminar
  7. Cara Sra. do Cardal!

    O Centro de Saúde de Pombal vai contar com a equipa de saúde, que já existe e assiste os utentes em Almagreira, isto é, a Médica e a Administrativa (ia ser colocada uma nova enfermeira, em virtude da aposentação da que tinhamos)irão ser "transferidos" para as instalações do CSPombal, e será esta equipa que nos assistirá, não lesando os actuais utilizadores (digo eu...)! A minha questão, relativamente á capacidade do mesmo, é meramente física! Isto porque pelo que sei, as actuais (gabinetes ...)já são muito insuficientes!! Para além do problema do espaço físico, e para mim a mais relevante e preocupante, é a deslocação que algumas pessoas com dificuldades, quer físicas quer económicas, conseguirem ter acesso aos cuidados mais básicos de saúde! Nomeadamente renovação de receituário (pelo que sei a Junta de Freguesia já se disponibilizou para colaborar, nos pedidos on-line facultados pela ARS num portal que diz não funcionar...).

    Para além do encerramento do Centro de Saúde, a própria farmácia (única na freguesia) irá encerrar, tendo a sua proprietária pedido transferência da mesma para o Louriçal! Como vêem caros colegas, vamos bem de saúde em Almagreira, mesmo sendo a 3ª maior freguesia do Concelho!

    ResponderEliminar
  8. Boa noite!
    Boa Sra. do Cardal
    O centro de saúde de Pombal está cada vez pior, há homens e mulheres de 60, 70 e 80 anos, com este frio, ás cinco da manhã a guardar vez. Será que ninguém vê isto?

    ResponderEliminar
  9. Como em tantos outros casos, camaradas... a solução passa pela solidariedade. Deixemos os nossos umbigos, e sejamos solidários com os anseios da povoação da freguesia de Almagreira. Está na altura de percebermos que o bem de uns pode ser (e é a maioria das vezes) o bem dos outros. Sem antagonismos. Eu vejo vantagens, com o novo Centro de Saúde em Almagreira, para Almagreira, Louriçal e Pombal. Pelo menos...

    ResponderEliminar
  10. Fica-te, bem, Gabriel, falares deste tema. Até porque o congestionamento de Almagreira prejudica o Louriçal. E o Louriçal não quer ser Centro, Capital… à custa da desgraça dos outros, sobretudo os mais velhos. Já bem basta saber que os do Louriçal madrugam para conseguir uma consulta, quanto mais os que são de mais longe.

    Aliás, o que se passa com o edifício onde está a Unidade de Saúde e a Junta de Freguesia (e a Casa do Povo…) é, no mínimo… ridículo. E mais não digo.

    ResponderEliminar
  11. Quanto à questão da Farmácia… isso como todos sabemos é velho problema que radica… Creio que seria ao INFARMED resolver a questão, uma vez que, creio, há muito o ratio para que houvesse uma nova Farmácia estava suplantado.

    Bem, monopólios aparte… Desejo muita Saúde em e para além de 2010! [e não só da financeira!]


    Nota: a quem é que eu devo dar um javalizito para pertencer “aos da casa?” ‘Tá a ver, Rodrigues Marques? É assim que se faz? Aprenda com um Gaulês!

    ResponderEliminar
  12. Quando questionamos as pessoas acerca do que é mais importante para as suas vidas, a maioria responde "Ter Saúde". O que vimos nos programas eleitorais dos principais partidos nas legislativas, foi exactamente a não constituição da área da saúde como prioritária. No mínimo, muito estranho.
    Apesar de o Plano de Saúde 2009-2013 estar a dar alguns frutos, ainda há um longo caminho a percorrer.
    A nível local, as promessas são feitas, mas depois a culpa do seu incumprimento é quase sempre dirigida ao governo. Isto não pode acontecer! Há que responder pelas promessas feitas e ir de encontro às necessidades dos munícipes.
    Sobrecarregar um Centro de Saúde há muito insuficiente, não me parece uma aposta muito produtiva.
    E quanto às pessoas que guardam vez desde muito cedo, julgo que devemos ser um pouco frios na análise. Os utentes vão cada vez mais cedo para garantir vez, sendo um ciclo vicioso: Eu vou mais cedo, para a próxima a pessoa que chegou a seguir a mim irá ainda mais cedo, e assim sucessivamente. É um processo quase natural, que surge pela necessidade, e por não haver recursos suficientes, mas que também depende de nós.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia!
    JA a sua questão está bem colocada mas eu conheço três pessoas, com receituário mensal, que estiveram desde as 8 até às 10 horas à espera das receitas pedidas três dias antes e desistiram sem ninguém lhes perguntar o que estavam lá a fazer.

    ResponderEliminar
  14. A questão passa também pela organização do Centro de Saúde. O meu é o de Eiras, em Coimbra, e as marcações são feitas como no hospital. Ou seja, eu posso ir hoje marcar uma consulta para dia 12 de Janeiro, por exemplo. Noutros isso não é possivel, e se preciso de consulta no dia 12 (porque tenho um problema de tiroide que precisa ser reavaliado de 6 em 6 meses, por exemplo, e dia 12 calha na minha folga), tenho que ir para lá às 6 da manhã para garantir vez. Isso é inaceitável, de facto. E era tão fácil mudar...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.