15 de junho de 2010

Queremos um jardim (mas não o da Madeira)!


Em Pombal, quase não existem jardins. Daqueles a sério, em que se pode caminhar durante uma horita, com sombras, com espaços para as crianças. Daí que as fotografias que aqui mostro, como é evidente, não são cá da terra. Já faz falta, não? Não venham é com o velho argumento de "mas fazer um jardim onde?", porque quando é para construir, arranja-se sempre "mais um cantinho", e vale tudo. Eu percebo, as àrvores de um jardim não crescem a tempo das eleições. Diabo de vida...

8 comentários:

  1. Estive este fim-de-semana alargado em Guimarães. Gostava que vissem a quantidade de espaços e árvores de grande porte que existem entre os monumentos visitáveis, na Zona Histórica. Aqui, na nossa Pombal, as árores de grande porte são sacrificadas mesmo nos exíguos espaços a que chamamos jardins. Veja-se o que fizeram aos cedros centenários do Jardim do Cardal. Não cuidam dos plátanos do Largo do Cardal e depois abatem-nos porque podem cair sobre os automóveis e são substituídos por espécies raquíticas que nunca vão crescer muito.
    Valha-nos uma pilinha qualquer! (para não pagar direitos de autor ao Eng. Rodrigues Marques.)
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Uma pilinha de pequeno porte, professor.. que são as únicas que se dão neste Pombal! ;)

    ResponderEliminar
  3. É a visão das coisas, a gestão por objectivos.

    Vamos ver qual é o jardim, dos anos 60, que o companheiro Rodrigues Marques vai dizer que era bom. Ou qual os jardins que vai dizer que o Eng Narciso construiu.

    Estou à espera, companheiro.

    ResponderEliminar
  4. Se as únicas pilinhas que se dão em Pombal são de pequeno porte, significa que os pombalenses têm pilinhas de pequeno porte? Ou será que o raciocínio crítico é que tem um muito pequeno porte? Queremos jardim? E porque não reivindicar? E porque não pressionar como deve ser?

    ResponderEliminar
  5. Uma vez que concordo que isto faz falta, vamos fazer mais do que criticar. Sugestões de localização? (já sei que há várias e todas têm tido obstáculos). Modelos a seguir?

    Gostei muito da Quinta das Conchas e dos Lilases em Lisboa. Obviamente é incomparável pelas dimensões das cidades, mas para "tirar ideias" dá.

    ResponderEliminar
  6. E já agora, o jardim municipal de Castelo Branco também é um espaço agradável...

    ResponderEliminar
  7. O Jardim do Cardal, ultimamente, é uma lástima.

    Quando tudo aconselharia, e seria uma forma de estratégia de qualificação ambiental da cidade, preservar a maior parte dos terrenos junto ao rio entre a Estação e a variante da EN-1, as opções foram outras, e, a meu ver, más, como as cheias o demonstraram. Tendo em conta o que sobra para norte, talvez fosse tempo do espaço entre a antiga Praça do Peixe, Zona Desportiva, açude de Flandes até à pista do Casalinho (Quinta Ordem ?) se transformarem no tal Parque Central que o Gabriel visualiza e reclama. Talvez seja tempo de dar um arranjo paisagístico que valorize, mais, a Biblioteca, acabando, talvez, com o vizinho edifício dos arcos, com aspecto “ meio degradado”. Talvez seja tempo de melhorar os Jardins da Várzea (valorizaria o Centro de. Estudos Professor Mota Pinto) e do Cardal, nem que seja para deleite dos que têm a memória agarrada aos anos sessenta. Estou convicto que tudo isto está pensado, planeado e a que só faltava aquela dose de alento que tratamento no Farpas sempre dá e que faz com que as coisas aconteçam. Um BEAT em versão ecológica e “Slowly”. O Farpas a “bombar” e o Parque a andar.

    ResponderEliminar
  8. Acrescento aí o Jardim do Vale, que foi bem planeado mas muito mal cuidado.
    Quanto à localização do parque verde, essa já foi pensada e tem tido obstáculos. Esperemos que se ultrapassem.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.