13 de setembro de 2010

Crimes ambientais à descarada

Abandonar lixo na floresta ou á borda da estrada é o pão-nosso de cada dia neste pedaço de terra à beira mar plantado mas muito mal povoado. Os mais envergonhados escolhem locais escondidos, os desavergonhados inveterados fazem-no às claras. É vê-los, todos os dias e ao longo de anos, nas urbanizações ou junto a novas construções, a encherem sistematicamente os caixotes do lixo (destinados aos resíduos domésticos) com todo o tipo de resíduos da construção. Fazem-no por má formação e porque a câmara, coniventemente, o permite. E aqueles que pagam o serviço ficam privados dele, e têm que andar á procura de contentores livres para largar o lixo.
No verão, altura em que por estas bandas há mais gente, é revoltante ver os contentores do lixo cheios de detritos da construção e o lixo doméstico espalhado pelo chão.
Na câmara, em vez de perderem tempo e dinheiro a colocar outdors com gráficos de barras a mostrar o aumento do volume de resíduos recolhidos porque não olham para isto e porque não penalizam os infractores? Eles estão claramente identificados. As toneladas de resíduos recolhidos talvez desça um pouco mas o ambiente e as pessoas agradecem.

4 comentários:

  1. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
    Acertaste na hora, mas erraste no número.
    Eu resigno-me a que o contentor dos monstros instalado na minha freguesia esteja sempre cheio.
    E está sempre cheio, muitas vezes, com resíduos industriais.
    Já chegamos ao ponto de lá deixarem pára-choques de carros, com matrículas.
    Quando assim é chamo a GNR.
    Antes isso que deixarem a esmo, no pinhal, esse resíduos.
    Agora vires tu pedir que cada contentor do lixo tenha um fiscal ao pé faz-me lembrar que a fotografia que tiraste foi tirada na calada da noite.
    Sabes tão bem quanto eu que os deveres e os direitos de cidadania estão baralhados na cabeça de muitos cidadãos.
    Sim sendo não seria melhor, pergunto eu, que assumisses uma forma pedagógica de levares os cidadãos ao bom caminho ao invés de acusares a Câmara disto e daquilo?
    Até lá,
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Mais um comentário depois de almoço, antes da soneca!

    Colocar, ou não, o lixo proveniente das actividades económicos nos contentores domésticos é uma questão de civismo, ou ignorância da parte de quem pratica o acto.

    Existe em várias freguesias deste concelho um contentor para os ditos monstros domésticos onde, julgo, podem ser colocados este tipo de resíduos. Como digo trata-se de um problema educacional

    Não é viável à câmara colocar um Sr. Amândio junto de cada contentor

    ResponderEliminar
  3. A resolução do significativo problema do depósito dos resíduos da construção nos contentores de lixo doméstico não exige o gasto de um cêntimo, nomeadamente em fiscalização.
    A solução pode ser simples, imediata, sem custos e de eficácia garantida.

    ResponderEliminar
  4. Apela-se a que alguém abra um post exclusivo no farpas sobre o tema da noticia constante deste link do jornal noticias do centro sobre as futuras obras na ponte antiga do rio Arunca: http://noticiasdocentro.wordpress.com/2010/09/12/camara-de-pombal-requalifica-ponte-da-antiga-estrada-real/

    Att.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.