6 de dezembro de 2010

Apagão

À conta de tanto apagão, quase que dá vontade de dizer que isto só pode ser culpa de alguém que não gosta de iluminados...

Mas agora a sério: pelo que li ontem de vários pombalenses, a postura da EDP foi, no mínimo patética (já pelo menos a cidade estava sem luz há 1 hora e alegadamente eles ainda não tinham dado conta). Lembraram-me hoje de que será a REN - enquanto concessionária - a responsável por isto, mas o que é certo é que estas situações se sucedem e de tudo que já foi feito nada deu. resultado. Politicamente já se fez o barulho que se podia fazer, exigindo, em Vereação e na Assembleia, que se fizesse algo para evitar os apagões, mas em bom rigor, EDP's, REN's e afins não se preocupam nem querem saber. Mas isto, sendo uma questão política em segundo plano (a representação dos interesses da população) é, antes disso, uma questão de mercado. E questões de mercado combatem-se com as regras do mercado, pelo que só pode caber a que "usufrui" do serviço, em massa, ver se o consegue alterar, pelo menos tocando no único sítio onde doí às nossas empresas lisboetas: o bolso.

7 comentários:

  1. Analizando o apagão pelo lado possitivo. A TV precisa de electricidade para funcionar. Como a TV é a responsavel pela baixa relação social e pessoal entre as familias, pois as pessoas a ver TV não convivem. Sendo que é da relação entre as pessoas que surge a natalidade é muito facil concluir que a grande responsavel pela fraca natalidade no nosso concelho é as pessoas porem-se a ver TV e não se relacionarem. Visto isto a noite de ontem provavelmente foi uma noite muito favoravel a um aumento exponencial da natalidade no concelho de Pombal

    ResponderEliminar
  2. Caro Roque.
    Pelas tuas palavras, presumo que daqui a nove meses, temos por cá mais um roquinho!!
    Um abraço.

    Já agora, cá pela terra dos Gauleses o "apagão" prolongou-se pela tarde toda e noite.

    ResponderEliminar
  3. Em Almagreira, a luz só veio pelas 00.30h. Falando por mim, limitei-me a adormecer com os meus 2 filhos ao colo, ressonando regaladamente! Quanto ao vício da procriação ... a ideia estava lá! Mas as baterias dos portáteis hoje em dia são duradouras e o Facebook ... venceu!

    ResponderEliminar
  4. Maldito Facebook, agora é um mais um empecilho á procriação, ja não bastava a TV. Depois o numero de eleitores não sobe e assim não podemos ter mais VEREADORES a tempo inteiro.

    ResponderEliminar
  5. A culpa foi do Narciso Mota que nao inclui-o os Netos no pacote do saneamento de Almagreira!Foi castigo de Deus como dizem os Palestinos em referencia aos fogos de Israel!.

    ResponderEliminar
  6. Companheiro João Alvim, boa noite.
    Por artes de magia o comentário que fiz, ontem, à notícia do JN desapareceu.
    Mas tinha-a gravado.
    Aqui vai:
    Jornal de Notícias,05 Dezembro 2010
    Mau tempo deixa 10 mil pessoas sem luz
    19h43m
    Cerca de 10 000 pessoas estão sem electricidade nas zonas de Leiria, Caldas da Rainha e Torres Novas, na sequência do mau tempo que está a assolar o país.
    "Tivemos um pico de 40 000 clientes sem electricidade à hora do almoço e, neste momento, temos 75 por cento dos clientes já ligados", afirmou Maria Antónia Fonseca, do gabinete de comunicação da EDP Distribuição.
    A EDP Distribuição tem "geradores em locais estratégicos em caso de não conseguir fazer a reposição do abastecimento de energia nas próximas horas", acrescentou.
    Segundo a responsável, houve "uma situação de mau tempo, não só nesta região, mas noutras do país, como a norte, que foi sobretudo grave ao início da manhã e por volta da hora do almoço".
    "Houve muito vento e trovoada, a que sucederam períodos de acalmia", explicou Maria Antónia Fonseca, adiantando que a EDP Distribuição tem "no terreno duas centenas de operacionais" para resolver os problemas decorrentes do mau tempo.
    A responsável frisou que "algumas avarias que tinham sido reparadas tiveram de ser novamente alvo de intervenção durante a tarde", o que levou também ao reforço das equipas de intervenção por outras de fora da região.
    Maria Antónia Fonseca acrescentou que a situação obrigou a empresa a ativar "o plano de actuação em regime perturbado".
    Rodrigues Marques-Pombal
    05.12.2010/20:41
    É uma vergonha. Só entendo isto com a falta de manutenção das linhas de média tensão para darem ao Presidente Mexia e aos seus boys os milhões que recebem, mas que não ganham. Ainda o temporal vem no Mar dos Sargaços e nós sem abastecimento eléctrico. Péssimo serviço que a EDP presta a quem paga o que eles querem que se pague e o Governo a assobiar para o lado. Já não falo de microcortes, mas em descontinuidade de abastecimento. Miséria.

    ResponderEliminar
  7. Na economia isto tem um nome, os efeitos perversos do monopólio. Temos tantos exemplos, as empresas públicas, o estado, enfim todos os que se podem manter quentinhos e gordinhos sem mexer uma palha que o dinheiro lhes chega. Querem saber o que é improdutividade exponencial, é isto, pois a EDP não se limita a ser improdutiva e insiste em espalhar a sua incompetência reflectindo-a voluntariamente nos seus clientes.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.