22 de maio de 2012

Uma cidade com vida

É já no próximo sábado, dia 26, que decorre o encerramento da iniciativa "Um Dia Pela Vida" em Pombal. Este evento, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, envolveu, de forma surpreendente, toda a comunidade pombalense. A grande festa que está preparada o Largo do Cardal, a partir das 9h30, será a prova evidente do seu enorme sucesso.

Estão de parabéns os promotores locais e toda a cidade. Só espero que esta mobilização sem precedentes da sociedade civil pombalense frutifique. Faz-nos falta uma cidade dinâmica, irreverente e que saiba criar eventos fora da sombra dos Paços do Concelho.

3 comentários:

  1. O que temos vivido em Pombal é qualquer coisa de extraordinário, Adérito. Para mim, foi tempo de perceber que às vezes é preciso dar a volta ao mundo para nos (re)encontrarmos no ponto de partida. E Ser solidário, assim, além da vida, como cantava JMB.
    Esperamos por todos no sábado, para a grande festa de encerramento ;)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Suponhamos que era uma vez um menino a quem não faltava nada, nascido num berço de ouro. A mamã todos os dias levava o menino a uma das actividade: à escola, à catequese, à música, ao futebol ou à natação. A criança cresceu num mundo em que podia desfrutar de tudo selecionando as actividades que mais gostava.

    Chegou a adolescência e a criança teve o seu explicador para tudo o que os pais entenderem ser necessário, continuou a construir a sua personalidade ignorando tudo o que de menos bom se passava à sua volta: a doênça do vizinho, a fome do colega de escola, a falta de roupa ou a roupa menos cuidada do colega, enfim, ignorando tudo o que o rodeava como que fosse o dono e Sr. de tudo e de todo o saber .
    Em suma: foi lhe incutida uma cultura pouco sociável, participativa e egoísta que o levou ao consumismo e isolamento. É este o protótipo de uma criança nascida nos dias de hoje, com uma nota de quinhentos euros num bolso e um telemóvel topo de gama na mão e a quem aos 18 dezoito anos que lhe é oferecido um carro.

    Eis que lhe aparece um problema cujo dinheiro e opolência não compra nem controla: a saúde! Aí o menino veio à terra, surge a revolta , pergunta-se a si próprio onde estão as suas capacidades de controlar tudo e todos, para que serviu todo o seu egoísmo, o control sobre os amigos, a sua ambição? Afinal o seu aspecto bonito e saudável faz lembrar a casa no deserto, com um aspecto exterior bonito e bem cuidado, cujas paredes foram corroídas pela formiga de asa residente no interior das paredes.
    O menino, agora homem, concluiu: tudo se esvanece, a vida é efémero, logo, têm de ser vivida e partilhada com a sociedade, a morte é certa, chegará um dia, não vale a pena preocuparmo-nos com ela, ninguém a rouba e que o melhor será enraizar uma empatia total com a sociedade para se por fim ao egoísmo colectivo e unirmos esforços no sentido de protegermos melhor das maleitas quenos afectam.
    Vamos à manifestação.
    (Se não gostarem a intenção é boa)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ás responsáveis locais e á comissão que conseguiu envolver os Pombalenses neste projecto solidário. Na Liga Portuguesa contra o Cancro fica uma imagem de povo trabalhador e de causas. Bem haja a todos os que participaram directa ou indirectamente. Hoje todos a Pombal!!!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.