8 de novembro de 2012

A UTRAT ratou


Como a Assembleia Municipal (AM) não se pronunciou, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) ratou: propôs, a sul, a agregação das freguesias de Albergaria-dos-Doze, São Simão e Santiago de Litém e a noroeste a agregação das freguesias da Guia, Mata Mourisca e Ilha.

As justificações da UTRAT para agregação das freguesias são patéticas. Para além de uma ou outra banalidade agarram-se à disponibilidade para a agregação manifestada pelas respectivas assembleias de freguesia, ignorando, no entanto, as diferentes motivações de cada uma delas.

Consequentemente, se a proposta vingar, ficaremos pior do que estávamos: mais desiguais e mais assimétricos.

Pobre País: que continua desgovernado por políticos fracos, que por populismo se demitem das suas responsabilidades; e por tecnocratas intelectualmente desonestos que não estudam os problemas e se limitam a fazer favores políticos, sem olhar às consequências das suas decisões.

14 comentários:

  1. Não há nenhuma novidade nisto. Tudo tão previsível quanto ridículo.

    ResponderEliminar
  2. Companheiro Adelino Malho, boa noite.
    Isto começa a ficar endémico.
    Não é que quase concordo contigo.
    Esta pretensa reforma administrativa é uma estupidez pegada.
    Podíamos aproveitar para fazer uma verdadeira reforma administrativa autárquica e sai uma opera bufa.
    Valha-me Deus.
    E que Deus tenha compaixão daquelas alminhas que andam lá por Lisboa.
    Abraço, mas mesmo assim pequenino.

    ResponderEliminar
  3. Como em tempo discutimos: uma cortina de fumo para entreter. Sem qualquer pretensão de reforma séria.

    ResponderEliminar
  4. Como aqui ja escrevi á uns meses e publiquei tambem no jornal Expressão do mês de Outubro Sempre achei demasiado o número de Freguesias do nosso Concelho. Deveriam ser agrupadas em 6 grandes Freguesias: POMBAL ( Pombal, Pelariga); LOURIÇAL( Louriçal, Carriço, Almagreira); GUIA ( Guia, Mata Mourisca, Ilha) VERMOIL( Meirinhas, Carnide, Vermoil); ALITEM ( S. Simão, S. Tiago, Albergaria) REDINHA (Vila Cã, Abiul, Redinha).
    Ficavam assim distribuídas 3 Freguesias em cada uma nova “Mega-Freguesia”. A de Pombal seriam somente 2 devido á grande densidade populacional da cidade.

    ResponderEliminar
  5. "Este comentário foi removido por um administrador do blog." Que se passou Companheiro Marques ? Excedeu-se e o lapiz azul desta vez riscou ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque, aqui não há lápis. É tudo moderno. O que aconteceu foi que o engº Marques colocou o mesmo comentário duas vezes e alguém da casa o eliminou, como é obrigação de quem zela pelo blog.

      Eliminar
  6. O Malho já o informou que precisa mudar de browser, mas ele é teimoso....

    ResponderEliminar
  7. Ó Roque, como se as evidências para ele mudar alguma coisa viessem só dos browsers!!!

    ResponderEliminar
  8. Gostei particularmente do comentário do J.A.Coelho.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia
    Quem disse ao Sr. Roque que o pessoal de Almagreira quer ir aprender a fazer biscoitos? sim vós não sabeis fazer mais nada!

    Nós temos muito mais afinidade com a Pelariga, além do mais, mudar de browser não é o mesmo que mudar de freguesia

    ResponderEliminar
  10. Deixo-vos aqui uma pergunta que ainda nao percebi. Depois de agregadas ficam com apenas um centro de saude em cada megafreguesia?

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Sr. Dboss, esta a ser um bocado injusto para todo um povo da Freguesia do Louriçal, povo laborioso e empreendedor. Sim Almagreira só tinha a ganhar juntando-se ao Louriçal, visto que sempre existiu grande afinidade entre as populações destas duas freguesias. La que na sua opinião pessoal prefira pertencer á pelariga, agora pergunte ás pessoas de almagreira de querem... Os jovens na sua grande maioria estudam no IDJV e muitos jogam Futsal nas nossas equipes. Sabia que o clube do Louriçal foi considerado o melhor clube de formação do distrito de Leiria ? Sr Dboss ( que por acaso até é pessoa que estimo) agora fiquei triste com o meu amigo

    ResponderEliminar
  13. Olá
    Caro Sr. Roque:
    Sei que é meu amigo, sabe que gosto do debate e também sabe que se trata de uma pequena provocação.
    De resto cada cabeça sua sentença eu também joguei andebol federado pela Louriçal, lembra-se? Ao Povo o que interessa é funcionalidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.