2 de dezembro de 2013

Falso associativismo

Há dias participei na reunião da associação de pais do Agrupamento de Escolas de Pombal. A ordem trabalhos visava: 1. Discussão e aprovação do Relatório de Atividades; 2. Eleição dos Órgãos Diretivos. Nas votações só puderam votar os pais que fossem sócios da associação com quotas em dia. Ficámos a saber que a associação (só) tem 15 sócios com as quotas em dia e que são necessários 15 dirigentes para os três órgãos. Logo, 15 sócios elegeram-se dirigentes.

No entanto, valeu a pena esperar que se cumprissem as formalidades da ordem de trabalhos porque, no final, houve tempo para a discussão dos problemas do agrupamento, nomeadamente na Escola Secundária e na Escola Marques de Pombal. Muita matéria.

15 comentários:

  1. A Associação da Feteira tem 20 sócios. A Câmara Municipal de Pombal gastou 45 mil euros nas novas instalações. Já imaginaram quanto teriam gasto se a Associação tivesse 200 sócios? É para isto que nos sugam até ao ultimo cêntimo.

    ResponderEliminar
  2. Cotas numa associação de pais ???
    Onde isto chega.
    Valha-nos a" Nossa Senhora do Caminho de Ferro"

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Manuel Antonio: alguém me explique a necessidade de se pagar para existir uma Associação de Pais?
    E se é mesmo necessário, qual é a razão para que tantos (ou poucos ou muitos) estejam em atraso? Não concordam?

    ResponderEliminar
  4. Caros Manuel António e Eduardo Francisco Louro Marques,

    Já pertenceram a alguma Associação de Pais? Naquelas a que pertenci (e pertenço) os associados pagam quotas. Os 5 euros que cada associado paga têm sido usados para fazer face aos gastos próprios da associação mas também para possibilitar a realização de outras iniciativas que se considerem pertinentes.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Adérito, boa noite.
      Obrigado pela resposta pronta.
      Quais são esses gastos próprios, e iniciativas pertinentes?

      Eliminar
  5. Caro Eduardo Francisco Louro Marques,

    Já pertenceu ou pertence a alguma associação? E no caso concreto do meio escolar: sabe qual o papel de uma Associação de Pais?

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Adérito, reconheço, humildemente, que não estou devidamente informado.
      Daí, eu estar a perguntar a quem o saiba. Humildemente, procuro informar-me por esta via.
      Só isso.
      Quando eu não sei uma coisa, pergunto. Não é o que todos fazem?

      Eliminar
    2. Caro Eduardo Francisco Louro Marques,

      Se reparar, este seu último comentário é muito diferente do primeiro que fez. Nesse estava implícita uma crítica; neste parece haver uma genuína vontade de saber.

      Não me vou alongar no meu comentário. Apenas lhe digo que todas as associações têm despesas básicas de funcionamento: cartas, telefones, livros de actas, recibos, etc, etc. Essas despesas são pagas pelos associados que reconhecem valor no trabalho da associação.

      Quanto a iniciativas pertinentes, apenas lhe mostro a lista de projectos que estão a ser realizados em várias escolas do país por iniciativa das Associações de Pais e que tiveram o apoio do Ciência-Viva: http://www.cienciaviva.pt/paisciencia/projectos.asp

      Não é necessário estar por dentro desta realidade para perceber que o apoio do Ciência-Viva representar uma ínfima parte do que efectivamente é gasto. E, se reparar com atenção, com claro benefício de toda a comunidade escolar.

      Abraço,
      Adérito

      Eliminar
    3. Obrigado pelo esclarecimento, caro Adérito.
      Crítica? Onde? Acho que o senhor Adérito me interpretou mal. Eu questionei, não critiquei. Se eu criticasse, afirmava. Não usaria pontos de interrogação.
      Quando eu o criticar, você (e todos os outros users) saberão.
      É por isto que eu (e de certeza muita boa gente), não gosta tanto de escrever, mas sim falar pessoalmente. É que por escrita em foruns, pode levar a interpretações erradas ao receptor da mensagem. Não concorda, caro Adérito? Infelizmente, não sou um ás em Português, escrevo com o pouco que sei. Transmitir emoções online é muito difícil para mim (e para muita gente).
      Quero agradecer-lhe por ter esclarecido a minha dúvida, de forma sincera. Foi uma ajuda importante, sublinho. O meu obrigado final.

      Eliminar
    4. Meu caro,

      Concordou com o Manuel Antonio que, claramente, tem uma opinião muito crítica relativamente ao pagamento de quotas numa Associação de Pais. Mas o que me incomoda não são as opiniões críticas; antes pelo contrário! O que incomoda são as opiniões infundadas.

      A escrita rigorosa, precisa, é um bom exercício de clarividência. E qualquer um pode ser um ás na sua própria língua. Não há desculpas.

      Obrigado pelas suas palavras finais.

      Um abraço,
      Adérito

      Eliminar
    5. Ah já percebi...
      Concordei na essência da pergunta dele: "cotas numa associação de pais??"
      Peguei na pergunta dele, nem pensei se havia lá crítica intrínseca ou não, e questionei. Só isso.
      Lamento o mal-entendido. Mas nada fiz para o procurar. Nem tenho forma sequer de provar a minha inocência. O caro Adérito acredite naquilo que quiser. E continuamos amigos tal como éramos até aqui. É a minha posição.

      Eliminar
  6. Uma associaçao de pais que cobra cotas .. è uma VIGARISSE.....repito è uma VIGARISSE... ninguem è obrigado a ir ... E quem vai ..vai com o intuito de defender um futuro melhor para o seu filho..sem intresse monetario.... CHULOS..???? nao obrigado...

    ResponderEliminar
  7. "Ninguém è(???) obrigado a ir...", como bem diz o tinhoso.
    Responde-se a si próprio, e muito bem. Acrescento apenas: sómos mais interessados em fazer algo pela escola frequentada pelos seus filhos.

    ResponderEliminar
  8. "só os mais interessados...", queria eu ter escrito, dando um espaço em detrimento do "m" que surge...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.