5 de dezembro de 2013

Rua Aristides de Sousa Mendes

Era uma reivindicação antiga do Alvim. Agora que partiu para outras paragens, a sua terra fez-lhe a vontade. A partir de Janeiro a actual Rua da Piscina vai passar a chamar-se Rua Aristides de Sousa Mendes. A toponímia pombalense dá assim destaque a uma notável figura do século XX português que, apesar de alguma controvérsia, é vista como um símbolo da liberdade e do espírito de resistência. 

4 comentários:

  1. Apenas para acrescentar que era minha e de muita gente, incluindo da minha mulher, incansável na sua admiração por esta figura. Finalmente a Comissão de Toponímia deu luz verde ao Executivo para concretizar a proposta que eu formalizei e que foi aprovada por unanimidade pela Assembleia de Freguesia e apoiada pela Junta. Acho que Pombal ganha com este perpetuar de memória.

    ResponderEliminar
  2. Uma escolha e pretensão felizes!
    Uma personalidade que merece esta justa homenagem. Aliás, Aristides merece mais que isso!
    E se um dia mais tarde, nessa rua nascer um busto, ou escultura, ou algo assim do género, em memória do Aristides, não seria de exagerar vê-la por lá.
    Parabéns a quem teve a iniciativa e quem a converteu na prática.

    ResponderEliminar
  3. Curvo-me humildemente pelo reconhecimento na minha cidade a Aristides Sousa Mendes.

    António Pinto

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Trata-se de uma escolha muito feliz!
    Conheci em Coimbra, um menino e uma menina, irmãos, se bem me lembro netos deste Senhor, cujos rostos irradiavam o bem, espelhavam alegria sempre que podiam ser úteis a um colega, dava gosto estar com eles e tenho saudades dalguns momentos que passei com eles eram alunos na Faculdade de Economia

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.