30 de abril de 2015

Juntar uns trocos

Depois da sessão de ontem da Assembleia de Freguesia de Pombal, deixei de acreditar nos regulamentos. Erro meu, má fortuna, tempo descrente...este em que as instituições da terra (supostamente laicas) estão rendidas ao trimestre que o Bispo aqui passou - e que teve de tudo, desde a benção das máquinas (tenho especial carinho pela roçadoira de Pombal) até às coreografias que as senhoras professoras ensaiaram com os meninos, num total desrespeito pela liberdade religiosa de cada família. Foram três meses apoteóticos para a comunidade. D. Virgílio é simpático, um líder cativante, e no dizer de uma beata cá da terra "um pedaço de mau caminho" - expressão do léxico feminino para descrever os homens bem apessoados. 
Mas essa é conversa para outro post. Este serve para beatificar os 2.500 euros que a Junta de Pombal atribuiu à Fábrica da Igreja Paroquial. Para suportar as obras mais recentes da Igreja - respondeu-me ontem o senhor presidente da junta, à dúvida levantada. 
Qualquer executivo de uma Junta é soberano para distribuir o dinheiro dos cofres (cheios, como felizmente estão os nossos). O único senão é que existe um regulamento, desde 2005, que estipula um tecto máximo de mil euros para apoio a associações e festas religiosas. E foi esse que suportou (!) a decisão autárquica.
Posto isto, não sei que diga aos dirigentes associativos que se desunham por apoios (às vezes logísticos, como a cedência de transporte). O melhor é irem à missa, todos os dias e com devoção. E uma vez praticantes, que integrem o Coro Municipal Marquês de Pombal, pronto para viajar até à Checoslováquia, e levar longe o nome de Pombal - com o apoio de 750 euros, que a Junta deu para a viagem, mesmo sem se tratar de uma associação e ser, como o nome indica... municipal.

4 comentários:

  1. Esta visto nesta terra....temos pagar a cera que as ovelhas queimao para iluminar o pastor....so nos falta pedir o dizimo...a nos....laicos....para o beato comprar o céu....agora uma pergunta....não se costuma dizer . Quem tem vicios que os sustente... Acho que também vou convidar gente para minha casa e pelo a junta para pagar a conta. ....ja agora onde anda a oposição e queixa em tribunal adequado por violação das regras.. .porque não é so criticar....a que ajir

    ResponderEliminar
  2. Nesta terra de Santa Maria, até os ateus vão à missa se isso trouxer alguns votos.

    ResponderEliminar
  3. A fé move montanhas Paula Sofia.
    Porque não haveria de mover os euros do bolso dos contribuintes?
    E até prova em contrário, mais vale ir engraxando os humores divinos, não vá a gente ter um badagaio e ir para o Além sem a cunhazita da ordem...

    ResponderEliminar
  4. Bem-aventurados sejam os que pagam os serviços do Senhor, pois é deles o Céu eterno. E quem não tiver dinheiro, que o dê com mais vigor e confiança Nele ! Amén!
    (Vá! 2500 euros, se faz favor, que estes já engoliram a cantilena novamente...)

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.