15 de junho de 2016

Luta de Galos II

Se, como tudo indica, Narciso Mota avançar mesmo, as próximas eleições autárquicas disputar-se-ão entre dois galos bravos: ele e Diogo Mateus. A terceira via caiu, se alguma vez se começou a erguer.
Neste contexto, a concelhia local do PSD limitar-se-á a cumprir, sem grande entusiasmo, a orientação dos órgãos nacionais: apoiar a recandidatura dos presidentes em funções, travando, desta forma, o regresso ao poder dos autarcas que foram afastados com a lei da limitação dos mandatos. Consegui-lo-ão? Em Pombal, as dúvidas são mais do que muitas. Por cá, a tradição diz-nos que o candidato do PSD vale mais que os outros todos juntos, mas Narciso Mota, neste momento, valerá mais do que qualquer candidato do PSD, nomeadamente o actual presidente da câmara.
Narciso Mota é uma ameaça terrível para todos, porque é favorito e tem uma autonomia estratégica invejável: ganhando, ganha a todos, e, perdendo, não perde nada. Cientes disso, os outros partidos movimentam-se para o aliciar ou apoiar, se avançar como independente. É uma opção que parece interessante – oportunidade de ganhar alguma coisa sem esforço - mas que não assegurará ganhos a nenhuma das partes, nomeadamente a Narciso Mota, cuja força advém do povo, não de estruturas partidárias - para ele são parcelas que não somam, reduzirão até o seu espectro eleitoral.
Diogo Mateus enfrentará uma batalha de ganha-ou-morre. Se ganhar afasta definitivamente a ameaça, se perder morre politicamente, sem glória e sem honra. Ficará para os anais da política local como a histórica de um príncipe que em pouco tempo perdeu um reino pacificado e rico.

1 comentário:

  1. Narciso vai mesmo avançar com força...Estive com ele nas Meirinhas na final do Torneio de Futsal Fem. organizado pela U21, Associação Juvenil com provas dadas na boa organização de eventos Desportivos... Vereadores Presentes = 0 ; O Presidente da CMP também não o vi por lá... Mas o Presidente da AM estava lá todo sorridente a cumprimentar o seu povo. Só não foi entregar as Taças porque teve que se ausentar antes do ultimo jogo, pelo que as Taças e troféus foram entregues pelos elementos da organização e eu entreguei a do 1º Lugar, só devido ao facto de alem de ter sido patrocinador do Torneio, a Assoc. do Louriçal venceu em jogo muito bem disputado por 4-3.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.