12 de novembro de 2016

O dia de São Martinho, sem adega nem vinho



Passa o Dia do Município e a minha time line do facebook enche-se de selfies, fotos dos homenageados, palavras de emoção dos que lá estiveram. Sim, eu tenho entre os meus amigos muitos desses: autarcas, homenageados,  familares deles, amigos de uns e de outros, apaniguados, enfim. E para começo de conversa, devo dizer que acho de elementar justiça a condecoração de quem faz mais do que a sua obrigação pela terra e pelos outros.
Ontem, uma comoção generalizada abateu-se sobre aquela franja de pombalenses que vai à sessão solene, e que acredita - se calhar profundamente - que a realidade é aquilo: umas dezenas de convidados a cortar fitas e bolos, ao longo do dia, em traje domingueiro.
Na viagem entre Pombal e outro concelho do distrito de Leiria, fui ouvindo na Rádio Clube a transmissão da sessão solene. Foi assim que ouvi um (bom) discurso de Diogo Mateus, bem escrito e bem lido, mesmo que as palavras as leve o vento.  E assim percebi que foi ontem o arranque da campanha eleitoral, de tal modo D. Diogo voltou a usar o slogan que lhe serviu de muleta para a eleição: Mais Pombal. "Temos uma visão para Pombal, queremos mais para Pombal". Continuamos, afinal, a ter um ponto em comum. Mas podíamos começar por descer um pouco à terra, e levar as comemorações ao povo. Fazer mais por Pombal era envolver as colectividades, grupos e movimentos que despontam pelo concelho, abrindo o programa à festa popular, como tão bem fazem outros concelhos do distrito e do país. Como fazem os bombeiros, à sua maneira. Como hoje estavam a fazer os moradores do bairro Agorreta.
Enquanto o modelo for este - da sessão solene, do fato-gravata, da medalhita e do discurso - tanto faz que lhe chamemos Dia do Município como Dia da Câmara. Não passamos disto. 

ps: gostei de ver o presidente a dar um toque cool e irreverente no discurso, ao citar Jorge Palma (que horas antes ali deu um belíssimo concerto, a que poucos puderam assistir)

imperdoável é o que não vivi
imperdoável é o que esqueci
imperdoável é não perdoar

Afinal, São Martinho ainda faz milagres. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. GRAU OURO:
      MANUEL LUÍS - Medalha de Prestigio e Carreira
      ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE POMBAL - Biscarrosse | Medalha de Mérito Municipal
      RESTAURANTE PARIS - Medalha de Mérito Municipal - Empresarial
      MÓVEIS ILÍDIO MOTA - Medalha de Mérito Municipal - Empresarial

      GRAU PRATA:
      MARIA NETO CARDOSO MOTA - Medalha de Mérito Municipal (título póstumo)
      FERNANDA MANUELA SANTOS CAMARONETE - Medalha de Mérito Municipal
      JOSÉ SANTOS DUARTE CARDOSO (JOSÉ PINHAL) - Medalha de Mérito Municipal
      DIONÍSIO JOSÉ GOMES NEVES Lda - Medalha de Mérito Municipal - Empresarial
      POLICLÍNICA DE POMBAL - Medalha de Mérito Municipal - Empresarial
      MÓVEIS 80 - Medalha de Mérito Municipal - Empresarial
      POMBALVERDE Lda - Medalha de Mérito Municipal - Empresarial
      DAVID MENDES - Medalha de Mérito Municipal – Cultural
      ANTÓNIO SOUSA LEITÃO - Medalha de Mérito Municipal – Associativo (título póstumo)
      ARLINDO MEDEIROS - Medalha de Mérito Municipal – Associativo
      NUNO SILVA - Medalha Municipal de Valor Desportivo
      EQUIPA FUTSAL FEMININO ASS. LOURIÇAL época 2015/2016 - Medalha Municipal de Valor Desportivo

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.