25 de julho de 2017

O mistério da constituição das listas


Da esquerda para a direita (literalmente): Anabela Cordeiro, Victor Cardoso, Elisabete Gonçalves, Jorge Humberto Carvalho, Domingos Doutel(coordenador autárquico nacional), Fernanda Silva, Sidónio Santos, Manuel Isaac (presidente da distrital), Telma Silva, Pedro Gomes e Henrique Falcão. créditos: Fábio Gonçalves

Falta pouco mais de duas semanas para a entrega, em tribunal, das listas candidatas aos diversos órgãos autárquicos - e até agora apenas o CDS apresentou a sua. Fê-lo ontem à noite, numa sessão bastante participada - de gente e de entusiasmo. Se o resultados das eleições se medisse assim, podíamos já avançar que o CDS ultrapassaria o PS na contagem dos votos. O cabeça de lista, Sidónio Santos, deu uma lição à tradicional oposição socialista, no que respeita à forma e ao conteúdo com que se dirigiu ao auditório. O que falha naquele partido é a falta de sintonia: enquanto o candidato à Câmara aponta as armas ao poder instalado, o candidato à Assembleia fala de "diálogo e consenso", de "estabilidade política e governativa". Se assim não fosse, outro galo cantaria na oposição em Pombal, como de resto já se percebeu pela intervenção do mesmo Sidónio Santos na Assembleia de Freguesia...
Entretanto, no PS, nada se sabe desde a apresentação, em Abril. E no PSD - que tinha outra obrigação para com um eleitorado que lhe é tão devoto e fiel - a equipa de Diogo Mateus continua a ser uma carta fechada. Entre os vereadores (quase) ninguém sabe que vida vai ter depois de 01 de Outubro. Temos cá um palpite para o nº 2 - ou para reforço, se quiserem - por imposição do partido. Mas deixamos esse post para que tenha o devido destaque e mostre como, na política e na vida, há seres manifestamente invertebrados. 

11 comentários:

  1. Paula Sofia, o PS na apresentação do Eng. Claro também apresentou os nomes da lista á Camara Municipal e até o fez pela ordem. No PSD tens razão, ainda não se conhecem nomes, mas já se conhece quem não vai na lista (dos 5 Vereadores eleitos pelo PSD, pelo menos 4 já tenho conhecimento que não estão na lista e que alguns já abraçaram outros projectos de vida), ou anda tudo a esconder o jogo ou a fuga á Oligarquia está patente. Por acaso também tenho um palpite para o Numero 2 do PSD e provavelmente até é uma pessoa que no inicio do ano estava com Narciso Mota...Como a espinha dorsal muda conforme a música...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque, na apresentação do engº Claro quem se apresentou foi ele. A talho de foice, quando um jornalista lhe perguntou pela lista, lá disse quatro ou cinco nomes - alguns dos quais foram surpreendidos naquele instante com o anúncio...a mim parece-me que o eleitorado merece mais do que isso.

      Eliminar
    2. Apresentou os seus Vereadores pela ordem: Odete Alves, Marlene Matias, Manuel J. Gonçalves, Filipe Ruivo, Joana Gomes. Ou seja se forem eleitos todos os que nomeou era uma vitória histórica é CLARO, mas agora sendo realista acho que nenhuma lista vai conseguir eleger mais de 4 e até é muito provável o resultado ser 3 + 3 + 3 o que dava uma grande Caldeirada e um Principado sem governo. Se aqui no inicio do mês de julho a probabilidade era de 4 para PSD; 3 para PS; 2 para NMPH...Com um mês de Festas e o NM a dançar em todas isto está mais perto do empate a 3...Com mais 2 meses de Festas...

      Eliminar
    3. Estás equivocado, Roque, na minha modesta opinião, quanto ao resultado final...e tu achas que aquilo foi uma apresentação da equipa?

      Eliminar
    4. Tambem me parece, Paula.
      Narciso retira pelo menos um vereador ao PSD e Um vereador ao PS. Mas parece-me que até poderá tirar mais. De qualquer forma, afigura-se-me muito pouco provável que o PS sequer mantenha os 3 que tem. O que é lamentável e prova do mau trabalho que tem sido feito. Nao pode pretender crescer, apostando na receita do costume (e fracassada) de aparecer a 3 meses das eleiçoes a pedir votos.
      Eu desafio a que perguntem a cidadaos anónimos, na rua, para identificarem um aspecto (um só, chega para me desmentir) em que o PS em Pombal pense de maneira diferente (e fizesse diferente) deste executivo.
      Se o eleitorado nao perceber a diferença, continuará a votar no "original", e nao na "cópia".

      Eliminar
    5. É uma lúcida análise, Nuno. Basta andar um pouco (nem precisa de ser todos os dias) no terreno para perceber que o combate se está a fazer entre Diogo e Narciso; entre dois estilos diferentes. Vamos ver em qual deles o eleitorado se revê.

      Eliminar
    6. Gabriel tens de fazer uma analise isenta. O PS tem praticamente um eleitorado fixo que chega aos 3 Vereadores em 9 ou seja se baixar desse patamar é porque houve mesmo um cataclismo. O NMPH vai buscar os seu Vereadores ao PSD, partido que "controlou" durante 20 anos. Alguns comentadores andam a tentar denegrir a imagem do PS só ainda não descobri com que finalidade...Se a finalidade é manter o poder á direita, consigo perceber, de outra forma acho-isto-muito-estranho.

      Eliminar
    7. Lamentavelmente, o PS em Pombal nao tem necessitado de "comentadores externos" para ver a sua imagem denegrida. E isso é terrivel para o concelho e para a sua frágil democracia "real".

      Eliminar
  2. O invertebrado será um pistoleiro do (far)oeste?

    ResponderEliminar
  3. Esta lista do CDS é muito boa. Nao sei se elegem um vereador, mas se o fizessem iriam baralhar muito as contas do próximo executivo. Que creio que ficarao baralhadas de qualquer forma, nao vejo como provável que a lista vencedora tenha os 5 necessários para nao ncessitar de mais ninguém.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.