24 de dezembro de 2020

Migalhas e Migalhinhas


Termina hoje, dia 23 de Dezembro, à meia noite, mais uma edição do orçamento participativo em que estão a ser votados 5 projectos propostos exclusivamente por coletividades.

A maioria dos projectos a votação são necessidades claras de associações e não deveriam sequer constar deste show-off. Deveriam ser, há muito, obras incluídas no orçamento municipal. Mas por vezes é mais fácil ir buscar algum financiamento através deste financiamento do que convencer o executivo da sua necessidade.

Por isso se verificam projectos de requalificação absolutamente necessários, não necessariamente desta forma.

Por isso o resultado da votação não será pelo mérito da proposta, mas a colectividade com maior capacidade de votação.

Não nos espantemos então que a EB Marquês de Pombal, por exemplo, use a mailing list dos pais do agrupamento, composto por cerca de 3000 alunos, para apelar ao voto de algo que deveria ser responsabilidade da câmara, ou do Governo. Será correcta esta abordagem? Será ética?


Poderíamos querer ver ali mais para projectos verdadeiramente ambiciosos de indivíduos com iniciativas diferenciadoras. Porque a ideia do OP é essa: levar os cidadãos a participarem com ideias, fazendo o município a sua parte, no âmbito financeiro. Mas há que cumprir calendário e entreter as hostes...


 Esta edição é notoriamente muito mais “cumpridora” das regras e até limita o voto a residentes (apesar de não residentes poderem votar se fizerem um pedido por email…), ou não seja para mostrar ao vereador Pedro Brilhante o que não é uma “ingerência política” e usar mais esse argumento na próxima reunião do executivo.


Que ganhe a melhor proposta! E quem mais afincadamente vestir a camisola para ir buscar algum financiamento…


Luís Couto

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.