24 de janeiro de 2024

A porta que Abril vai abrir




 As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Pombal chegam-nos com uma aura de esperança.  Mais do que o "programa diversificado e envolvente que visa relembrar, homenagear e refletir sobre este marco histórico que marcou o início de uma nova era em Portugal" (como sublinha a organização), há aqui um corte com o passado. Toda a gente sabe que tanto nos executivos de Narciso Mota como de Diogo Mateus o 25 de abril foi apenas assinalado, porque tinha que ser. Pedro Pimpão quis de imediato marcar essa diferença (como outras, noutros casos), embora mal conseguida: no primeiro ano foi aquela trapalhada de chamar os partidos para lhes pedir sugestões quando o programa já estava feito, no ano passado foi o festival oh da Praça que vinha adiado das calendas, e eis que crescia a curiosidade sobre este ano em que, por toda a parte, já decorrem comemorações. 

Pimpão safou-se bem desta, pelo menos para já. Convidou para comissariar as festividades o jornalista Luís Marques (natural de Abiul), com histórico na ditadura e na revolução. Com memória e com mundo. E perante o atraso de Pombal face a outras cidades do distrito e do país (que há meses promovem iniciativas), concentrou tudo em 50 dias. O programa, que pode ser consultado aqui, é rico e variado: exposições, debates, conferências, teatro, cinema, música, uma panóplia de espetáculos cuja matriz honraria qualquer câmara do espetro da esquerda. 

Aqui no Farpas - o blogue que nasceu no 25 de abril, em 2008, e que durante anos promoveu a única comemoração da data - vamos acompanhar com toda a atenção e entusiasmo tão intenso programa. Nunca é tarde para abrir mais uma porta de Abril, numa terra onde por vezes temos dúvidas se ele aconteceu. 

1 comentário:

  1. Se há uma mais-valia, neste Executivo liderado por Pedro Pimpão é o seu elevado grau de eficácia como comissão de Festas. Este Executivo dá o que o povo pediu, visto que o povo está pouco a importar-se com a qualidade de vida no concelho e com o desenvolvimento económico. O povo votou em #festasebolos e é isso que tem. Como o Dr. JAS conseguiu com muito mérito "politico", pois profissionalmente não sei o que vale, o lugar de Deputado da Nação, pelo menos até 2025. Não resta outra solução ao Dr. "Pimpas" que continuar a investir fortemente neste modelo de Comissão de Festas. Como o PS faleceu de morte matada...iremos ter comissão de Festas até pelo menos 2029....Sigaaaaa.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.