9 de fevereiro de 2026

Um alerta, contra a irresponsabilidade

A acção política do doutor Pimpão é um jorro dissipador de recursos como se não houvesse amanhã. O que nos vai valendo é a sua (in)capacidade de realização não dar vazão ao rol de desvarios. Há vários, mas um, pela sua dimensão, irresponsabilidade e oportunidade, ressalta, e talvez faça tocar o alarme: o prometido Parque Verde. Teve início da construção prometido para o primeiro semestre de 2025, na Quinta do Emporão, entre o rio Arouca e o IC2, com vários equipamentos caros: piscina ao ar livre, equipamentos desportivos e lúdicos, mini-anfiteatro, cafetaria, casa do ambiente e sustentabilidade, etc. A classe política local aprovou e aplaudiu. E o cidadão comum, que julga não pagar estes desmandos, aceitou a coisa passivamente.



Convém recordar que os proprietários da Quinta do Emporão tentaram, ao longo de décadas, construir naqueles terrenos, ou pelo menos na faixa adjacente à IC2; mas os diferentes executivos rejeitaram porque os terrenos estão em leito de cheia. Coisa de somenos, disse o doutor Pimpão&C.ª, que desconhece o risco hidrográfico (risco de inundações, cheias rápidas, inundações fluviais) ou julga que é coisa que só se aplica aos privados. 

Agora, quando os cidadãos desta região ainda sofrem os efeitos devastadores e as dores da tempestade e das inundações, não era tempo de pôr a mão na consciência e arrepiar caminho? Não era tempo de assumir que se deve respeitar a Natureza, porque ela não é só bela, é também violenta e destruidora?  

Desbaratar recursos públicos em benfeitorias caras em leito de cheia é de uma irresponsabilidade atroz. O Parque Verde, com os equipamentos que para lá se projectam, ficará um dia destes para a história, como o maior atentado urbanístico alguma vez erguido no concelho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.