5 de setembro de 2009

Atentado ambiental e paisagístico


Em Pousadas Vedras, o vale que vai dar a Olhos de Água (nascente do Rio Anços e local próximo de captação de água pela CMP) está transformado em grande vazadouro de todo o tipo de detritos e lixo.
Um atentado ambiental e paisagístico que está à vista de toda a gente. Tanta conivência, porquê?

20 comentários:

  1. A escassos metros desse local existem duas ou três oliveiras milenárias, junto à estrada que liga o Barrocal a Pousadas Vedras, que a autarquia há alguns anos preservou.

    Na altura até o Eng. Rodrigues Marques, como dirigente da (extinta) Associação de Defesa do Património de Pombal, por lá passou e ajudou a preserva-las.

    Hoje, estão ao abandono total. Qualquer dia desaparecem.

    É o nosso património ambiental que temos.

    ResponderEliminar
  2. Por falarmos em ambiente, o que se passa com a ETAR de Pombal.

    É um cheiro insuportável ao final do dia. Aquilo é uma situação normal?

    ResponderEliminar
  3. Isto de E.T.A.R.s é complicado cá por baixo a temática dominante é rigoramente sobre o mesmo problema.Será que a crise já chegou à manutenção ou a manutenção foi de férias?

    ResponderEliminar
  4. Amigo e companheiro JAS, boa tarde.
    É verdade e fico triste.
    Conseguimos, na década de 80, fazer classificar como Património, penso que mais do que Municipal (alguém que ajude sff), essas três oliveiras milenares.
    Também fico triste por ver que há vazadouros em locais que fazem perigar a qualidade da água que a cidade bebe.
    À data lutamos para que os esgotos das habitações não fossem directamente para os algares, com a construção de saneamento, seguido de tratamento.
    É que os algares não filtram a água, são autenticas canalizações naturais abertas nas rochas do subsolo.
    Na grande maioria do território do concelho as águas têm os seus caminhos por cima do barro e, muitas vezes, são filtradas por metros e metros de saibro.
    Ficam filtradas de tal maneira que, analisando-as, diríamos que é água da chuva. Nada têm dissolvido.
    Nos algares isso não acontece.
    Vou meter os pés ao caminho para ver com aqueles que a terra há-de comer.
    Chorando e abraçando.

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos:
    Se percorrerem os trilhos ou picadas da serra ou do pinhal, irão encontrar escombros de edifícios, frigoríficos, fogões, viaturas automóveis, ciclomotores, móveis domésticos, calçado, remédios, carcaças de animais, estrumes, pesticidas e outros venenos espalhados pela “paisagem”. Esta é a marca da cultura e do civismo da nossa população, a que também pertencemos.
    Parece-me que os Municípios e o Ministério do Ambiente terão exercer melhor fiscalização e desenvolver mais actividades de sensibilização e mais acções de limpeza.

    Mabeco

    ResponderEliminar
  6. A caça dos votos com comes e bebes.
    Dei uma vista de olhos pelo site da recandidatura de Nascimento Lopes à Junta de Freguesia de Pombal.
    Ao contrário do site de Narciso Mota (cujo pedreiro nunca mais o acaba de construir), Nascimento Lopes foi rápido. Horas depois de ter apresentado oficialmente a sua candidatura, já o site está disponível.
    Estou pasmado: então o homem vai fazer uma dezena de acções de comes e bebes!
    Começa com um jantar da juventude e depois realiza um périplo pelos diversos lugares da freguesia para apresentar o programa eleitoral seguido de convívio com comes e bebes.
    Aconselho o candidato a recorrer a uma farmácia e apetrechar-se daquelas coisas maravilhosas anti-crises-no-fígado e sais de fruto.
    A não ser que o director de campanha - o nosso amigo Eng. Rodrigues Marques - entregue a cada candidato um kit vindo da sua farmácia de Albergaria dos Doze.
    Quanto ao programa de acção da Junta (albergue-de-antigos-vereadores) deixo para mais tarde uma análise ao mesmo. Até porque aquilo parece uma mistura entre relatório de actividades e plano de acção.
    Já agora, porque é o Pedro Martins está identificado como Vereador? O homem não tem profissão?
    E a Dra Ofélia Moleiro, como Deputada? Ainda o é, mas a 11 de Outubro já não será.

    ResponderEliminar
  7. Caro Eng. Rodrigues Marques

    O senhor como presidente da Associação dos Industriais do Concelho de Pombal não acha que deveria reivindicar por uma melhoria no acesso ao Parque Industrial Manuel da Mota?

    Aquilo merece uma entrada mais digna, não acha? Os industriais agradecem.

    ResponderEliminar
  8. Narciso Mota tem um blog.
    Afinal o senhor presidente que tanto critica os blogues e quem escreve neles, acaba por aderir à blogosfera.
    Ou será um sinal a antever um mau resultado a 11 de Outubro, já que repetidamente afirma que quando se reformar irá também escrever artigos de opinião e em blogues.
    Seja bem-vindo, portanto.

    ResponderEliminar
  9. Caro jas,
    Eu nunca mais visitei o blogue de Narciso Mota depois de ver censurados dois comentários e de verificar que o blogue já não os permitia. (visite o meu próprio blogue em http://maiadecarvalho.blogspot.com, onde faço referência a essas visitas.)
    Responda por favor, para evitar a minha visita em vão, já são permitidos comentários no blogue do candidato Narciso Mota? E não têm leitura prévia para autorização, como muitos outros blogues "democráticos" pombalenses advogam?
    Cumprimentos
    P.S. - A consulta de perfis de comentadores das "Farpas" no Blogger, também é elucidativa da verticalidade e destemor dos nossos conterrâneos.
    O que aí vai de gente que tem de usar pseudónimos para escrever e continuar a servir-se da gamela do poder!

    ResponderEliminar
  10. Amigo e companheiro JAS, bom dia.
    O asfalto à entrada do Parque Industrial Manuel da Mota está, de novo, danificado.
    A nosso pedido já teve intervenção, todavia para suportar as cargas que sobre ele actuam e não só na vertical, terá que ter uma intervenção de fundo.
    Obrigado por lembrar.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Eng. Rodrigues Marques por ter respondido e reconhecer que a entrada do Parque Industrial Manuel da Mota necessita de uma outra dignidade.

    Relativamente à candidatura do Sr. Nascimento Lopes à JF Pombal. O candidato refere: "Tudo faremos para que consigamos renegociar o protocolo de delegação de competências com a Câmara Municipal de Pombal, assim como o valor percentual, que deve passar a ser igual ao das outras Juntas de Freguesia."

    Se bem me lembro esta situação também foi abordada há quatro anos. E o que é que Nascimento Lopes, do PSD, conseguiu junto da Câmara Municipal presidida por Narciso Mota, do PSD? Nada. A sua revindicação não foi atendida.

    Agora vem outra vez com a mesma à carga. Será que Nascimento Lopes está a prever que a próxima Câmara seja presidida pelo socialista Adelino Mendes?!

    ResponderEliminar
  12. Se fosse presidida pelo Drº Adelino Mendes pelo menos haveria o principio da equidade...

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde!
    Os atentados ambientais têm passado despercebidos a muita gente e não há uma iniciativa se quer, digna desse nome, para acabar de vez com este tipo de situações.
    Por qualquer mau cheiro que acontece em Pombal o alvo fácil e principal é sempre a ETAR.
    Não comungo dessa opinião pelas seguintes razões:
    Supostamente existe em Pombal uma empresa especializada na recolha de lixos sólidos, vazamento de fossas cépticas e fossas industrias a quem as entidades ou particulares pagam tais serviços. Supostamente as recolhas efectuadas das fossas são lançadas directamente nas terras, como fertilizantes, daí os maus cheiros? Os custos da empresa especializada que supostamente pratica estes actos são menores, não necessita pagar o serviço à ETAR.
    Era eu criança e, longo na Sexta Feira à noite no regresso da escola, organizavamos a ida à barragem grande da Quinta da Gramela para darmos uns mergulhos e apanharmos uns escálos e uns barbos. Recentemente fiz uma visita aos meus locais de infância, entre eles a barragem grande e, com tristeza, constatei que o lençol de água outrora límpido e natural se apresenta espumoso e de cor pardacenta onde já ninguém consegue dar um mergulho e os peixes desapareceram.
    Pergunto eu: já existe algum emissário da directo para a ETAR? se não existe para quando alguém impõe tal a ligação A`ETAR.

    ResponderEliminar
  14. Dando continuidade ao meu comentário anterior pergunto ainda: para quando a criação da polícia municipal com meios e competências técnicas para investigar e avaliar a gravidade de tais atentados? Se o papel da polícia municipal é apenas controlar as receitas do estacionamento e aplicar coimas aos infractores extinga-se.
    Fala-se muito em eco turismo e ainda não ouvi ninguém a exigir um regulamento municipal sobre a protecção do ambiente, respectivas coimas, e a cargo de quem ficaria a sua fiscalização.

    ResponderEliminar
  15. Amigo e companheiro JAS, boa noite.
    Relativamente ao Protocolo de Delegação de Competências assinado entre a Câmara e as Juntas de Freguesia é bom que fique claro que o que está em jogo, relativamente à Freguesia de Pombal, são cinco pontos percentuais.
    E cinco pontos percentuais porquê?
    Porque a Freguesia de Pombal recebe cerca de um quarto do FEF do todo do concelho e porque os problemas da cidade são resolvidos pela Câmara.
    Foram estes os critérios para que a Freguesia de Pombal tenha recebido menos os cinco pontos.
    E é bom também dizer-se que a Freguesia do Louriçal (a única do PS) se recusou a assinar o Protocolo mas que o Engº Narciso Mota entendeu ser injusto e fez as transferências, por outra via, como se o Protocolo tivesse sido assinado.
    A equidade e a justiça autárquica de que falam foram aplicadas pelo Presidente Narciso Mota.
    E pode o meu amigo ficar descansado que o Presidente Nascimento Lopes não tem quaisquer dúvidas de que o próximo Presidente da Câmara Municipal de Pombal será o Engº Narciso Mota.
    Até lá vamos debater a floresta, deixando as árvores.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Caro Eng Rodrigues Marques
    Então explique isso bem explicadinho ao Sr Nascimento Lopes.
    É ele que reivindica a revisão das condições do protocolo de delegação de competências. Ele quer receber o mesmo que as restantes freguesias. Ou seja quer a Junta de Pombal seja aumentada nos tais cinco pontos percentuais que recebe a menos relativamente às outras juntas.
    Pelos vistos ele não concorda com a situação. Está lá no programa eleitoral dele. Já esteve há quatro anos.
    Entendam-se

    ResponderEliminar
  17. Ainda não comentei o "post" propriamente dito: - O facto de se fazerem vazadouros e depósitos de lixo nos mais variados locais, estragando conscientemente paisagens e logradouros.
    Desde o inicio da hominização que o primata homem nunca se libertou da "saudável" porcaria, significando sujidade, que dá razão às propostas evolucionistas do darwinismo.
    Enquanto algumas culturas, ao humanizarem-se, foram refinando a sua postura face aos seus semelhantes e à natureza, o português nunca evoluiu para formas mais civilizadas de cultura. Sempre foi um porco! Cospe para o chão, deita piriscas e embalagens para os locais que partilha com outrem, arremessa lixo pelas janelas das suas casas tal e qual como no tempo do "lá vai água", etc. E descarrega a consciência separando o vidro, o plástico, o papel, os óleos e as pilhas e pagando para que lhos levem de ao pé de casa, para constituírem matéria prima de indústrias de reciclagem, que levam dinheiro para alguns empresários e engenheiros do ambiente, em vez ser redistribuído por todos os que, ao comprarem muitos produtos, já os pagaram mais caros porque sujeitos a taxas ditas de reciclagem.
    É óbvio que os governos e as autarquias são constituídas por gente educada nesta cultura laxista de sujar para que os outros limpem. Não os podemos culpar directamente. Mas indirectamente são responsáveis, porque se demitiram da sua função pedagógica (com prémios e punições)junto do povo, educando-o em todas as circunstâncias desde e berço à idade adulta, passando pelas escolas e por todos os locais de serviço público ou com o público. E deixem de ser brandos, mesmo que tal envolva uma saudável animosidade dos eleitores. Há realmente muita conivência dos poderes constituídos para não ofenderem alguns "bonzos" porcos, que as fiscalizações conhecem (sabem até onde se encontram as suas explorações ou estaleiros de materiais)mas não querem hostilizar porque os sabem amigos e admiradores dos seus chefes, patrões, ou autoridades políticas.
    Quem estuda a história de Portugal sabe que mesmo os nossos navegantes e exploradores mais notáveis eram temidos, não só pela sua valentia, mas porque eram precedidos da fama de piratas impiedosos.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Amigo e companheiro Maia de Carvalho, boa noite.
    Deixando a Festa do 8 de Setembro, em Santiago, a meio gostaria de, em defesa de causa própria, dizer que o Estaleiro da “minha” Junta de Freguesia está transformado num depósito daquilo que devia ser colocado no contentor dos monstros (que lá está), dos sobrantes da agricultura e da jardinagem, e de pequenos restos de demolições que, a coberto da noite, lá são colocados.
    Todavia sabemos o destino a dar a cada um destes resíduos sólidos e, em boa verdade, prefiro que ali sejam colocados do que depositados à beira dos nossos caminhos florestais.
    É que os direitos e os deveres de cidadania estão nas cabeças das pessoas, ainda, um pouco baralhados.
    No entanto já passou a fase em que o cidadão entendia que só tinha direitos, por pagar impostos.
    A coisa vai, mas vai com muita dificuldade.
    E como em época de campanha eleitoral ninguém gosta de falar nas coisas incómodas, outrossim nas belas, mesmo que intangíveis, deixemos para depois este assunto.
    “O programa segue dentro de momentos”.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Caro amigo Rodrigues Marques,
    o que eu quis realmente pôr em destaque é a falta de civismo do nosso povo e muito me agrada, mas não me surpreende porque reconheço muitas das suas qualidades, que dê ao estaleiro da Junta, mais essa funcionalidade. Desejo sinceramente é que, quem superintende nestas coisas, o ajude a dar um destino condigno a todos esses "monstros" que evita, com o seu zelo, sejam abandonados na floresta ou à beira dos caminhos.
    Um grande abraço de sincera amizade.

    ResponderEliminar
  20. Isto é da competencia da Brigada do ambiente da GNR, sugiro desde já a respectiva queixa na dita cuja, para averiguações e punição dos culpados (caso sejam descobertos), nem precisa(m), de se deslocar pessoalmente ao quartel, a pag da net da GNR tem lá um local para a apresentação de queixas(inclusvamente as ambientais.
    Se não denunciar(mos) oficialmente então realmente nunca nada é feito.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.