21 de setembro de 2009

Diga lá em que dia é

O senhor presidente foi à aldeia onde eu nasci no sábado à noite, a uma festa do candidato/amigo dele, à Junta do Louriçal. (O homem percebeu que foram sobretudo os jovens que o derrotaram, há quatro anos, e então agora dá-lhe com festas para a malta jovem, pá, em tudo quanto é colectividade).
Chegou tarde, mas em forma. E então anunciou uma sessão qualquer, no Expocentro, onde serão apresentados todos os candidatos a todos os orgãos autárquicos, pelo mesmo PSD. Contaram-me as minhas 333 fontes que lá estavam, que o homem convidou dali toda a gente: "Comunistas e tudo", pois que "haverá lá quem asse uns churrascos". Isso, sim, é ser presidente de todos os pombalenses. De uns mais do que outros, é certo, mas não deixa de lhe ficar bem esta atitude. Estou a modos que...sensibilizada. Vai-se a ver e ainda me amolece este meu duro coraçãozinho, que corre o risco de ficar tão humanista e solidário...a pontos de deixar de ser vermelho.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Dizes bem Paulinha "do candidato/amigo dele"
    Pelos vistos esses dois estão bem um para o outro. Em tempo de eleições despem a capa da prepotencia e é só abraços e beijinhos. Para esse peditório ja dei e não volto mais a dar.

    ResponderEliminar
  3. Paula,
    a equipa do N.M. terá comida suficiente para alimentar os que têm fome de democracia participativa e respeito pela opinião contrária? Repara que falo em equipa e não sómente de N.M, pois este só existe, porque tem uma equipa coesa e determinada, pelo menos a confeccionar churrascos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde!
    Seria bom que todas as equipas de candidatos às autárquicas incorporassem elementos sabedores de culinária, era um bom momento para degustar os diversos pratos regionais.

    Imaginem o Sr. Engº Narciso Mota, Sr. Dr. Adelino Leitão ou o Sr. Dr. Mendes com avental de cozinha? Espectáculo!

    ResponderEliminar
  5. Não, não vou por aí
    "Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces,
    estendendo-me os braços, e seguros
    de que seria bom que eu os ouvisse
    quando me dizem: "vem por aqui"!
    Eu olho-os com olhos lassos,
    (há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
    e cruzo os braços,
    e nunca vou por ali...

    A minha glória é esta:
    criar desumanidade!
    Não acompanhar ninguém.
    -Que eu vivo com o mesmo sem vontade
    com que rasguei o ventre a minha mãe.

    Não, não vou por aí! Só vou por onde
    me levam meus próprios passos...

    Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
    por que me repetis: "vem por aqui"?

    Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
    redomoinhar aos ventos,
    como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
    a ir por aí...

    Se vim ao mundo,
    foi só para desflorar florestas virgens,
    e desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
    O mais que faço não vale nada.

    Como, pois, sereis vós
    que me dareis impulsos, ferramentas, e coragem
    para eu derrubar os meus obstáculos?...
    Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
    e vós amais o que é fácil!
    Eu amo o Longe e a Miragem,
    amo os abismos, as torrentes, os desertos...

    Ide! tendes estradas,
    tendes jardins, tendes canteiros,
    tendes pátrias, tendes tectos.
    E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios.
    Eu tenho a minha loucura!
    Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
    E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

    Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém.
    Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
    Mas eu, que nunca princípio nem acabo,
    nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

    Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
    Ninguém me peça definições!
    Ninguém me diga: "vem por aqui"!
    A minha vida é um vendaval que se soltou.
    É uma onda que se alevantou.
    É um atomo a mais que se animou...
    Não sei por onde vou,
    Não sei para onde vou,
    -Sei que não vou por aí!

    Cântico Negro, José Régio

    ResponderEliminar
  6. Quem declama muito bem o Cântico Negro é o Eng. Marques. Já o fez na Assembleia Municipal inclusive. Até sugiro que ele faça uma gravação para nos presentear com uma versão vídeo no Youtube.

    ResponderEliminar
  7. Depois de todas estas emoções das legislativas e das autarquicas logo de seguida, proponho um mega jantar do Farpas para uma sessão com o nosso ilustre declamador Eng. Rodrigues Marques.
    Vá la Adelino Malho faz aí um periodo de tréguas depois do 11 de Outubro e marca o mega-jantar

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.