14 de setembro de 2009

Choremos todos

João Tordo é um rapaz bem criado. Filho de um "trovador", escreve com uma lucidez tal que parece adivinhar o pensamento. Este post diz tudo aquilo que me vai na alma, por estes dias.
É claro que o rapaz não faz ideia do que é Pombal, nesta matéria. Se fizesse, desconfio de que o post não se chamaria "choradeira", mas antes "depressão profunda", que é o estado em que ficamos quando nos parece que nada tem remédio.

21 comentários:

  1. Boa tarde!
    Na realidade o Texto a " choradeira " está excelente e traduz o quão pobre está o nosso espectro politico nacional e local.

    O problema é que existem duas datas importantes, além das do foro pessoal, são o antes e o depois.

    Alguns dos nossos políticos actuais nem falar sabem, convenceram-se que gesticular é sinal de eficiência, seguem um caminho político envergonhado e não têm modelo de desenvolvimento capaz ou adaptado à realidade, mesmo sabendo que o actual está esgotado.

    Os políticos actuais acusavam Salazar de estar no poder há 40 anos e alguns destes estão lá há 30 e muitos anos. Salazar, ou bem ou mal, definiu, traçou um rumo para o País, um modelo de desnvolvimento.
    Esta geração de políticos à excepção de Cunhal, Sá Carneiro e Mário Soares, não sabe sequer onde vai parar este modelo de desenvolvimento quanto mais definir o nosso próprio modelo.

    Se aquelas cabecinhas andam à deriva, sem rumo certo, como podem trazer ideias novas ou fazer a diferencia?

    Outra questão se levanta é: parafraseando o povo, "a oportunidade faz o ladrão", será que o actual modelo até serve e o estado devia exercer maior controlo sobre os políticos acabando com as oportunidades do ladrão?

    Já falei nisto várias vezes e volto a falar:
    Quando é que um jornalista se lembra de investigar o percurso académico dos nossos políticos e publica os que acabaram o curso com passagens administrativas?

    Será que há asfixia jornalística? ou já destruíram os ficheiros, cadastros nas escolas?

    A culpa não é deles é de quem lhes dá ouvidos!

    ResponderEliminar
  2. Choradeira? Não, obrigada!(já me chegaram os tempos de choradeira no seguimento das derrotas do meu sporting). É triste, mas para mim os debates são uma autêntica comédia porque as maiores desgraças devem ser levadas com algum sentido de humor, senão estaríamos mesmo nesse estado de "depressão profunda".
    E Pombal ainda tem remédio, pelo menos o resultado das próximas eleições ainda pode revelar algumas esperanças!

    ResponderEliminar
  3. SOFIA, PARA QUÊ CHORAR?

    Pra que chorar
    Se o sol já vai raiar
    Se o dia vai amanhecer
    Pra que sofrer
    Se a lua vai nascer
    É só o sol se pôr
    Pra que chorar
    Se existe amor
    A questão é só de dar
    A questão é só de dor
    Quem não chorou
    Quem não se lastimou
    Não pode nunca mais dizer
    Pra que chorar
    Pra que sofrer
    Se há sempre um novo amor
    Em cada novo amanhecer

    Vinícios de Morais
    http://www.youtube.com/watch?v=48gGUOZQYdI&feature=related (QUARTETO EM CY)

    Se...

    “TODO CAMBIA”
    http://www.youtube.com/watch?v=ZkqSX0d0-zI (MERCEDES SOUSA)

    Finalmente,

    Para quê sofrer? Se se pode lutar.
    Para quê chorar? Se “querer é poder”.
    Para que desistir? Se podemos amar.
    Porquê não mudar? Se a palavra é vencer.
    Porquê tudo isto?
    Se se pode ser do Benfica e o verde ser cor da esperança.

    E ...

    “TUDO PASSARÁ”
    http://www.youtube.com/watch?v=jX02YUnFcHU&feature=related (NELSON NED)

    ResponderEliminar
  4. Amiga e companheira Paula Sofia, boa noite.
    O que não tem remédio, remediado está.
    Mas olhemos para Pombal, com uma visão diferente da do João Tordo.
    Assim, reitero que o Partido Socialista vai de vitória em vitória até à derrota final.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge Ferreira, ía muito bem até "Porquê tudo isto?Se se pode ser do Benfica e o verde ser cor da esperança.".
    Eu tenho a honra de Ser Sportinguista, e ainda tenho a possibilidade de chorar um bocadinho nos bons momentos do meu clube, que têm sido escassos, mas tenho a esperança de que maiores alegrias virão num futuro próximo.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite !
    Não há pessoas perfeitas mas, está a tempo de mudar.

    ResponderEliminar
  7. Há muitas coisas que podemos mudar: de casa, de cidade, de marido, de partido, de emprego, de sonhos, etc etc etc mas de clube não!
    Prefiro um benfiquista ou um portista, do que um sportinguista que já tenha sido de outro clube...mas respeito todas as preferências clubísticas.

    ResponderEliminar
  8. JA quando se fará festa? No próximo dia 3 estarei por aí. Policial qualificado nunca serei. Acho bem que não dê campo ao amigo Rodrigues Marques porque ele é avanço fácil e deixaria a dedicação à causa pública. Por mim, estou à espera que me dê a oportunidade de lhe mostrar que lhe serei um bom acompanhante sem a monotonia do verde como será com ele.
    Olhe que essa ideia dos centros de saúde como local de convívio nunca me tinha ocorrido. Os Centros de Dia são um problema. Podem ter tudo,mas falta-lhes o afecto. Em Pombal o problema é maior e mais um dos dramas da emigração difícil de resolver.

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. O João Tordo entrou no meu imaginário do terror. Um candidato ao prémio do MotelX, mesmo não sendo realizador. Aquela cena do prego... ai, a cena do prego. Leiam as obras, que identificam imediatamente... ;)
    Aproveito para o recomendar! Os seus romances são muito apetecíveis. Em particular, o Hotel Memória, uma história incrivel passada em New York...

    ResponderEliminar
  10. JA,

    disse: "ia muito bem até..." ao verde ser cor da Esperança. Será que a indentidade Sportinguista é tão forte que a paralisa e a tolhe de avançar, ou, será apenas porque o grande Nelson Ned não é do seu agrado?
    Ao que já disse, acrescento: sem falsas imodéstias, não sendo músico, procuro, sempre, dar boa música. A que me tem,menina dos meus olhos, já leva mais de vinte anos de experiência, mas, às vezes me ainda resiste, às vezes ainda me diz não. Hábitos dela, do "Canto e as Armas", talvez. Estou mais em crer que é por ser do Sporting, no entanto ela diz que não, que é da música que lhe dou, que bem me esforço, mas nem sempre lhe agrada. Porém, insisto.

    Já agora, diga que gosta cabidela e meta cunha ao Sr. Ernesto Andrade, que eu também gosto e na minha companhia pode ir descansada, que sou fiel, de valores, curioso (muito)mas não "cusco" e, ao contrário do Rodrigues Marques, só tenho um "tacho" que dá para mais de dez comilões, não tenho instituições públicas para defender de que a nação não pode prescindir, nem tolerar outros empolgamentos e distracções. "A bem da nação", não lhe dê troco, para que a nação bem o aproveite.

    Seu sincero admirador,

    Abraços e bom

    ResponderEliminar
  11. Definitivamente, caro Jorge Ferreira, está a "dar-me música".
    Digo já que a minha identidade Sportinguista é realmente forte, mas nunca me paralisará (confesso, durante os jogos há acontecimentos que me deixam paralisada, ou então taquicárdica).
    Mas o mais interessante do seu comentário foi mesmo a referência à cabidela. Já há muito tempo que não saboreio uma boa cabidela, e mesmo tendo acabado de almoçar...fiquei com água na boca.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde!
    Caro Jorge Ferreira ouvi dizer que as meninas desta época procuram bons chefes de cozinha e não comilões, melhor os seus dotes culinários que os da música e do poema são bons.

    ResponderEliminar
  13. No meu caso particular (que não deve ser tido como exemplo), gostaria mesmo de um homem que fizesse tudo em casa e eu sentadinha no sofá a ver os jogos do Sporting! Isso sim, era um homem ideal!!!

    ResponderEliminar
  14. Comi uma maravilhosa cabidela ao almoço. Uma daquelas cabidelas que só as mães sabem fazer. A minha (mãe) é um "bólide", nesse assunto!

    ResponderEliminar
  15. Ó JA, o segredo está em saber escolher, eh eh

    ResponderEliminar
  16. Ou em educar bem os homens no sentido de eles nos fazerem as vontades.hehehe

    ResponderEliminar
  17. também, também. Só dispenso essa parte do sporting. Sou muito vermelha, eu, eh eh

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde!
    Por este andar, já não falta muito, o marido fica em casa a tomar conta do filho(a) e do lar a mulher vai para o trabalho, pouco tempo depois volta para a maternidade e o marido vai gozar a licença de maternidade ou paternidade, como queiram.Isto é que está uma caldeirada heim!!!

    A propósito arranjem sala e cozinha que eu faço a cabidela ou frango com couve como ninguém, aprendi com a minha mãe.

    Há muitos anos constou que eu fazia um bom frango com couve e um Sr. convidou-me para eu fazer o prato para cerca de 12 pessoas, eu fui.
    No final perguntou-me quanto era, eu respondi:
    Este convívio é o melhor que me pode dar, não quero nada!
    Quando estava dentro do carro, de janela aberta,o Sr. atira 10 contos pela janela, nem tempo tive para agradecer. Fiquei a olhar e pensei já não estou teso, nem calculam o jeito que deram aqueles 10 contos.

    ResponderEliminar
  19. Isso mesmo DBOSS, caldeirada também é um bom prato!

    Quanto aos homens, é importante reconhecer que cada vez mais homens têm a preocupação de ajudar nas tarefas domésticas e a cuidar dos filhos.

    ResponderEliminar
  20. Aquele dom tão nobre e bonito,que é parir, para que todos percebam, ninguém vos o tira! vem feito!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.