3 de setembro de 2009

BLOCO DE ESQUERDA


Agostinho Silva, candidato do B.E. à Câmara Municipal de Pombal, deu uma entrevista ao mensário O Eco na edição 1 de Setembro de 2009. Questionado sobre qual o seu político de referência respondeu: Sá Carneiro e Paulo Portas. Surpresa? Admito que nunca imaginei que um indíviduo da área política do Bloco pudesse ter como políticos de referência S. Carneiro e P.Portas, mas pensando bem tal afirmação não me espanta por aí além, uma vez que vem confirmar as dúvidas sobre a real natureza política daquele movimento. Mas afinal o que é o Bloco de Esquerda? Um albergue espanhol? *


* Albergue espanhol: na gíria francesa significa o lugar onde várias culturas se misturam, onde não há regras e onde tudo pode acontecer.

30 comentários:

  1. Boa tarde!
    "lugar onde se mistura várias culturas, não há regras, tudo pode acontecer"

    Bonita frase, santa ingenuidade!

    Esta faz-me lembrar as contradições da bíblia, numa delas consta: Jesus foi crucificado e morreu na cruz para mais adiante referir " e de balde o procuraram". Concluo que afinal Jesus Cristo morreu afogado.

    A afirmação é da mais pura ingenuidade e revela de facto o quão vazio de valores está o espectro político nacional. É triste mas é verdade tirando os Srs. Cunhal, Mário Soares e Sá Carneiro não se vislumbra nada de significativo

    Vejam bem que até o velho, que devia estar de chinelos à lareira, continua a votar palavra e a dar cartas.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    É uma boa oportunidade para o Sr. Alvim convidar o velho Soares para jogar à sueca, já que ele saber dar cartas, e dá cumprimento a um dos mandamentos do Dboss.

    ResponderEliminar
  3. Amigo, companheiro e camarada Adelino Leitão, boa noite.
    O BE sempre soube o que quer.
    Coisa de intelectuais.
    Nós, os simples mortais, candidatos ao RVCC (do “meu” ou de outro CNO), não sabemos bem o que queremos.
    Mas sabemos que queremos. Isso sabemos.
    E queremos um bom galo de cabidela e uma boa tertúlia.
    Isso sim é que é trabalho!
    E foi o que aconteceu ontem à noite nos Netos.
    Estava escrito nas estrelas e no caderninho preto do nosso companheiro e futuro Membro da Assembleia de Freguesia de Pombal.
    Um Grande Agradecimento ao nosso companheiro Ernesto Andrade que nos proporcionou um agradável serão.
    Houve um aceso debate local e um visionado (este entre o nosso Primeiro e o terceiro, ou o quarto, já não sei bem), um divinal galo de cabidela, vinho de ressuscitar mortos, uma tertúlia inenarrável, poesia…
    Obrigado Ernesto Andrade.
    Boa viagem até aos USA e bons negócios.

    ResponderEliminar
  4. O bloco de esquerda é um partido da esquerda caviar, formado por meninos bem formados e com laivos de revolucionarios,mas não são um verdadeiro partido de esquerda, só pelos temas que introduzem na vida politica isso é notório, como por exemplo a defesa das minorias etnicas, a homosexualidade e as drogas leves. O verdadeiro partido de esquerda, embora desactualizado, é o PCP, ainda com a sua luta de classes

    ResponderEliminar
  5. Estás vivo Adelino! Louvado sejas!

    Segundo o Roque, nas economias agrárias, um "Semental" que espeta o garfo (“prego”), em várias sepas e frutifica, tem muito valor e não merece desdém. Porque não, há-de ser também ecuménico e beber em várias fontes.

    Caro camarada, com argumentos desses pareces o ultra-montano do Pio X a invectivar contra a Saint Sillon. Podemos continuar fieis aos cintos de castidade (ideológica, claro) mas e investir numa maior ligeireza de argumentos e de meios, bem como, na maior liberdade que proporcionam outros cintos, como os ligas (Victória`s Secrets ou La Perla By Dita Von Teese) (1) Vestem muito bem, alegram os olhos, descansam a mente, e com alguma acção não se chegará ao paraíso, mas chega -se perto. Experimenta também estes caminhos. Se te fizerem estorvo, solta as molas e não tens mais empecilho (vais ver que é mais simples do que as minis de abertura fácil e do que retirar os caroços às cereja, não exige esforço, e quase se não ouve).

    Não vejo o que te pode apoquentar o Albergue Espanhol. Nos anos 30 e 40, tempo do volfrâmio, é que se derretiam fortunas, não em albergues Espanhóis, mas de Espanholas.

    Se o Albergue Espanhol (2), usando a gíria francesa, é mesmo como tu dizes: “ o lugar onde várias culturas se misturam, onde não há regras e onde tudo pode acontecer.” Um local desses só pode ser o paraíso, por isso, o Senhor Dr. Silva pode ser, como aparenta, um apóstolo carregado de boas-novas, que pode sementar, pegar de estaca e trazer surpresa.

    (1)Dita Von Teese que compensa bem a Carolina Patrocínio, in http://www.youtube.com/watch?v=-gaNPWA0RIA&feature=related
    (não vale desviar as atenções do tema do post),

    (2) Albergue Espanhol (Radiohead) http://www.youtube.com/watch?v=egcZ7aR7V2Y.

    Podia ser um Clip para um blogue de campanha dirigida a uma juventude que se quer cosmopolita. Não ficava mal na campanha em Abiúl

    Nota final: Adelino o João Alvim que conhece bem a DITA, talvez por isso, anda bem mais solto e descontraído do que tu, o que só lhe faz bem.

    Conhece João?

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Agora que vi o comentário do Roque, fico com ideia que o Clip até seria adequado para o B.E. : tem juventude bem formada, cosmopolita, com todos as cores e géneros fracturantes, que faz Erasmus em vez de RVCC`s e CNO`s.

    Ainda não estão na fase das cabidelas de galo e do vinho de ressuscitar os mortos, como o Rodrigues Marques, Mas fazem outras coisas igualmente boas, que o Rodrigues Marques (e nós), também faz. Mas, se calhar, eles fazem como menos cerimónia e menos custo?

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Ninguem comenta o caso TVI?
    O Alberto João, comparado com este Socrates, é um "anginho"!...
    Haja decoro e um pouco de vergonha!

    ResponderEliminar
  8. Louvado sejas, camarada Leitão! Sabes que mais? Isto está como há-de ir. Perdoai-lhes, que não sabem o que dizem.

    ResponderEliminar
  9. Sim, podemos comentar caso TVI. Mas talvez pudessemos começar por exemplos ao pé da porta. Que lhe parece alerta?

    ResponderEliminar
  10. Se não for muita maçada, pode começar....

    ResponderEliminar
  11. Caríssimo, estou de férias. E tenho, por isso, mais que fazer. Sinto-o bem informado ;)
    Por isso força, que é sempre bem vindo quem vier por bem.

    ResponderEliminar
  12. Vocês com isto fazem-me lembrar um celebre dia em que no fim de estar uns tempos em Lisboa a estudar vou estagiar para uma Fabrica na area do Cad-Cam CNC, na Marinha Grande. Chego la no primeiro dia e sou colocado numa salada de CAD com varios funcionarios muito mais velhos que eu. Ás tantas precisei de uma ferramenta e pedi com toda a educação: " Oh colega passe-me aí o Paquimetro se faz favor" ele na sua educação respondeu-me o seguinte " COLEGA? Colega são as putas, Camarada se faz favor" . Desde esse dia nunca mais tratei ninguem por colega

    ResponderEliminar
  13. Estou alertado. Ainda não percebi. Perdoem se me distraí com a Dita Von Teese. Esclareçam-me, se puderem, o que se passou na T.V.I..

    ResponderEliminar
  14. Amiga, companheira e camarada Paula Sofia, boa noite.
    Ai, credo Nossa Senhora da Boa Morte que o Zeca Afonso não faria melhor no seu “quem vier por bem”.
    Mas porque é que estás de férias?
    Não era suposto que o nosso Primeiro tinha acabado com coisa (férias) tão obsoleta?
    Já não entendo nada disto!
    Beijo e continuação de Boas Férias.

    ResponderEliminar
  15. Esta resposta do candidato ainda vai render uns quantos votos. Diria, sem depreciar, que o artista conhece o seu público... Essa é que é essa!

    ResponderEliminar
  16. Não conheço este candidato bloquista mas livrai-me senhor de me cruzar com ele num sítio ermo e escuso. Com aquele facies, eu apanharia um cagaço dos antigos. Antes o pepsodentado Narciso que esse, ao menos, tem primo dentista e corta a barba e o cabelo.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  17. Ó camarada Adelino Leitão, a sua proposta de significado para Albergue Espanhol, podia, mutatis mutandis, aplicar-se para caricaturar a Câmara Municipal de Pombal de há trinta e muitos anos para cá. Ou, se calhar, desde sempre, como noutras câmaras por esse país fora.
    Cada vez estou mais desiludido com o poder local!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia!
    Professor não conhece o candidato mas agora já não foge dele, já o conhecemos aqui do Blog graças ao meu amigo Dr. Adelino. Ele aparece desfavorecido em alguns monitores- É pena que ele não escreva qualquer coisa a dar-nos nas orelhas.

    ResponderEliminar
  19. Assim de repente, o Sr. Agostinho Silva fez me lembrar o Sebastien Chabal, o internacional francês de râguebi...

    ResponderEliminar
  20. Concordo com o que diz o Sr. Deboss. Realmente,o Roque por dizer o que disse, o Daniel, por omssisão do que deveria ter dito, e a Paula por ir de férias, bem que o mereciam. :)

    Eu não, que sou anjinho!

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde!
    Dr. Jorge Ferreira todos nós, que nos damos a conhecer, damos oportunidades para que nos dêem nas orelhas. O Sr. disse que gostava de cabidela mas não apareceu e não regou a conversa com tão apreciado néctar, não foi quinta da bacalhoa, foi ainda melhor: pêra manca, não somos anjinhos, e não digo mais para não fazer inveja.

    ResponderEliminar
  22. Estou com o Sopas, também pensei em aparecer e levar algumas das boas. Mas, o Sr. Ernesto Andrade da "Ernesto's kitchen", disse: “Eu tenho um tacho grande.... ai para 10 comilões." Eu não sendo sintético, dando-me a veia, como por 10 e bebo por muitos mais, poderia fazer desfeita. Sendo, também, já mais de meio Mouro e de meio Anglófilo, gosto do boné dos Yonkers ao contrário, ainda corria o risco de tratar o Sr, Ernesto como o amigo Obama: "Hey brother...yes we can"! O que poderia cair-lhe mal. Por isso, não avancei. Num daqueles curtos momentos de lucidez e de reflexão - como com outras coisas que, muito de quando em quando, ainda me ocorrem - nestas circunstâncias, julguei que a estratégia e a táctica recomendavam que a organização da força expedicionária se fizesse ao nível de uma “Secção de Infantaria de reconhecimento avançado” para “infiltração” do "Agente Rodrigues Marques" que, uma vez colocado em campo,logo trazia, como trouxe, as informações necessárias à organização do "bivaque", dos tachos e da cozinha de campanha, para depois se avançar com todos os peões do Corpo de Exército Farpeiro. Dou os meus parabéns a todos os sobreviventes da força envolvida nos Netos, e ao nosso “Agente Infiltrado”, pelo sucesso retumbante da Operação.

    Sem esquecer que as maiores responsabilidades cabem ao Comando Unificado do Farpas, julgo que não seria mal se a “Ordem de Batalha” para o movimento táctico seguinte, estabelecesse a realização da campanha de fixação das forças no terreno aí por alturas do São Martinho, pois antes, devem andar dispersas noutras campanhas. O que acham?

    Obs.: Se concordarem, talvez não fosse má ideia estender o convite ao Sr. Dr. Silva e aos Senhores da Casa Marqueses do Louriçal, do que estou a acabar de tratar juntamente com o Gabriel Oliveira :)
    Se houvermos de ficar com as orelhas quentes, ou mesmo sem elas, que seja num momento alto de festa e de confraternização depois da refrega do próximo 11 de Outubro.

    No comentário anterior, por lapso, referi o profeta Daniel quando queria referir-me ao anjo Gabriel.

    Desculpem, a DITA absorve-me o pensamento e distraí-me de tudo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  23. Boa Tarde!
    Um texto tão grande e inspirado já merecia um bom e precioso néctar.
    Digo-lhe: foi uma festa de amigos dos vários partidos onde se falou de tudo sem pensar em espiões nem infiltrações, estas só no estômago.

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde!
    Sugiro que esse encontro do "FARPAS" seja marcado, com tempo, que se faça a escolha dos melhores textos do ano e que seja o Dr. Jorge Ferreira a declamar os mesmos.

    ResponderEliminar
  25. Amigos e companheiros, boa noite.
    Nesse fim de tarde estive de faxina.
    Tive que recolher dados para elaborar a acta da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Pombal. (Férias, meu Deus! Não consigo perceber por que é que o nosso Primeiro ainda não acabou com coisa tão obsoleta).
    Nesse inicio de noite continuei de faxina para registar os faltosos.
    E foram muitos.
    O meu caderninho preto ficou triste com tanta escrita.
    Vamos ver se para a próxima arranjo um amanuense já que, na minha idade, estou mais para mandar, do que para ser mandado.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  26. Eu gostei do Albergue Espanhol, que o camarada Gorki é gente de boa lavra. Mas este candidatodo BE... valha-me Santa Ingrácia! Aquela entrevista é arrebatadora. Fiquei esclarecido (estava a pensar em votar "nulo", e agora fiquei definitivamente convencido)! Calma, camarada Adelino Leitão, para a AM, o meu voto (muito convicto) é para ti. E até faço campanha!

    ResponderEliminar
  27. Quanto àquela bosta jornalistica que parece ter sido "arquivada", o bom gosto agradece.
    É chato na parte da democracia, e tal... liberdade de imprensa,é? Pois é, pois é... isto é uma chatice. Mas lá que "não faz falta à nação jornalistica", não faz!
    Sublinho o que disse a Paula: temos exemplo cá mais perto de casa. Eu acho (sinceramente) que Sócrates não pediu, mas que a Prisa (aflita de dinheiros, ao que consta) se sentiu na obrigação de fazer essa "gracinha". Lá como cá. Apre!

    ResponderEliminar
  28. Cromos no B.E já temos, só faltam mesmo os cartazes de propaganda.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.