8 de setembro de 2009

Novo Centro de Saúde

Segundo o NC, Narciso Mota, na cerimónia de encerramento da I Mostra da FisioSaúde, reivindicou novo Centro de Saúde para Pombal.
Reivindicou? Mas ele já o prometeu em 1997, 2001 e 2005.
Engana-me, que eu quero...

38 comentários:

  1. Boa noite !
    Saudo a intenção manifestada pelo Sr. presidente da camara municipal de Pombal em construir um novo hospital e centro de saúde aliás, peca por tardia.

    Todos nós sabemos que o hopistal de Pombal é propriedade da Santa Casa da Misericórdia e construir ou não um novo hospital, deixando este para outros fins, é um assunto do foro privado.

    Já em 1986 , construir ou não um novo hospital , foi assunto de discussão não só na Santa Casa de Pombal como também na assembleia municipal, no período de antes da ordem do dia.

    Nessa década de 80 havia subsídios para tudo, no caso dos hospitais esse valor era de 40% do investimento.

    Fiz uma recolha de dados e concluí o seguinte:
    Naquela data o custo de um hospital capaz de satisfazer as necessidades do concelho e concelhos limitrofes, ainda em contos, era de 2,3 milhões de contos sendo a comparticipação comunitária de 40% desse valor que correspondia a 0,92 milhões de contos.

    A questão que se levantava era: como arranjar o restante valor?

    Pois bem a solução estaria em vender o espaço actual para a construção imobiliária e aqui o projecto esbarrou na iniciativa privada, uma vez que todos os solos, na zona do hospital, são pertença da Santa Casa.

    É certo que seria bom tirar do centro da cidade toda a poluição sonóra das ambulâncias para uma zona de tráfego mais fluído mas, será que se justifica actualmente tal investimento com 3 hospitais a 20 minutos de distância de Pombal?
    Estes hospitais, que eu saiba, não estam sobrelutados, estão bem equipados e têm boas equipas médicas. Em Coimbra fazem transplante do fígado, coração e rins com bastante assiduidade, são médicos dos mais competentes da Europa.

    Quanto ao centro de Saúde, sem dúvida, mas para onde? Constrói-se um novo hospital? Faz-se um parque de estacionamento sobeterrâneo e o centro de saúde por cima? Esta solução satisfaz as necessidades do concelho? Naquela zona das obras, para a escola, fizeram estacionamento sobeterrâneo?

    Com estas questões que aqui levanto espero contribuir para um Pombal melhor

    Alguém que faça chegar ao Sr. presidente todas as questões que eu aqui levanto!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Sr Dboss, pode ter a certeza que o Sr. Presidente todos os dias lê o farpas imprimido por um seu colaborador, pois varias vezes me confrontou com as minhas farpadas bem presentes.

    ResponderEliminar
  3. Estas ideias anunciadas pelo Eng. Narciso Mota são feitas de forma avulsa e sem uma estratégia definida pela tutela.

    As construções de novos centros de saúde e de um hospital são investimentos que terão de ser definidos pelos respectivos ministérios (leia-se Governo).

    Por acaso o Eng. Narciso Mota reuniu com a essa tutela para saber qual o objectivo para Pombal? Será mesmo necessária a construção de um novo Centro de Saúde, ou a melhoria de algumas extensões (freguesias) e a ampliação do edifício sede em Pombal?

    Quanto ao hospital, faz sentido reivindicar um novo hospital quando temos hospitais centrais a 20 minutos de distância?

    O Eng. Narciso Mota, como presidente da Câmara e depois como candidato, devia articular-se com os organismos competentes e depois, sim, anunciar projectos que não dependem apenas e só da Câmara.

    Se calhar, nessas reuniões, ficaria a saber como o Município poderá colaborar na resolução dos problemas verificados ao nível da Saúde.

    Já agora, relativamente à Saúde, não foi criada, há uns tempos, uma comissão municipal sobre o assunto? Alguma vez reuniu? Que conclusões até ao momento?

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Salvé o novo site de NM. Como bom democrata, pertenceu à Mocidade Portuguesa (ou era a Juventude Hitleriana???).
    No entanto comprou um Toyota MS-33-74, do qual o comentador diz: "o único que adquiriu em toda a sua vida ..." Pois ... Pois ... Os outros foram oferecidos!! Eu não estou a insinuar nada!
    Olhem, por mim, o único carro que tenho, tive que o arrotar também! E não me caíu nada na lama!

    Poeta da Treta

    ResponderEliminar
  5. Tambem ja tive a oportunidade de ver o video.
    Estou a ver que o sr. Eng. foi muito bem formado. Deve ser por essa razão que pensa que ainda está como oficial na tropa e trata as pessoas que o rodeiam daquela maneira tão prepotente. Um bocado de mais humildade e humanidade só lhe ficava bem, pois ele até a data ainda é o Presidente de todos os Pombalenses e não só de alguns. Deveria tratar todos os municipes com hurbanidade e educação e isso ultimamente não se tem verificado.

    ResponderEliminar
  6. O que eu gostaria sinceramente de ler no site do Eng. Narciso Mota era as suas ideias quanto ao futuro.
    Afinal é isso que está em jogo. A sua estratégia para o futuro de Pombal, para a poder comparar com a do outro candidato.

    Já agora, é bom dizer que a candidatura PSD lê este "Farpas". Fiz aqui referência (num outro comentário) que Pedro Martins e Ofélia Moleiro eram designados por Vereador e Deputada,respectivamente, no site de Nascimento Lopes. Situação corrigida. Afinal aqueles candidatos têm profissão: o Pedro Martins é agora engenheiro informático e Ofélia Moleiro já voltou a ser professora. Bem Hajam. Obrigado pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde!
    Nos anos 60 e 70, qualquer bom cidadão, ia à escola e aqueles que podiam continuavam os seus estudos pelo menos até ao 5º ano, hoje nono ano.
    Nessa época a quarta classe era bem tirada, mesmo ao toque da régua e vara, alguns professores ensinavam a raiz quadrada.

    A escolas comerciais e industriais eram frequentadas por alunos provenientes de zonas rurais e só os filhos de famílias abastadas frequentavam o liceu. As aludidas escolas foram extintas logo após o 25 de Abril com a argumentação que era ensino fascista e, anos mais tarde, chegaram à conclusão que essas escolas era fundamentais ao desenvolvimento do País, hoje ETAP"S,

    Uma grande parte dos alunos da escola secundária de Pombal eram provenientes de Caxarias, Albergaria dos Doze, S. Simão, Soure, Vila Nova de Anços, etc. Refiro-me a estes lugares porque vinham de comboio, chegavam muito cedo e por vezes saíam tarde, chegando a estar fora do seu lar cerca de 16 horas.

    Para os alunos que saíam de casa às 5 e 6 horas da manhã e as aulas acabavam às 14,20 horas e só tinha transporte para casa às 20 horas o que fazer? Só tinham uma alternativa ou passavam o dia na escola a pastar ou ia para a Mocidade Portuguesa à semelhança do que acontece hoje com os escuteiros.
    Todo este tipo de organizações juvenis visa ocupar os tempos livres dos jovens da melhor forma evitando que sejam desviados por caminhos que ninguém gosta.

    Do que eu conheci da antiga organização, Mocidade Portuguesa, posso lhes dizer que eram ensinados valores culturais importantes tais como: cantar, fazer jogos, marchar, cozinhar alimentos e conviver com o nosso semelhante,não era tudo negativo. Tudo isto se verifica hoje nos escuteiros.
    É certo que na Mocidade Portuguesa, por vezes, havia infiltrados para poder obter informações que o regime entendia como necessárias.
    Hoje, nos escuteiros, como em outras organizações juvenis, há também pessoas que vão informando o Estado sobre o descontentamento ou não do povo e se esse descontentamento é ou não generalizado. Em suma qualquer Estado que se preze têm os seus canais de informação.

    Eu próprio andei na mocidade portuguesa, saía de casa às 6,45 horas e só tinha autocarro para casa às 18,40h, não é que eu sirva de exemplo mas, não é justo que pelo facto de se pertencer a uma organização com esta, levianamente, se passem a rotular as pessoas como elementos da juventude Hitleriana.

    Que eu saiba a génese de qualquer organização juvenil, em Portugal, não é nem foi comparável a qualquer outra do III REICH.

    Logo após 25 de Abril de 1974 todo o tecido empresarial, o sistema produtivo, foi destruído e não foi criado nenhum sistema alternativo.
    Com as organizações juvenis, felizmente, acabou--se com uma mas de imediato promoveu-se outra.

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente há decisões que não podem ser tomadas pela Câmara Municipal, mas sim por senhores que de Pombal sabem nada e de saúde pouco. Além de que há prioridades como o TGV, indubitavelmente mais importantes para o país. Tanto que merecem sites de verdadeira apologia pagos pelo Estado.
    Voltando à saúde, há uma coisa que o Governo até fez (e foi criticado) e fez bem. Os tão criticados fechos de urgências e afins têm lógica. Só que essa lógica, já existente nos países mais desenvolvidos, baseia-se numa coisa simples que em Portugal não há: qualidade e investimento nos cuidados de saúde primários. Na verdade o fecho de urgências é possível, se se diminuir a incidência e prevalência de doenças. Acontece que para isso é necessário maior investimento na promoção da saúde e prevenção da doença, e aí reside o erro do Governo.
    Antes de fechar urgências era necessário melhorar os centros de saúde e criar suficientes USF. Porque digamos que em Pombal o centro de saúde está a anos-luz de cumprir as funções dos cuidados de saúde primários. Um dos problemas é a falta de profissionais, organização e iniciativa, mas sejamos realistas, sem melhores infra-estruturas é impossível ser muito melhor.
    Narciso Mota esteve bem em reivindicar um novo centro de saúde, prometer não pode, porque infelizmente não é competência sua.
    Quanto à necessidade ou não de um novo hospital em Pombal (que foi levantada num comentário anterior), julgo que dependerá se o novo centro de saúde vai ser feito num novo local ou se vai ocupar o lugar do actual hospital. No primeiro caso, o actual hospital apenas teria de sofrer alguns melhoramentos (não para albergar mais serviços, apenas para uma melhoria de condições). No segundo caso, um novo hospital seria indispensável, mas não um hospital todo XPTO (passo a expressão), por mais que como pombalenses a ideia nos agradasse, mas sim um hospital com serviços semelhantes aos que actualmente existem.

    ResponderEliminar
  9. Sr. G., a sua comparação entre a Mocidade Portuguesa e os Escuteiros constitui o seu melhor comentário desde que participa neste blogue! Destaco o quinto parágrafo. Muito bem!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!
    Sr. P. já vi que está sempre atento!

    ResponderEliminar
  11. Ahahah... dois equivocados, caro Sopas, caro DBOSS... eu que conheço ambos, farto-me de rir com estas tentativas de se adivinharem mutuamente! ;)

    ResponderEliminar
  12. Bom dia!
    Sr. Gabriel isto não são tentativas são certezas!
    O Engº Marques denunciou-me e a vantagem que eu tinha foi-se

    ResponderEliminar
  13. Sr. Gabriel:
    O sr. que já sabe quem sou, eu já o convidei, ao menos podia vir dizer-me bom dia.

    Eu de si apenas sei de onde é e conheço os seus escritos aqui do blog.

    ResponderEliminar
  14. Numa população cada vez mais envelhecida, com os problemas de saúde em muito associados à nossa sociedade de excessos, com uma nova geração altamente preocupada com a prevenção, podemos concluir que os profissionais de saúde são sempre necessários e em grande número. Acontece que, por contenção de despesas, o número de profissionais ao dispor dos utentes tem vindo a diminuir, o que resulta num maior número de utentes para menos profissionais.
    Face a este panorama, há alguém que se iluda com a possibilidade de um novo centro de saúde? Se não há dinheiro para contratar profissionais (são os profissionais que fornecem cuidados de saúde e muitas vezes com poucas condições técnicas) não acredito que haja dinheiro para novas construções, até porque o que se tem verificado é exactamente o contrário, estabelecimentos de saúde que encerram.
    A maioria de nós considera a saúde um bem essencial, talvez o mais importante de todos. Resta saber o motivo pelo qual é um dos mais menosprezados.

    ResponderEliminar
  15. Caro DBOSS, vantagem? Subentendo que considera uma vantagem fazer comentários conhecendo os alvos dos mesmos, mas eles não o conhecendo a si.
    Uma vantagem ludibriadora e que sendo a nossa única arma e uma forma de dizer aquilo que queremos sem limites pode tornar-se uma desvantagem.
    No meu caso, sempre considerei o anonimato como forma de protecção e não como meio para intimidar. Julguei que o seu caso fosse idêntico, mas pelos vistos...

    ResponderEliminar
  16. O Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.

    Em 1899 era grande a agitação na África do Sul. Robert Baden Powell (BP) recebeu ordens para formar dois batalhões de carabineiros montados e dirigir-se a Mafeking, pois afirmava-se que "quem possuísse Mafeking teria nas mãos as rédeas da África do Sul".
    A BP foi dada a missão de defender Mafeking dos Boers (colonos brancos da África do Sul de descendência holandesa). Quando começou o cerco desproporção de forças era enorme (1 para 9). Confrontado com esta escassez de efectivos, Robert lembrou-se de utilizar em pequenas tarefas os rapazes e adolescentes a partir dos nove anos. Muitos deles tinhas bicicletas e puderam servir de estafetas, mensageiros para a distribuição do correio, sentinelas e muitos outros serviços, que desempenhavam com coragem e grande risco. Os êxitos destes rapazes entusiasmou Baden Powell.
    Com isso formou os hoje designados Escuteiros.

    Juventude hitleriana significa verdadeiras milícias paramilitares de enquadramento dos jovens, onde lhes era incutida a ideologia nazi, recebendo também uma formação sistemática no domínio desportivo e no manejo das armas, a fim de se prepararem para serem, no futuro esforçados trabalhadores e heróicos soldados. Esta educação de disciplina rigorosa e de obediência cega, levada até às últimas consequências, induzia os jovens a denunciar a própria família. Em 2 simples palavras: PIDE INFANTIL.

    Por ter resultado tão bem, os ditadores iniciaram por copiar este modelo, instalando em grande parte dos países europeus. Portugal não foi excepção. No entanto, visto que Salazar se imbuía de um “espírito” católico (??), fez-lhe uma “adaptação”, incluindo a moral religiosa.
    A Organização Nacional Mocidade Portuguesa
    pretendia abranger toda a juventude - escolar ou não - e atribuia-se, como fins, estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina, no culto dos deveres morais, cívicos e militares.
    A ela deveriam pertencer, obrigatoriamente, os jovens dos sete aos catorze anos. Os seus membros encontravam-se divididos por quatro escalões etários: os lusitos (dos 7 aos 10 anos), os infantes (dos 10 aos 14 anos), os vanguardistas (dos 14 aos 17 anos) e os cadetes (dos 17 aos 25 anos).
    Com tudo o exposto, acho que o binómio escuteiros-mocidade é muito antagónico, contrariamente à proximidade aparente entre o binómio mocidade-juventude hitleriana.
    No entanto, nos tempos actuais, o verdadeiro espírito escutista está completamente defraudado! É frequente vermos escuteiro sem respeito pela farda que envergam, agarrados ao télélé a enviar sms, ou até, numa procissão, a jogar PSP.

    O meu conselho, é que o DBOSS leia mais um pouco sobre o assunto. O que eu hoje fiz para justificar as afirmações que aqui postei anteriormente. E estou convicto que a história disso já fez registos, não sendo necessário viver “no meio” como é o meu caso.
    Não pertenci à juventude hitleriana, à mocidade portuguesa ou aos escuteiros. Mas a ideia que tinha de todas as organizações, veio a ser cimentada com a leitura breve de relatos e escritos históricos da pesquisa que efectuei.

    Atentamente,

    Poeta da Treta.

    ResponderEliminar
  17. Olhe que não, Dr. Gabriel, olhe que não!... :)

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde!
    O Sr. Poeta da Treta definiu, e bem, o que era a juventude hitleriana, a história dos Escuteiros bem como a mocidade portuguesa.
    Parece-me exagero quando afirma que éramos todos obrigados a pertencer à dita organização e que recebíamos formação como armas de tiro. Se perguntar a todos aqueles que têm 50 e poucos anos, e viviam na aldeia, o que era a mocidade portuguesa eles não sabem. Comparar qualquer organização juvenil com a juventude hitleriana só por sarcasmo.

    De facto os escuteiros existiam muito antes do 25 de Abril mas, em Portugal, só houve maior divulgação após a referida data.
    Quanto ao resto do texto estou de acordo, até com a recomendação para ler mais, o que nem sempre é possível.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde!
    JA: não deve interpretar da forma que interpretou a minha frase "é uma vantagem". A interpretação que lhe deu não é compatível com a minha personalidade.

    Eu quando escrevo gosto de transmitir o que penso sem ofender quem quer que seja, aliás, nunca aqui evoquei razões profissionais nem pessoais para me defender ou provocar quem quer que seja, apesar de conhecer há muito tempo a maioria dos que aqui escrevem.

    Para mais o Engº Marques encarregou-se de divulgar quem é o Db0ss e hoje todos sabem quem sou.
    Se algum dia tiver a oportunidade de falar pessoalmente consigo digo-lhe as razões porque preferia ser anónimo e tenho a certeza que compreende.

    ResponderEliminar
  20. Não seja esse o problema...até porque eu gosto muito de falar pessoalmente com as pessoas. A escrita induz muito mais facilmente em erro!
    E quanto a compreender, não será difícil, pois sou muito compreensiva (quase sempre).

    ResponderEliminar
  21. A Organização Nacional Mocidade Portuguesa foi criada pelo Decreto-Lei n.º 26 611, de 19 de Maio de 1936, em cumprimento do disposto na Base XI da Lei n.º 1941, de 19 de Abril de 1936.

    Pretendia abranger toda a juventude - escolar ou não - e atribuia-se, como fins, estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina, no culto dos deveres morais, cívicos e militares.

    O seu Regulamento foi publicado em 4 de Dezembro de 1936, através do Decreto-Lei n.º 27.301.

    A ela deveriam pertencer, obrigatoriamente[1], os jovens dos sete aos catorze anos[2][3]. Os seus membros encontravam-se divididos por quatro escalões etários: os lusitos (dos 7 aos 10 anos), os infantes (dos 10 aos 14 anos), os vanguardistas (dos 14 aos 17 anos) e os cadetes (dos 17 aos 25 anos).

    A Mocidade Portuguesa estava dotada de um hino.

    in: wikipédia

    ResponderEliminar
  22. Não me peçam para falar de saúde.

    Haverá - disse alguém - maior chatice do que morrer saudável?

    Falemos pois de conformação dos corpos e de formatação das mentes ( no sentido que lhes dá Michel Foucault.) Será escândalo dizer que os nossos amigos escuteiros bebem do mesmo caldo de cultura das organizações juvenis dos Estados autoritários?

    Com todo o respeito pelos escuteiros, que é muito, a minha resposta é sim. Com as devidas diferenças e adaptações às circunstâncias e ao tempo, tiveram uma base comum de fundada nos valores da disciplina militar e na obediência aos chefes. Todas elas (Escutas, Balillas, Falanges, Pioneiros, Juventudes e Mocidades), independentemente das suas diversas vestes, se formaram num caldo de cultura autoritário que sobreveio à Revolução Francesa e se instalou nas sociedades europeias do fim do século XIX e princípios do Século XIX, que incluíam o culto do corpo, a defesa da superioridade rácica, do eugenismo e da superioridade imperial, a que Baden Powel e a Inglaterra Vitoriana também não foram alheios

    No fundo estas organizações pretendiam preparar os corpos para futuras necessidades militares e formatar (domesticar) as mentes das crianças e os jovens para os valores da disciplina e da obediência acrítica aos “chefes”. Os seus hinos e canções,fora de contexto são tão angélicos e inocentes como o da nossa Mocidade.

    Reparem nestes 10 mandamentos:

    1.A Honra do Escuta inspira confiança.
    2.O Escuta é Leal.
    3.O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
    4.O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
    5.O Escuta é delicado e respeitador.
    6.O Escuta protege as plantas e os animais.
    7.O Escuta é obediente.
    8.O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
    9.O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
    10.O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.

    Reparem neste juramento:

    - Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
    - Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
    - Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
    - Obedecer à Lei do Escuta;

    Reparem nesta trilogia

    1.O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida. (Deus)
    2.O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão. (Pátria)
    3.O dever do Escuta começa em casa. (Família)

    Reflectindo sobre estes valores, acham que faz muito sentido esta forma de formar e de educar?

    Para mim não faz!

    ResponderEliminar
  23. Na minha experiência de educando-educador resumo as coisas a dois princípios simples:
    -“Ama o próximo como a ti mesmo”
    - Acredita que és capaz e vale sempre a pena dares e fazeres teu melhor.

    Não acredito na competição para se ser melhor do que alguém, nem em obediências e temores reverenciais seja a quem for, para estruturar personalidades e formar cidadãos. Todos nascemos radicalmente nus e profundamente iguais e assim deveríamos poder continuar em todo o ciclo da vida. A JA, que é compreensiva, compreenderá.


    Em razão desta realidade ser reconhecida, dentro do próprio escutismo, existe um movimento alternativo que se rege por outros valores:
    1 - Ter uma só palavra e cultivar e procurar a verdade em tudo.
    2 - Opor-se à dominação, opressão e humilhação tanto das outras pessoas como de si própria.
    3 - Prática da entreajuda e do companheirismo sem olhar a diferenças de idade, sexo cor de pele, origem de classe, nação ou religião. Descrição
    4- Oposição à destruição da Natureza, do equilíbrio ecológico e da vida na Terra.
    5 - Ter audácia e auto-disciplina e procurar estar sempre saudável de mente e corpo.
    6 - Reconhecer, respeitar e lutar pelo Direito À Diferença.

    COMPROMISSO PESSOAL
    Comprometo-me a esforçar-me sempre por:
    1 - Defender a Liberdade contra todas as tiranias.
    2 - Ajudar quem menos pode mas de igual para igual e não como superior.
    3 - Orientar-me com a ajuda da Lei do Escutismo Alternativo.

    Significado Da Saudação Mundial Escutista

    - Os três dedos erguidos, simbolizam os artigos do Compromisso Pessoal.
    -O polegar sobre o dedo mínimo, simboliza o que pode mais ajuda o que pode menos.

    Claro que o escutismo é bom para a saúde e para o descanso de muitos pais.

    Não é menos claro, que o Fernando Carolino e o Pedro Pimpão, se não estiverem ocupados com as campanhas, virão fazer a contradita e fica tudo melhor esclarecido sobre a saúde no município e sobre as contribuições do movimento escuta para a sua prevenção, mostrando que misturar saúde e escutismo não andar à deriva.

    ResponderEliminar
  24. Amigos e companheiros, boa noite.
    O que a vida, que tenho que viver, nos faz perder.
    Não é que só hoje e agora tenho oportunidade de ler os comentários, mui, mui interessantes, que acabo de ler.
    Só lamento que se tenha fugido do tema que o nosso amigo e companheiro Adelino Malho propôs:
    Porrada no Engº Narciso Mota por querer corrigir os erros dos executivos, passados, do Partido Socialista em Pombal.
    O local onde foi construído o Centro de Saúde de Pombal, o local onde foi construída a APEPI são erros de lesa majestade.
    Já aqui foi escrito que a expansão da outra ala do Hospital ficou comprometida com a construção do edifício do Centro de Saúde.
    Não é preciso ser “ingenheiro” para perceber que o centro é o centro e que os lados crescem para os lados.
    O Hospital ficou desasado.
    Coitado.
    Nivelemos por cima, p.f.
    Tudo o resto é ruído.
    Até….
    PS-(D) - Hó oiráM não fiques zangado comigo que eu não denunciei o Senhor DBoss.

    ResponderEliminar
  25. Bom dia !
    A Mocidade Portuguesa tinha um hino e, na sua génese, obedecia à trilogia DEUS, PÁTRIA e FAMÍLIA.

    Os escuteiros, penso, têm um hino e a mesma trilogia DEUS, PÁTRIA e FAMÍLIA.

    Parabéns às duas organizações juvenis que ocupava e ocupa a nossa juventude nos fins de semana e não só.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia!
    JA quando vier a Pombal diga para falar-mos um pouco e tomar-mos um café

    ResponderEliminar
  27. Esta discussão deixa-me azedo. Não gosto de nada que se relacione com escutas (é visceral e anterior à racionalização, por isso não me levem a mal... não consigo mesmo gostar). Da mocidade portuguesa, ainda menos (mas aí já o raciocínio participa, pelo que estou mais implicado). Não gosto do Centro de Saúde de Pombal (facilmente abdicava do Hospital, porque a centralização não tem só aspectos negativos), a troco de um Centro de Saúde A SÉRIO. A localização é uma desgraça. Já me aconteceu (recentemente)ir de urgência ao Hospital e perder meia hora a tentar arranjar lugar para estacionar. O Centro de Saúde sofre do mesmo mal.
    De familia, gosto... da minha! Pátria, ligo pouco (e aos símbolos da pátria, menos ainda - exclua-se a lingua portuguesa, pátria que reclamo, como Fernando Pessoa). Deus, não ligo nada! Bem podem ver como esta conversa me aborrece... ;)

    ResponderEliminar
  28. Caro DBOSS, naturalmente que não iria combinar essa conversa publicamente no farpas, por isso contacte-me através do mail ja.pombal@gmail.com.
    Até porque quero confirmar a necessidade de ir armada!!!

    ResponderEliminar
  29. caro Gabriel, se essa ida à urgência do hospital se deu na sequência do problema que tiveste nos olhos, é compreensível que não tenhas visto os lugares disponíveis!!! Da última vez que lá fui não tive quaisquer problemas (às 6:30 da manhã era a única utente!)
    Agora a sério, há realmente problemas em encontrar lugar para estacionar, sendo esses agravados pelo facto de muitas pessoas fazerem uso indevido dos lugares reservados aos utentes dos estabelecimentos de saúde.
    E quanto ao Serviço de Urgência em Pombal, ainda não consegui encontrar as grandes vantagens da sua existência.

    ResponderEliminar
  30. Ora, é mesmo por aí, JA. Eu tb não consigo encontrar essas vantagens. Fiquei 4 horas à espera, pelo qe a minha urgência não devia ser bem urgente, na avaliação do Hospital. Não corresponde ao meu critério de "urgências". Eu não sou médico, mas enfim... não ía ali tratar de nenhuma unha encravada... ía com os olhos vermelhos de sangue (bonitos que eles estavam) e com a tensão arterial quase ao dobro do que costumo ter. E fosse aquilo que fosse, fazer esperar alguém 4 horas e chamar a isso "Serviço de urgências", só pode ser brincadeira!
    Mas provavelmente, cara JA, ainda não devo estar totalmente restabelecido, e só por isso não consigo ver bem as vantagens de as ter em Pombal!

    ResponderEliminar
  31. Começas a preocupar-me Gabriel, tendo em conta que também não consigo ver bem as vantagens de ter um serviço de urgências em Pombal, será que esse problema nos olhos é mal que se pega? Estaremos a viver o "ensaio sobre a cegueira" de Saramago? Ou na realidades estamos a ver melhor do que muitos Pombalenses?

    Quanto aos critérios de urgência, estão uniformizados segundo o sistema de triagem de Manchester (aquela histórias das pulseiras coloridas), e devem ser aplicados pelo enfermeiro que procede à triagem. Como é recente, naturalmente terá algumas falhas (em Portugal não há sistema que seja implementado sem ter muitas falhas) e também há muitos enfermeiros que ainda não têm conhecimentos suficientes para o aplicar na plenitude.

    ResponderEliminar
  32. Amiga e companheira JA, boa noite.
    Aquelas dos olhos vermelhos do nosso amigo Nuno Gabriel nada têm a ver com política, nem com Saramago, nem com ver melhor do que os outros pombalenses.
    Deve ter sido, digo eu, de ele ter olhado para onde não devia.
    Acontece!
    Mas já está bom, graças a Deus, pelo menos dos olhos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. Caro Rodrigues Marques, creio que os olhos vermelhos do Camarada Nuno Gabriel não terão sido resultado de olhar para onde não devia. Se assim fosse, em vez de vermelhos, ficaria com os olhos negros.
    A não ser que ele nos esteja a ludibriar com o seu lado poético.

    ResponderEliminar
  34. A verdade é que eu olho, e vejo muito menos vermelhidão (politica, que futebolistica a coisa quer-se mais verde) do que seria desejável. Vou vendo uns laranjas berrantes, e uns rosas pálidos. Mas aguardem, já tenho um plano estratégico. Será a guerra suja: vou atacar-vos com armas químicas! A diferença é que em vez de Antrax, ou outras bichezas causadoras de doenças impronunciáveis, eu vou atacar com o "bicho da escarlatina". Que isto de revolução é coisa ainda em marcha! :)

    ResponderEliminar
  35. Andamos a criar um monstro aqui no farpas!!!
    Tendo em conta que a escarlatina afecta essencialmente crianças, espero que não estejas a contar o usar o teu filho para tal disseminação.
    Para além disso, não escolheste uma boa bactéria, uma vez que é muito fácilmente curável com uso de antibióticos. Se queres deixar marcas profundas, escolhe outro microorganismo, realmente destruidor.

    ResponderEliminar
  36. Não é para "destruir", JA... é para "instruir"... eheheheheh

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.