4 de novembro de 2008

Sai uma medalha ali para aqueles senhores

A poucos dias do feriado muncipal, o executivo da Câmara Municipal aprovou em consensual decisão os nomes dos felizes comtemplados, este ano, com medalhas de mérito. Li a notícia ontem, aqui. Foi a foto que me prendeu, pois que pelo ar dos três convivas julguei tratar-se de uma fotolegenda divertida: à frente, António Calvete e Narciso Mota seguram um copo de champagne a mão. O primeiro com ar circunspecto, o segundo mais satisfeito. Atrás, Michael António, o jovem vereador amigo do primeiro, discípulo do segundo, faz lembrar um guarda-costas. Não há dúvida: é uma boa fotografia.
Ao ler o texto que a mesma ilustra, ficamos a saber que o patrão dos colégios vai ser um dos homenageados no 11 de Novembro. Ele e mais outros. Na verdade, já foram entregues lá pelo Cardal medalhas menos merecidas. E em tempo de banalização dos nobres galardões, há de tudo: aqueles a quem não dava jeito receber a medalha no ano passado e que transitaram para este ano, aqueles que simplesmente a recusaram e que preferem pendurar toda a dignidade ao peito, e aqueles que lá irão todos contentes, de fato novo e colónia domingueira.
Diz a notícia que o comissário da PSP é um dos homenageados, o que nos faz crer que vão longe os tempos de cólera entre o presidente da autarquia e aquela força de segurança. Ah, claro, que disparate...o comissário era outro.
Vendo bem, a cerimónia deve ser comovente. Depois de tempos passados em que a figura e o desempenho de Calvete não agradavam de todo a Narciso Mota e seus pares, a medalha ajudará a passar uma esponja sobre esse período negro da história política de Pombal. Assim é que é bonito, todos amiguinhos. Humfp.

1 comentário:

  1. A banalização e os caprichos políticos tiram o brilho às medalhas, independentemente do mérito das pessoas. Veja-se, por exemplo, o 10 de Junho e a balofa comemoração dos nomes do regime.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.