18 de novembro de 2009

2013 aí tão perto!

Diogo Mateus é o preferido para a sucessão. O preferido do povo (diz-se), dele próprio e de parte da máquina do partido.
Depois há os barões. O nome de Rodrigues Marques tem sido badalado, e visibilidade não lhe tem faltado. Também se fala numa "oposição silenciosa", dos que têm sido afastados nos últimos 12 anos (ou seja, os "não-jsd"), num grupo que inclui, entre outros notáveis, José Gomes Fernades. Só que, ao que consta, nenhum dos nomes tem o aval de Narciso Mota.
Como figura pacificadora (não é escolha gritada com entusiamo por ninguém, mas de que também ninguém diz mal), lá se vai falando de Fernando Parreira. Recentemente, até de Paula Cardoso, como "a herdeira" escolhida pelo quase presidente cessante.
Entretanto, e como é seu timbre habitual, o PS vai vendo a banda passar, sempre com grande tranquilidade.
A questão é: como se vai escolher o próximo candidato do PSD por Pombal? Em Lisboa? Em Pombal (na concelhia)? Nas Meirinhas (ou nos Paços do Concelho, o que vai dar ao mesmo)? Nas ruas, ouvindo os militantes?
"Cheira-me" que 2013 já começou, e que estes 4 anos vão trazer mais "sal" a esta nossa peculiar democracia.

25 comentários:

  1. So se for agora que ouvem os militantes. Ja á 16 anos que os militantes só são chamados para pagar as quotas e ouvir os discursos apoteoticos do Eng., berrando com os que lhe fazem frente e impondo a sua vontade.

    ResponderEliminar
  2. A minha opinião é a seguinte:

    Sincera e respeitosamente, pose de estadista (e não estou a dizer “aristocrática) Diogo Mateus tem. Pelo menos quando aparece pelo Louriçal tem o hábito de conversar civilizadamente com as pessoas, bem como Fernando Parreira.

    Há algo que pode jogar a favor de ambos. Das raras vezes que por lá apareceram deram-se a conhecer, se bem que não se entregaram, propriamente ao banho de multidão.

    Que quero com isto dizer? Eles perdoar-me-ão mas, aos olhos do povo fora de muros… eles serão os “meninos da cidade”.

    Narciso Mota, por outro lado, foi enfraquecendo a performance da máquina do partido, digo eu, fazendo-se rodear, tanto tempo, da mesma “malta”. É meritório que lhes tenha proporcionado experiência autárquica… mas foi sendo notório que a sua autoridade reforçava-se e mantinha as distâncias, por assim dizer. O círculo que Mota havia criado, para sua protecção – quer em relação aos “barões”, quer a outros da máquina laranja – protegeu-o (daí a juventude dos vereadores) mas secou para o futuro, em termos de vida e de frescura a própria juventude dos infantes, cada vez mais “enquistados” nas manias ou na falta de visão do e deste poder local.

    Resumindo: constou-me [se é verdade, se é mentira, não sei] que Narciso Mota fez valer a sua posição na última constituição da direcção/comissão política do PSD pombalense. Certo, certo, é que ele quererá continuar a puxar os cordelinhos. O futuro a 8 anos que começará desde já a assegurar. E então voltará.

    Minhas senhoras e meus senhores. Ao Senhor Presidente da Câmara gostaria de ver mais vezes na Freguesia do Louriçal, que não os Festejos da Nossa Senhora da Boa Morte e uma ou outra esporádica visita, como a que fez à Moita do Boi. Certo é que ele sabe de tudo de toda a vida do Louriçal. Sem querer levantar falsos testemunhos, incorrendo em ilegalidades, presumo que o povo assim vá dando notícias quando pede o subsidiozito ou qualquer coisa que diga respeito a manilhas ou serventias.

    Espero, sem querer ser sínico, que o PSD ganhe novo fulgor, para o caso do PS nem aos seus calcanhares chegar. Porquê? O povo, não sendo estúpido… vota laranja. E isto vai sempre lá por defeito. Ganhe novo fulgor…

    … O líder laranja deverá abraçar o território por igual e não continuar a praticar a asfixia económico-social. Acreditem, senhoras e senhores, sou do Louriçal, vivi em Pombal até aos 16 anos e tenho conhecimento de causa.

    Estamos, no Louriçal… FARTOS!!! Quem vier a ser líder, que nos respeite. Que nos ouça e… reportando à fita hollyoodesca em que Nero tomou o gosto à compaixão (porque não ser déspota era uma novidade)… peço ao novo [?] líder três coisas:

    a) Não sendo “esclarecido”, ao menos tenha compaixão pelos campónios do Louriçal.
    b) Que nos visite regularmente, para que veja… a sério… qual a nossa qualidade de vida… Quase-quase insustentável.
    c) E não nos hipoteque o Futuro.

    Nota: Seria saudável que aparecesse um Manuel António – pelo menos os ares do campo já conhecia, antes que se intoxicasse com os urbanos.

    Tenho Dito
    Caravaggio

    ResponderEliminar
  3. Tem piada este topico que visa a prolematica da sucessão do Sr. Eng. nos destinos do PSD, é elaborado por 1 Gaulês e comentado por mais 2, sendo que desses 3 existem 2 com tendencias CDU. No minimo é preocupante........

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho a ideia que o candidato à Câmara de Pombal pelo PSD, daqui a quatro anos, sou eu.

    ResponderEliminar
  5. É Gabriel…

    O raio da vacina da gripe já anda a fazer efeitos alucinógénios?

    Ainda Agora nasceu um filho (uma eleição entenda-se) e já estão a falar de outro que há-de vir daqui a 4 anos??.tem calma! Até lá tanta coisa vai acontecer… vamos envelhecer, vêem mais verões, invernos, primaveras e Outonos, os girassóis volta-se para o sol, as marés vão subir, as marés vão baixar, o Benfica vai ser varias vezes campeão nacional (tenho fé) e até vamos ganhar um titulo Europeu, e Portugal vai ser Campeão do Mundo em África do Sul.

    Isso é o quê? Stress pós traumático das eleições? Olha: uns Xanax ou uns Valiuns deixando derreter directamente debaixo da língua resolve.

    Cá para mim isto trás água no bico. Vocês querem é festarolas com o bom vinho da região, musica e com muito porco no espeto.

    ResponderEliminar
  6. Não estou nada preocupada. (O Mundo acaba em 2012!) Mas se não acabar, espero que a candidata seja uma "Senhora" e não uma plebeia enfeudada aos burgueses de Leiria. Há "linhagens" cá na Villa, só que não estão para se ralar. O Diogo é monárquico mas não é uma mulher e Pombal precisa de uma mulher ao volante.

    ResponderEliminar
  7. Pois, isto traz àgua no bico, sim senhor. É que essa disputa por "daqui a 4 anos" pode ajudar-nos a perceber escolhas e "tendências" na acção politica (e não só) de hoje! Como diria o Palmelão, "vocês sabem do que eu estou a falar..."

    ResponderEliminar
  8. Gabriel, lamento, mas 2013 começou mesmo antes das eleições de Outubro passado. (Lembras-te de um post que aqui coloquei sobre o célebre jantar da Guia...?)
    Tenho para mim que o candidato do PSD poderá ser uma surpresa. E se assim for, muito lamento que para Diogo Mateus a água já tenha passado há muito por debaixo da ponte. E como se sabe, não passa duas vezes. Tenho a minha opinião fundada. Mas guardo-a para mais tarde, pois que por ora me parece importante esmiuçar outros males e procurar outros remédios. Uma nota apenas sobre o possível futuro candidato do PS: em 2013, sem o populista Narciso na corrida, qualquer luta será menos desigual. Por isso não se espantem se, nessa altura, houver manifesta disponibilidade por parte de alguns da dita sociedade civil (que existe, mas está disfarçada).

    ResponderEliminar
  9. Amiga Paula, claro como a agua que daqui a 4 anos o candidato do PS, vai ser o meu amigo Adelino Mendes, e com o curriculo alcançado e a visibilidade acrescida, se conseguir reunir um bom grupo de trabalho e for perspicaz na escolha dos Candidatos ás Freguesias poderá mesmo recuperar a CMP para o PS. Nalgumas Freguesias tanto o PS como o PSD partirão do Zero, visto que no Louriçal o PSD deu cabo de toda o nucleo duro existente e noutras não vai conseguir recandidatar Presidentes de Junta de ultimo mandato.

    ResponderEliminar
  10. À quatro anos o Paulo Bento era o maior do mundo...

    Não se preocupem com as escolhas que o PSD irá ou não fazer.
    Preocupem-se é com a comunidade onde vivem e com a forma útil como podem empregar o vosso tempo para a auxiliar.
    Se uma coisa este último acto eleitoral provou é que não se ganham eleições confortávelmente à frente do computador!

    ResponderEliminar
  11. Porque, João Pimpão? Houve algum computador que se apresentasse a sufrágio, e tivesse perdido? Ou que estar à frente de um computador desconfortavelmente (contrariamente aos que estão confortáveis)acarreta mais votos?

    ResponderEliminar
  12. Apenas mais uma opinião ao post inicial do Gabriel:

    Agora mais a sério: acho, em minha opinião que é mesmo muito cedo para se estar a falar já de sucessões. Mas penso que o partido (PSD) há-de chegar, na devida altura, a um consenso para a escolha do melhor candidato(a) para a Câmara de Pombal. Agora também concordo e acho correctíssimo de que Narciso Mota tem uma palavra a dizer na escolha do novo Candidato.

    Olhem a história: Pombal era governado pelo PS até 1994 altura em que em que se candidatou Narciso Mota. Era um desconhecido para todos, ou pelo menos para a maior parte das pessoas do Concelho. E Ganhou… E voltou a ganhar… até agora sempre com maiorias. Portanto o PSD tem obrigação de lhe pedir opinião e de o próximo candidato ser uma pessoa do seu aval. O PSD de Pombal deve muito a Narciso Mota, porque é ele que mantém o partido no poder local. E digo-vos com toda a frontalidade que me é habitual: O próximo candidato do PSD só ganhará se tiver o seu apoio pelas freguesias do Eng. Narciso Mota. Não estarei certo?

    ResponderEliminar
  13. Antes que surjam ‘bocas’ do tipo – “ah e tal e mais não sei o quê… dar graxa, etc…”, aqui vai:

    1º Na vida, entre ouros, sempre me regi pelo princípio da lealdade: NUNCA CUSPIR NA MÃO QUE ME DÁ ALIMENTO.

    2º Tanto comprimento e converso com a Nela Galvão no passeio da rua com nos corredores da Câmara;

    3º Dou-me muito bem com o Adelino Mendes e orgulho-me de do dia apresentação dele no Teatro Cine, virem-me dar os parabéns pelo meu profissionalismo e pelas coisas correm todas bem;

    Portanto só constatei factos do meu partido. E como militante esse direito assiste-me. Agora quem não gostou…embrulhe e leve num saco (biodegradável se possível).

    ResponderEliminar
  14. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Não te dói a cabeça por saberes tanto?
    Deus queira que não.
    Deixa-me dizer-te que para esse peditório já dei em 1989.
    Nesse ano fui candidato à Câmara Municipal de Pombal e, para além de não ganhar, perdi um Vereador.
    Sei que o Partido Socialista não jogou limpo, mas já lá vão 20 anos.
    Assunto encerrado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Ó João (Pimpão), estás-te a passar, meu. Vá, vai lá tratar do nosso Benfica que tem a melhor cor do mundo :))))))))))

    ResponderEliminar
  16. Olhe que eu acho que ainda tem muito a dar a Pombal e ao PSD. E acho que, se realmente de predispuser a avançar, terá muitos e insuspeitos apoios. Saberá isso melhor que ninguém. Send uma pessoa capaz, negar-se à sua responsabilidade pública é uma maldade para com o concelho e para com o seu passado. Aposto que haveria de recuperar muitos militantes descontentes.

    ResponderEliminar
  17. Ó Gabriel...menos. Tu por acaso encontraste hoje o J. Pimpão? Beberam?

    ResponderEliminar
  18. Deus queira que não tenha sido pirolito de café-desconc(s)erto!

    ResponderEliminar
  19. Amigo Pimpão espero que no proximo fim de semana, o Carvalhal seja o melhor Teinador do mundo, no verdadeiro Derby com o todo sabio Jesus.

    ResponderEliminar
  20. Talvez não me tenha explicado bem. O que eu queria dizer é que se Rodrigues Marques decidir avançar (como corre à boca pequena), acredito que várias forças no PSD o irão apoiar, por se reverem no seu estilo. E julgo que já há movimentações nesse sentido!

    ResponderEliminar
  21. Boa, boa, ao menos já aqui fizemos um amigo!

    Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques!

    Arranjem-me cartão, arranjem-me cartão! Um cartão mesmo laranja! António, tu não! António, tu não!

    Presidente Rodrigues Marques! Sopimpa!

    Presidente Rodrigues Marques! Você é retoricamente um génio! Tem ideias de vanguarda! A sua vida moral é todo um exemplo para a comunidade! A sua família mais o cão mais o gato mais o periquito são todos presidenciais…

    Gritemos todos à BOCA GRANDE!

    Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques!

    Rodrigues Marques! Dou-lhe já o meu apoio…

    … lambo-lhe já os pés – Meu Mestre – se for seu Mandatário… se me der o lugar de Vereador da Parvoíce!

    Sim?, sim?, pode ser?

    Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques! Rodrigues Marques!

    Semos todos Liberais!, apoiiemos Rodrigues Marques até não podermos mais!

    ResponderEliminar
  22. Caravaggio com a época dos cogumelos, não comeste mesmo nenhum dos alucinogénicos ? Um homem de esquerda (CDU) a querer um cartão laranja? Se quiseres dou-te o meu...não te preocupes que ja paguei as quotas até ao final do ano.

    ResponderEliminar
  23. Não. Mas também não foi pirolito champanhóide que me toldou as ideias.

    Melhor!, Roque… E tenho lugar cativo?

    ResponderEliminar
  24. Amigo e companheiro do “cesto da Gávia”, bom dia.
    Finalmente uma boa notícia.
    Já movi os cordelinhos para que Cuba, não a nossa, mas a das Caraíbas, adira a este importante movimento.
    Até à vitória final…
    Abraço.

    Publicação: 21-11-2009 22:52
    Venezuela: Partidos de esquerda de 45 países querem substituir Internacional Socialista
    Caracas, 21 Nov (Lusa) - As organizações políticas de 45 países que participam, em Caracas, no I Encontro Internacional de Partidos de Esquerda apoiaram uma proposta do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) sobre a criação de um novo organismo internacional que substitua a Internacional Socialista.
    "A Internacional Socialista caiu e perdeu o seu papel no mundo", explicou Walter Gavíria, deputado do Parlamento Latino-Americano, ao apoiar a proposta do PSUV sobre a criação de um novo organismo internacional que promova o debate e a cooperação entre as organizações políticas de esquerda.
    Por outro lado, segundo Raquel Garrido, do Partido de Esquerda de França, há que apoiar os partidos de esquerda da América Latina que "estão conseguindo revoluções e formando organizações, que acatam tanto o fracasso do comunismo de Estado como o da social-democracia".
    22-11-2009 22:52

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.