15 de novembro de 2009

Agência de Rendimento Garantido

Há muito que a autarquia se transformou num Centro de Emprego, para os amigos e familiares.
Mas nos últimos tempos transformou-se numa Agência de Rendimento Garantido.
E até os muito empreendedores a ela recorrem!

33 comentários:

  1. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
    Estás a meter na fossa o “teu” Farpas.
    No tal jantar exigiste aos “postoladores” que “postolacem”, mas coisas credíveis e de interesse para a comunidade.
    E tu o que fazes?
    Guerrilha, pura e dura.
    Hás-de receber a paga, já que quem semeia ventos colhe tempestades.
    Sem abraço, nem consideração.

    ResponderEliminar
  2. Caro Malho é a crise toca a todos, eu que até tenho o cartão laranja em dia é que nunca me calha nada, que raio azar o meu de ter nascido Gaulês.

    ResponderEliminar
  3. Experimente o cartão azul do CDS de que já acusaram o meu parente Louriçal ter cara de ser!

    Cá para mim acho óptima a cor, atente por exemplo ao Museu do meu saudoso avô que há aí por esses lados, repare que até o fundo das armas dele eram azuis.

    Deixe o laranja. Palavra de romano.

    S.P.Q.R.

    ResponderEliminar
  4. Não creio que a acusação tivesse um intuito elogioso, caro Manuel. Donde, talvez o teu conselho ao Roque seja portador de alguma malícia. Mas "carícias" e "malícias" são tão facilmente confundíveis, não é mesmo?

    ResponderEliminar
  5. Amigo Rodrigues Marques, não vou estar de bem com a minha consciência enquanto não aceitar jantar comigo. Fica desde já o convite! Sofro por vê-lo tão insistente em relação ao "tal jantar", e o meu coração é ainda muito jovem para tamanho sofrimento. Vejo que aprecia jantares, e só faz bem: é o que levamos desta vida, não é?

    ResponderEliminar
  6. Caro Rodrigues Marques, gostaria de saber exactamente o que não tem interesse para a comunidade? Ao que me parece, a discussão deste tipo de situações não terá grande interesse é para as pessoas que delas beneficiam.

    Caro Roque, deixe-se de preocupaçõoes com a cor do seu cartão, seria mais útil que ajudasse na díficil tarefa de mostrar o cartão vermelho (sem qualquer alusão a partidos políticos) a quem realmente o merece!

    Camarada Gabriel, "malícias" e "carícias" que um homem faz a outro homem?! Há quem lhe chame doença!

    ResponderEliminar
  7. Senhor Gabriel Oliveira,

    Não confundo carícias com malícias, mas se isso era algum convite a desvios olhe que o Senhor JA parece-me muito interessado na sugestão.

    Que Senhores maldosos...

    ResponderEliminar
  8. Caro Manuel Pombal enganou-se a JA é uma menina

    ResponderEliminar
  9. Bem, já basta o reduzido número de elementos femininos e ainda me querem converter? E se me incluia no grupo dos maldosos, está enganado, eu apenas segui o raciocínio do camarada Gabriel, e ele não é nada maldoso.

    ResponderEliminar
  10. Todas as Câmaras, de todos os concelhos desta terra à beira-mar plantada, são as principais empresas empregadoras. Em muitos concelhos, são até as únicas. Chato, mesmo chato, é os concursos de admissão de pessoal não serem mais transparentes e selectivos.
    Saudações

    ResponderEliminar
  11. É verdade o que diz, professor! Se por um lado é o poder económico mais próximo "das mãos do povo", a verdade é que também é uma tentação danada. Quantas vezes, uma tentação demasiado grande!
    Camaradas (Manuel Pbl), basta indiciar uma "marca-de-àgua" mais "arco-iris" nas minhas palavras, e ficam todos eriçados. Não vale a pena, que nós somos quase todos gente tolerante! :)

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Ai Gabriel Gabriel! confundem-se malícias e carícias, a JA deu-lhe na muge, você é Gabriel mas não é anjo. mas é bom rapaz.
    Transparência em tudo, até nas palavras.

    ResponderEliminar
  13. E eu que queria só fazer um trocadilho com este "Carícias malícias... vá lá, ninguém identifica? Paula, pergunta ao teu Daniel, que ele responde "de esgalhão"...
    Amigo Grilofalante1, agradeço os elogios. Vejo que gosta de transparências, como eu. Transparências, malícias, carícias... voltamos ao mesmo!

    ResponderEliminar
  14. Camarada Gabriel, o 1berto é que era gajo para responder a isso! Mas olha que essa história de transparências não joga nada bem com post deste gabarito relacionado, porque ela simplesmente não existe ou anda muito escondidinha.

    ResponderEliminar
  15. Tenho aqui um incensório e acho que vos vou defumar que estão a precisar...

    JA desculpe este rapaz que a achava o maioral aí de Pombal...

    ResponderEliminar
  16. Caro Marquês, gosto da tua linguagem!
    Aparece por cá muitas vezes, que és bem recebido! Sem ponta de ironia!
    E traz o incensório, que alguma utilidade se lhe há-de dar. Não havendo incenso para queimar (que agora só se arranja daquele barato com cheiro a tosta-mista ou mistela semelhante), outras substâncias haveremos de queimar.
    Almas perdidas (eu faço de Mefistófeles), rostos sombrios, sexos imprecisos... tudo há-de arder nessa tua "gaiola" de prata ou de bronze (como manda a tradição). Só não nos queimes a maledicência, por favor!

    ResponderEliminar
  17. De tudo o que aqui li, sigo (sem palmadinhas nem festinhas!) pelo exemplo do Professor! Muito bem.

    Agora já só falta, na hora de votar, fazerem-nos uma entrevista:

    “Então, meu amigo, diga lá! Vem votar na frutinha do costume, não é? Então vá, preencha o boletim, que lhe telefonamos p’ra semana…”
    “Mas ali fora no corredor estavam a dizer que não aceitavam mais votos; que já estavam admitidos certos votos, de pessoas vossas conhecidas…”
    “Não são «certos votos». São votos certos!”

    Numa câmara perto de si.

    ResponderEliminar
  18. Preâmbulo.
    Desenvolvi uma pequena adaptação de O Titanic [fazendo o resumo dos últimos dias - e pegando no conselho que Rodrigues Marques deu a Adelino Malho, dia 15 do corrente às 21:35, neste mesmo post]. De boa fé. Que os intervenientes não se zanguem comigo. Espero que se divirtam.
    Podia enquadrar aqui o companheiro Sopas, mas deve andar ocupado com as guerrilhas.
    Quanto às tempestades, aqui vai.

    Narrador: Oh!, amigo Rodrigues & Marques!
    Por que atazanais

    [que Diabo, não tenho aqui o meu Houaissi p’ra consultari “atanazari”… mas vai assim com Z]

    assim o companheiro Adelino Malho?

    Tire de lá a palavra “fossa” (a menos que seja oceânica) e ponha, por exemplo a expressão

    “Olha que ainda afundas esta merda(*)!”

    [perdoem-me a palavra “afundas”]

    Assim sempre o Farpas poderia ser o Titanic, não era?
    Faz de conta que íamos a navegar, assim à bolina, o Capitão Malho era o Comandante… o companheiro Rodrigues Marques era assim um Irlandês Sem Trono à procura do Novo Mundo…

    … e, a páginas (a ondas) tantas, antes disto tudo descambar e furarmos o casco [não os cascos!] dizia assim para a menina JA [com a Vossa permissão – pede-a o narrador agora] ou para amenina Marlene [idem]:

    “Posso dar-lhe um beijinho nas costas das mãos?”

    Ela suspirava e respondia:

    “Nas duas?”

    “A menina é como o Sol!”

    “Não diga disparates e avance!”

    E então, Marques… Rodrigues Marques [Engenheiro p’ros amigos] gritava a plenos pulmões…

    “I’m the King of the World!”


    Moral da estória. Todos podemos ter Títulos Nobiliárquicos, mas nem todos são os Reis do Mundo.

    Nota: (*)“merda” vem no dicionário – por causa do licor.

    ResponderEliminar
  19. Amigo e companheiro Caravaggio, bom dia.
    Gostei!
    Logo, com mais tempo disponível, conversamos.
    Até lá… Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Caro Caravaggio!

    Gostei! Mas fiquei com uma pequena dúvida: o barco afundou? E já agora, moral da história: os homens falam, falam, falam e...as mulheres decidem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. O Rodrigues Marques gostou e eu, tenho quase a certeza que também. Boa Caravaggio.

    ResponderEliminar
  22. Senhor Manuel Pombal,

    Essa sugestão de o amigo Roque virar à direita, está fora de questão. Acredito que continua laranja retinta. Talvez o Pedro Passos, esse “gentille homme”, lhe dê a cidadania de Romano, lhe entregue uma quadriga e o convença a “atravessar o Rubicão” (Arunca) e vir de novo à ribalta por tal cor flamejante. Não existem amores mais profundos e generosos do que os amores profundos e contrariados. Pode ser, também, este o caso. Como diz o grande J.Ferreira-Rosa em “O Meu Amor Anda em Fama” (http://www.youtube.com/watch?v=kuAaZ5Wx2uQ), ele, mesmo assim, lhe quer “bem”. Não vale a pena o Grilo e o Alerta o andarem a atazanar, porque isso só lhe aumenta o ferrete e a vontade de mais depressa “abrir a porta”.

    De qualquer modo, azul por azul, ao menos o azul monárquico que sempre seria mais simpático e lhe ficaria melhor, porque é um partido que defende a história e o património ambiental.
    O esse azul e amarelo de “truce tecno”, por favor, não lhe sugira, seria ingrato o peso de tal corveia . Haja ao menos algum bom-gosto. O que eu sei que o Roque tem.

    Como sempre,

    Abraços

    ResponderEliminar
  23. Exmo. Senhor Gabriel Oliveira,

    Não sou Marquêz de coisa nenhuma. O Marquêz é o meu parente D. Manuel Sebastião de Almeida de Carvalho Daun e Lorena, 9º Marquêz de Pombal, e a seguir virá o não menos distinto D. Sebastião José de Carvalho Daun e Lorena, actualmente 13º Conde de Oeiras.

    Quanto ao que se vai queimar não se preocupe, eu trato disso. Trate das brasas.

    ResponderEliminar
  24. Senhor Jorge Ferreira,

    Se algum dia votou PPM, dê-me a sua morada e eu vou ai dar-lhe um tiro. Isso é partido de bêbados e de ignorantes, quase tão mau como o PCP.

    Espero vê-lo candidato nas próximas legislativas ou então pelo menos à Câmara que o Grande Sebastião José vos legou.

    ResponderEliminar
  25. Caro Manuel Pombal, explique-me lá essa questão do "quase tão mau como o PCP", sinceramente não percebo, até tenho amigos comunistas e fui à festa do Avante! e não me apercebi até que ponto o PCP é assim tão mau. Será apenas uma visão local? Se assim for, está perdoado, realmente...
    (Tenho a sensação que nos conhecemos, confesso que nunca tive o sexto sentido apurado, mas...)

    ResponderEliminar
  26. Senhor Manuel Pombal,

    Não, nunca votei no PPM. Como já deve ter percebido sou transparentemente republicano.

    Também não concordo consigo no que respeita ao PPM ou ao PCP. Não são melhores nem piores do que os outros. Bêbados e ignorantes em todos os partidos os há. E ainda bem que os há. Se os partidos aspiram a representar e a organizar a sociedade é fundamental que eles também lá estejam pois são uma parte quantitativa e qualitativamente significativa da nossa sociedade e a quem, ao contrário dos ladrões, é dada pouca representação e oportunidade de brilhar. Quem sabe se não chegou a sua hora e sejamos melhor governados.

    Porventura, isso não terá a ver com as disputas que sobre a legitimidade dinástica e a disputa da coroa que envolvem os que se reclamam da nobreza, em que o Senhor Manuel Sebastião (9º Marquês e talvez seu avô) esteve envolvido como Advogado e no Conselho de Nobreza ou estará a atirar ao oco e poço de vaidades que me parece ser o Câmara Pereira e outros monárquicos sem têmpera, das vénias e beija-mão.

    Agora não venha dizer que os falecidos João Camossa, Barrilaro Ruas, Sousa Tavares, ou os vivos e activos, Ribeiro Teles, Luis Coimbra, Augusto Ferreira do Amaral, e tantos outros que, bebendo ou não, não eram ou são pessoas bem qualificadas para qualquer cargo ou lugar?

    Por falar de bebida, não lhe sobrou nenhuma garrafa de Carcavelos da quinta deixada pelo grande Marquês? No Farpas apreciamos pessoas e vinhos generosos.

    ResponderEliminar
  27. Menina JA,

    Sobre o PCP recuso-me terminantemente a falar sob pena de eles ainda me virem perseguir como fizeram aos meus familiares e de nos roubarem o pouco que tínhamos. Para ladra basta a República.

    Senhor Jorge Ferreira,

    Sim, poderá ter a ver com a questão que o MARQUÊZ D. MANUEL SEBASTIÃO se envolveu na minha opinião de forma infeliz. O Câmara Pereira ainda é mais infeliz coitado, mal por mal antes maçon que comunista, logo ele que tinha um santo sogro o Marquêz de Borba que coitado muito deve ter sofrido enquanto viveu e assistiu a tudo isto. Vivat à Casa dos Duques de Loulé, que infelizmente tem sido expostos à causa pública pelo infeliz fadista.
    PPM está decadente hoje, nos tempos da fundação não questiono que fosse um bom partido, mas a Monarquia não pode ser alcançada por um partido. É surreal tal ideia.
    Por falar em vinhos (perguntem mas é ao Tiago o que fez o 3º Marquêz de Louriçal aos carregamentos que o Grande Sebastião José lhes mandou de Carcavelos para Roma) à pouco soube que hoje se abriu um garrafa da muy exclesa Casa de Louriçal de um qualquer vinho raro da Quinta da Abrigada que espero que me tenham guardado um cálice, Tiago tive de fazer exposição pública para ter a certeza que algo ficou para eu poder comentar aqui aos apreciadores do néctar.

    ResponderEliminar
  28. Ainda hoje ha muito bom vinho na região do Louriçal, na famosa Quinta dos cozinheiros situada nas Matas do Louriçal, com encosta virada a sul, terminando numas terras de minha propriedade na ribeira de Santo Amaro, provem, O Tinto UTOPIA é uma verdadeira pomada, um nectar dos deuses. http://www.quintadoscozinheiros.com/

    ResponderEliminar
  29. Roque, o Poeirinho há muito que aprecio nas cerimónias "Bachianas" em que participo na minha preparação para oficiante da Confraria. As utopias, imaginava-as. Esse não conhecia. Se essa Utopia é boa e se materializou aí na nossa zona e estiver em boa conta, reserva algumas para a troca. Aqui estão a aparecer alguns vinhos bastante bons a bom preço, como os da Herdade da Penina. Levo para intercâmbio.

    Espero que Tiago-Louriçal, como pessoa de bem, e bem -educada, ouça Manuel Pombal, faça o que é de costume, e nos presenteie com o agrado de alguma das excelsas garrafas dos fundos da Casa Louriçal. Como é tradição da nossa ruralidade, quando recebemos para o almoço ou para jantar, não podendo servir em baixela Odiot ou Germain, serviremos com o mesmo empenho e galhardia em louça de Sacavém, com abundância e aprimorando na confecção para que não haja razões para que os convidados deixem comida na borda dos pratos e para terem preocupações com as contas.

    ResponderEliminar
  30. Caro amigo Jorge, se visitou o site verificou que esse vinho UTOPIA, só é feito em anos muito bons pelo que não é possivel encontrar no mercado ( eu por acaso ja tive o previlégio de provar) mas o Poerinho, encontra la na quinta e esta a um bom preço em relação á qualidade. Quando vier cá a Pombal contacte-me que vamos la com o nosso amigo Pedro Santos, que tem uma relação preveligiada com a Dona da Quinta.

    ResponderEliminar
  31. Caros leitores e comentadores,

    Por favor leiam, assinem e divulguem a minha petição, disponível no endereço:

    http://www.peticaopublica.com/?pi=cmpombal

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  32. Caro Sopas, estou sem palavras, brutal! Só mesmo tu para te lembrares de uma coisa destas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.