24 de novembro de 2009

Avidez pela receita

Na passada semana, o executivo municipal aprovou a proposta das taxas dos impostos municipais para 2010 a submeter à AM. Na reunião do executivo, o PS propôs a redução da taxa de IMI de 0,7 para 0,6 por cento referente aos imóveis avaliados antes da reforma da tributação do património e de 0.375 para 0,25 por cento para os imóveis avaliados após 2003. O PSD propôs a manutenção das taxas. Desta forma quebrou, mais uma vez, o compromisso, sistematicamente reafirmado, de obter um volume de receita em 2010 idêntico a 2003 (em 2004 entrou em vigor a reforma das finanças locais).
A avidez pela receita fala sempre mais alto.

11 comentários:

  1. Tem de haver receita senão como se pode pagar tantos vencimentos a tanta gente e comprar tantos favores politicos. O pessoal aqui fala...fala... mas anda tudo á procura daquilo com que se compram os melões ou existe aqui alguem que goste de receber 10 em vez de 100. Nunca acreditei na ingenuidade dos homens, muito menos na da mulheres

    ResponderEliminar
  2. deve de ser mais um alarmismo do estilo das bactérias coliformes (deve ser este o nome)

    ResponderEliminar
  3. Eu só sei, meus senhores, que a CMP jamais faria o que uma do Distrito de Santarém fez, e que este fim-de-semama vi e ouvi noticiado na SIC, creio.

    O que se segue diz respeito à sensibilidade social. A referida câmara está a financiar tratamentos de medicina alternativa (acupunctura) a toda a sua população idosa carenciada.
    Resultado: é já um investimento nas pessoas, previne-se os cuidados paliativos, os velhotes vivem mais e com mais qualidade.

    Uma outra, Cascais, colabora com a Cercica (a cerci lá do sítio) comprando produtos feitos pelos deficientes naquela instituição… como flores. Deste modo a Cercica garante fundos para a sua manutenção (serviços a prestar aos utentes), bem como de um salário aos trabalhadores – assim como alargar áreas de trabalho.

    Resumindo, se Pombal seguisse o exemplo, investindo (o retorno) nas nossas pessoas e na sua qualidade de vida…

    … certamente havia mais cores nas rotundas e mais jardins polvilhados… tantos de velhos como de pombos. E netos.

    Nota: isto faz-me lembrar o que já aqui disse sobre aquele autarca que disse nada ter a ver com a EDP, quando o serviço (muito bem pago) da empresa única é uma lástima. Para dizer que os autarcas devem rever e depressa… as suas atribuições de competências – tomando a iniciativa de as ultrapassar pela positiva.
    Se tomam essa iniciativa para sacos azuis…

    Nota 2: todos pagamos a taxa do lixo [pomposamente, Resíduos Sólidos Urbanos] conjuntamente à da água. A qualidade desta última é o que se vê, até pelas dúvidas das pessoas

    [responda-me, por favor e quem souber; lembram-se daquele problemita dos metais pesados? Já agora, quem tutela? E que respostas deu? E ficaram convencidos?]

    Nota 2 b: quanto à do lixo, e sempre com a dos RSU na ponta da língua, atira-se sempre com a culpa para a empresa distrital correspondente. Ora, quem é que manda no papado pombalense? O papa de cá ou o papa de lá?

    Papas?

    ResponderEliminar
  4. o Caravaggio calaramente não consegue entender Português, tem de voltar á escola, porque ou não leu as conclusões da Autoridade de Saude, ou mais grave não as consegue entender, tá lá tudo explicadinho é só ler (se conseguir).

    ResponderEliminar
  5. Aguém está a tentar chamar incompetentes aos técnicos de análises de águas e aos profissionais responsáveis por informar a população? Os intervalos em que se inserem os valores já há muito estão estipulados, querem mudar isso? E as alterações, neste caso concreto, estão justificadas, ou alguém não percebeu?

    ResponderEliminar
  6. Sr. Alegria2

    Em primeiro lugar, para si (p’lo menos por enquanto) é “Sr. Caravaggio”. Não tenha medo e fale de mim na Primeira Pessoa mas do Plural. Não como terceira pessoa.

    A parte do post a que se refere foi escrita no sentido da dúvida/pergunta retórica. Porque a memória é curta e queria saber do sentido dos Vossos pensamentos sobra a questão.

    Também lhe digo que já me contaram artimanhas várias sobre mensurações ao nível da qualidade de produto, da poluição do ar, bem como no mundo da construção civil.

    Mas aquiete-se, senhor (e isto também pode servir a outros), não estava a pensar ao nível das águas… nem dos seus técnicos… não, não. Isso não.

    Já agora. Quer fazer crer que é um barra a Português?
    Vossa Excelência é que “tem de voltar [Á] escola”.

    É que tem lá assento, creia. Perdão, “Acento”.


    Muitas Vénias
    C.

    ResponderEliminar
  7. Para que não restem dúvidas - a gralha deve ser corrigida, Caro Senhor. Ao segundo parágrafo deve ler-se "sobre a questão".

    ResponderEliminar
  8. Excelentíssima Senhora do Cardal

    Não sou Alguém. A menos que fosse Ninguém, na resposta a Telmo.

    Não, não estou a “tentar chamar incompetentes aos técnicos de análises de águas e aos profissionais responsáveis por informar a população”. Se quiser saber por que motivo escrevi de tal modo o “inconveniente” post, Vossa Senhoria pode procurar-me numa qualquer conduta ou reservatório. Gosto de climas húmidos… e frescos.

    Quase Seu,

    C.

    ResponderEliminar
  9. Vossa Excelencia me desculpe pela impertinencia e inconveniente por ter tratado Vossa Senhoria por Caro Caravaggio.
    Pede deferimento a Vossa Senhoria para a aceitação das desculpas.
    Mais reitero a Vossa Excelencia que não mais me atreverei a dirigir-me a Vossa Senhoria em termos tão ofensivos e abusivos ao Vossa bom nome.
    Atentamente
    Com os mais formais cumprimentos
    Alegria

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de ser informado sobre este Concurso por parte da CMP. Foram consultadas todas as Empresas do Concelho? Foi adjudicado sem concurso ?
    Aviso - Publicitação de Contrato de Prestação de Serviços - Contratação de Serviços de Assistência Técnica de Informática para as 56 Escolas de Ensino Básico e 36 Jardins-de-infância do Concelho de Pombal - Proc.º N.º 054/AJD/SA/09
    Narciso Ferreira Mota, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, torna público, de harmonia com a alínea c) do n.º 1, o n.º 2 e o n.º 3, todos do Art.º 38.º, da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, que, por seu despacho de 28 de Outubro de 2009, adjudicou a seguinte prestação de serviços:

    Natureza do contrato: Tarefa

    Objecto do contrato: Contratação de Serviços de Assistência Técnica de Informática para as 56 Escolas de Ensino Básico e 36 Jardins-de-infância do Concelho de Pombal - Proc.º N.º 054/AJD/SA/09.

    Identificação da Entidade contratada: Pombalsys - Unipessoal, Lda., NIF 509 044 670, com sede na Rua da Fonte, Bloco A2 n.º 36, 3100-540 Pombal

    Retribuição: € 11.151,00, mais IVA

    Prazo de execução: 255 dias

    Início da produção de efeitos: 16 de Novembro de 2009.

    A entidade contratada fez prova da regularidade das suas situações tributárias e contributivas. O presente contrato encontra-se dispensado de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

    Vai o presente aviso ser publicitado no Edifício dos Paços do Concelho, no Largo do Cardal 3100-440, Pombal, e na página electrónica do Município em www.cm-pombal.pt .

    Município de Pombal, 16 de Novembro de 2009,
    O Presidente da Câmara,
    (Narciso Ferreira Mota)

    ResponderEliminar
  11. Sr. "Quase meu", não me dirigi directamente a ninguém pelo que por algum motivo assumiu como para si as minhas palavras. Não quer revelar os motivos do seu post aqui?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.