19 de novembro de 2009

Ponto de ordem

Para não estar a usurpar espaço aqui do Farpas deixem-me só, enquanto parte interessada, deixar a ligação para um "ponto de ordem" que fiz sobre a vacinação da Gripe A e as recentes notícias de fetos mortos.

7 comentários:

  1. Boa tarde!
    Toda a comunicação social têm sido tudo menos sensata! Aborda as questões no limiar do ridículo.

    A teoria é o sensacionalismo barato, vale tudo menos tirar olhos, vejamos:
    -Aqui Dèl rei vêm aí a pandemia da gripe das aves, vão morrer cerca de 10.000 portugueses. Quantos morreram? talvez dois ou três.!
    - Atenção ao nitroforano na alimentação das aves, vai matar muita gente! Quantos Morreram?
    - Que Deus nos acuda a gripe A vai causar uma pandemia e vai morrer muita gente é mecessário cuidado! Afinal o que está a matar é a vacina.

    É este o tipo de informação que nos têm servida nos últimos anos, sensacionalismo barato.

    Gostaria de ver a comunicação social a publicar um estudo sobre o número de mortos com gripe nos últimos anos, em que condições e com que tipo de gripe e ainda quantas pessoas são contagiadas com a hepatite B e qual o número de mortos. De notar que esta última doença é silenciosa como a SIDA, trasnmite-se mais fácilmente que Sida e mata tanto ou mais que esta última.

    Isto sim seria prestar um bom serviço de informação à comunidade.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Mario, agora que que colocou o ponto nos iis. O problema de nossa comunicação social é que tem de alarmar as pessoas para vender, é tudo uma questão de lucros. Infelizmente na nossa sociedade até a morte e a desgraça fazem render dinheiro para alguns. Que triste sociedade estamos a construir neste suposto mundo civilizado.

    ResponderEliminar
  3. Caro DBOSS!

    Mesmo não sendo médica, mas por conhecer relativamente bem a doença que nomeou por motivos profissionais(hepatite C), queria esclarecê-lo: que sim é verdade que a hepatite B é uma doença infecto-contagiosa, mas não é verdade que mata mais que o HIV/SIDA. A hepatite B está controlada em virtude de existir vacinação (Pertencendo já ao calendário da vacinação obrigatória). Agora penso que poderá a estar a referir-se á hepatite C, que essa sim é uma doença silenciosa, dado que os sintomas serem quase nulos. Alguns especialistas consideram que estaremos a assistir a uma "pandemia" silenciosa e a um caso de saúde pública. Existe tratamento, mas quando o doente ou por deconhecimento da mesma ou por decisão do próprio não o procura, a evolução da sua doença (Fígado)normalmente evoluírá para a cirrose e/ou tumor hepático.

    O seu contágio(Hepatite C)faz-se pelo contacto de sangue. O HIV/SIDA para além do contacto de sangue tem a outra via de contágio - a sexual.
    Como vê talvez seja mais "fácil" o contágio do HIV/SIDA.

    Peço desculpa pela correção do seu comentário, mas achei importante e pertinente o reparo.

    ResponderEliminar
  4. Já agora João, por tudo aquilo que se tem dito e escrito sobre a Gripe A, por todas as dúvidas que tive e por todas as pesquisas e perguntas que fiz, eu sou a favor da vacinação! É a unica forma de controle do virus e é importante não esquecer que é ás camadas mais jovens que ela mais "ataca"! Há que haver serenidade...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde!
    Marlene: Se alguém devia pedir desculpas, era a comunicação social pelo mau serviço que têm prestado ao País.

    Todos os conteúdos com informações válidas, como a sua, são bem vindos.

    A minha opinião é a de um cidadão comum que procura estar informado e têm consciência de que se apanhar a gripe poucas hipóteses têm, por tomar cicloesporina.

    Seria bom ver alguns técnicos de saúde a participar nestes comentários, tornavam o farpas mais interessante e a prestar um bom serviço a todos nós

    ResponderEliminar
  6. Já algum farpeador teve gripe A? Era bom termos alguém com experiência no assunto.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Sra. do Cardal deseja-nos assim tanto mal? porque não experimenta a dita experiência e nos informa?

    Com respeito!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.