30 de dezembro de 2009

10 desejos para 2010

O ano que agora finda não foi, para Pombal, melhor nem pior que os outros todos. Foi mais do mesmo, já se sabe. A rua direita continua torta, o rio vai seco ou lamacento, o Cardal continua a melhor almofada para quem se imolou há muito dos valores espirituais. É este o concelho charneira, onde é gratificante e honroso morar. Onde ainda um dia também se haverá de viver, com direito ao supérfluo parque verde (já que estou a ver a coisa difícil para lá ir com os meus filhos, que ao menos lá possa ir com os netos). Enquanto esse tempo não chega, aqui ficam os meus desejos para 2010, sobre o que realmente interessa e faz falta. Para animar a malta, claro está.

1. Que o Café concerto ressuscite. Tenho fé na tal da Pombal Gest, onde a vereadora Ana Gonçalves há-de brilhar tanto como conseguia nos eventos da capital. Está visto que a malta anda sedenta de cultura, da boa.
2. Que o Teatro-Cine passe a museu - pode ser com iluminação LED (assim sempre lavramos o nosso protesto pelo saneamento de Pedro Martins da vereação), excepcionalmente aberto à iniciativa das associações, escolas e demais promotores de festinhas.
3. Que o Museu de Arte Popular continue a rivalizar com o do Marquês de Pombal, em matéria de visitas e iniciativas.
4. Que o Centro Cultural diversifice um pouco a programação.
5. Que a Pista de Aeromodelismo seja adaptada para provas de corta-mato no inverno. Juro que assim escrevo menos sobre o assunto e faço o presidente mudar de ideias. Ah, e prometo não falar da pista de atletismo;)
6. Que a Etap tenha sucesso com o tal curso de hotelaria. Fecharam cafés e restaurantes e não podemos ser todos professores nem funcionários administrativos.
7. Que esta união pombalense manifestada nas últimas eleições esteja para durar. Temos de ser uns para os outros.
8. Que a voz nunca doa aos dois vereadores que restaram na oposição. Não há nada pior que uma dor de garganta.
9. Que o presidente consiga reunir o grupo de pressão que anda a organizar, para convencer aquele que a gente sabe a ser seu sucessor.
10. Que José Gomes Fernandes volte, que está perdoado. Sentimos falta de um guerrilheiro como deve ser.

...e um desejo suplementar, para a malta de Leiria que nos lê: não desistam de convencer o homem a candidatar-se. Afinal, a nossa terra é aquela onde moramos.

15 comentários:

  1. Ó Paula Sofia, deve ser da "época natalícia", mas tu estás com muita esperança que estes teus desejos se concretizem?

    Eu cá, só queria que para o ano que vem, se cumprisse uma promessa eleitoral que tantas vezes foi tornada pública, que era a construção da nova extensão de saúde de Almagreira, sob pena de ela se tornar numa "crónica de uma morte anunciada"! É que os cogumelos que por lá nascem e crescem, podem suscitar algum interesse para alguns (porque ainda não sei se serão alucinogéneos ou não), e depois corremos o risco da malta andar por aí toda marada, e a afluência ao meu serviço aumentar substancialmente!

    Para além deste desejo, ó pá que o meu Benfica seja campeão e que os nossos maridos não fiquem viúvos!!!

    ResponderEliminar
  2. Paula, neste ponto 10, enquanto o nosso amigo de estimação estiver aos comandos da Nau catrineta,nem o José Gomes Fernandes nem outros criticos vão ter vontade de voltar. Claro que eu tambem me incluo nessa extensa lista dos não alinhados. Laranjas sempre, mas não alinhadas.

    ResponderEliminar
  3. Ámen, Ámen, com a ironia própria e costumada.
    Saudações

    ResponderEliminar
  4. Paula, em relação ao ponto 4, tenho que perguntar: Mas qual programação???

    ResponderEliminar
  5. Relativamente aos cogumelos da Marlene, nas palavras de Sr. Enfº Fernando Matias, Presidente da Junta de Freguesia de Almagreira, isso não são só "RUMORES"?! Acho que foi isso qie ele chamou! Ah! já agora, vejam este rumor em http://puroalmagre.blogspot.com/2009/12/adivinha.html. Pode ser que vejam o verdadeiro significado do que é um rumor. E posso garantir que aquela caneta tem 145 mm de comprimento.

    ResponderEliminar
  6. Não será melhor concentrar forças no sentido de realizar o grande desejo para 2013?

    ResponderEliminar
  7. Uma caneta a preceito, sim senhor... e diabos me levem se aquilo não é um cogumelo!

    ResponderEliminar
  8. Se é um cogumelo, já deve muito à frescura...

    No estado em que está, pouco valerão os 145 mm...

    Estas preocupações com comprimentos e volumes não parecem coisas de Farpistas, mas, não me admiraria se fossem preocupações de Engenheiros. Até nisto, o Rodrigues Marques (com o menino Jesus) foi pioneiro e, pelos vistos, tem seguidores. A Marlene, que é das Ciências Humanas, possivelmente, trará aqui uma explicação mais avalizada o que evitará algumas afluências lá no Serviço.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  9. Caro "jorge ferreira". Acertou na minha formação. Apesar de ser um pouco diferente do caríssimos Engº Rodrigues Marques, de formação, se não me falha a acuidade, ser de Mecânica - óbvio que lida com medidas diminutas, eu sou de Civil, habituado a escalas um pouco maiores. Mas a preocupação dos 145 mm não foi um mero preciosismo ... foi para lhes demonstrar que o dito cogumelo, ERA MESMO GRANDE!

    Saudações Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  10. Mais vale uma caneta mais pequena com uma escrita agradável e a trabalhar em toda a sua plenitude, do que uma caneta maior que não funcione muito bem.
    Comparando com o nosso Sporting, um dos jogadores mais baixos que é ENORME em campo, João Moutinho.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. As Mont Blanc meisterstuck e Waterman carene deluxe,(basta de aparo médio), cumprem todos esses requisitos: não têm arestas, adaptam-se bem á mão, mesmo à sinistra, deslizam com suavidade,investem no papel com vigor,deixam a marca de uma escrita limpa e uma memória para a eternidade. Estes são os requisitos, mínimos, de qualquer boa caneta.

    ResponderEliminar
  13. Jorge:
    Já vi que de futebol, não nos entendemos! de todo!
    Mas quanto ao gosto por canetas e escrita ... acho que poderíamos dispender umas boas horas de prosa! Por acaso, as Mont Blanc são as minhas preferidas, devido à leveza que incutem na escrita. Já experimentei, e tenho uma, Pilot, com aparo retráctil (uma inovação) que também é muito boa. Actualmente, faço-me sempre acompanhar de uma Rotring, mas é um pouco pesada. Na foto, temos uma Rotring quadpen, que até nos momentos em que dedico à "ingrícula", por incrível que pareça, está sempre no bolso da camisa ou calças!!!
    Outro gosto que penso partilhar, pelo que já me informei, é o gosto pela cidade de Lagos! Sabia que foi na parada do CICA 5, que dei os primeiros passos atrás de uma rolha? :)

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.