21 de janeiro de 2011

Dúvida existencial

Quando a campanha terminar, peço a um qualquer iluminado (neste caso desconfio que não pode ser nenhum d'Os da Casa) que me explique o que leva um Presidente a não exercer o direito de veto na lei que dita os cortes de financiamento aos colégios privados. Aqueles que lhe fizeram claque ao longo das últimas semanas.


Cavaco Silva, o timoneiro, fotografado em 1985 para a Grande Reportagem.
O homem que não é político já fazia politica em 1985 – e esta capa da Grande Reportagem (de boa memória...), é disso boa prova. “O Endireita” não era ainda sequer primeiro-ministro, tinha acabado de conquistar o PSD, como escrevia então José Júdice, “invocando meia dúzia de vezes o nome de Sá Carneiro, falando no “destino” e no “fado”, e dizendo que as palavras do falecido fundador do PSD tinham sido para ele como os primeiros acordes da 5ª Sinfonia”. Ou, de forma mais crua: “o cumprir de mais uma pancada do destino”.
25 anos depois, Cavaco aí está, querendo endireitar de novo o país.
Desta vez, ninguém pode falar em “surpresa” – e os que nele votarem não se poderão queixar de não saberem quem é a figura, e do que é capaz...
Esta Grande Reportagem de 1985 era dirigida por Barata-Feyo e alimentava uma equipa de luxo, de Vasco Pulido Valente a Adelino Gomes, de Miguel Sousa Tavares a Fernando Gaspar, de Joaquim Furtado a Agustina Bessa-Luis...




2 comentários:

  1. Presidente-candidato não veta! :)
    Gostei de ver o nosso velho Cavaco, nos discursos da consagração. Rancoroso, autoritário, muito limitado em termos discursivos, sem permitir perguntas a ninguém. Com laivos de populismo "à Santa Comba", provincianinho (no mau sentido). O velho e saudoso Cavaco!

    ResponderEliminar
  2. O pior do fascismo português!!! Este tipo não tem categoria mental para Presidente da República e o seu PSD saloio não passa de um antro de oportunistas e bandidos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.