2 de outubro de 2011

Na Freguesia de Pombal

Tal como referi num comentário a um post anterior, deixo aqui algumas notas sobre duas propostas apresentadas na última Assembleia de Freguesia de Pombal. Isto "apesar" de acreditar na necessidade de uma profunda reorganização dos órgãos, sob pena de se perder uma oportunidade única (sim, que a fazer fé no que se sabe, a ideia é não perturbar os equilíbrios de poder existentes e, quem sabe, ainda contornar as limitações de mandatos).

Uma delas foi co-proposta por mim, eleito pelo PS e por Susana Santos, eleita pelo PSD, sobre a criação de uma experiência piloto para uma horta comunitária. Seria bom que fosse a sociedade civil a criar um projecto com estas características, mas a intenção de ambos era dar um pontapé de saída político e administrativo, para desenvolver um projecto transversal em relação a vários objectivos (inclusão geracional, sustentabilidade, etc) e que, havendo adesão, mais que dar voz a uma moda tornada necessária, pode ser um pouco que cria uma zona verde diferente na cidade.

A outra, subscrita pela bancada eleita pelo PS, e aprovada por unanimidade, tinha a ver com a criação/adesão ao Banco do Livro Escolar para o ano lectivo em curso. A iniciativa até apareceu na sociedade civil via Facebook, mas havendo condições/recursos na Junta porque não utilizá-los?

Ambas as propostas demonstram que havendo vontade dos órgãos se pode trabalhar "fora da caixa", mas idealmente poderiam até aparecer vindas de fora, da dita sociedade civil, que se calhar até seriam abraçadas de outra forma. Seja como for, estas convergências e ideias, que não se devem deixar de saudar, não fazem esquecer que as Juntas gerem orçamentos e que a forma como funcionam não está imune a críticas. Mais uma vez, queremos a racionalização de órgãos que não afecte a sua proximidade ou meras correias de transmissão? 

2 comentários:

  1. As medidas são boas João. Como, a seu jeito, prova a votação que levaram. Mas olhando para o seu alcance, dá para perceber as limitações de uma junta de freguesia. E nota que a de Pombal é uma grande (em tamanho, população e orçamento) freguesia. Se formos para outras mais pequenas, percebemos que servem para passar atestados e limpar algumas valetas. E ir caiando o cemitério (nalgumas, nem isso).

    ResponderEliminar
  2. João,

    As propostas que aprovaram na Assembleia de Freguesia apresentam dois aspectos muito positivos: mostram que é possível o entendimento entre PS e PSD; abrem espaço ao aparecimento de outra ideias que, normalmente, não são discutidas nesse fórum. Os "partidos tradicionais" pecaram durante muitos anos por terem um pensamento muito formatado e serem pouco sensíveis às novas questões sociais. O Bloco de Esquerda, quando apareceu, soube dar-lhes voz mas, infelizmente, não conseguiu fazer dessa boa vontade um projecto político consistente.

    Não sei avaliar da pertinência do projecto das hortas urbanas em Pombal. Sei, isso sim, que a criação de um Banco do Livro Escolar na Junta é uma decisão muito bem vinda. Parabéns!

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.