27 de novembro de 2013

Falso associativismo

No pós-25 de Abril o associativismo teve um forte incremento mas, passado o período pós-revolucionário, o fenómeno foi esmorecendo. Pombal seguiu a tendência, mas com a chegada de Narciso Mota ao poder a coisa recrudesceu. Não no espírito anterior, mas noutro que bem conhecemos.
As associações do pós-25 de Abril tinham propósitos claros, visavam dar resposta a necessidades prementes, provinham e representavam um grupo ou uma comunidade, tinham sócios e dirigentes comprometidos com os propósitos da associação, e, the last but not the least, tinham uma atividade constante e rica.
Atualmente nada disto acontece. As associações não desenvolvem atividade que se veja ou que interesse à comunidade ou ao grupo que dizem servir. Na maior parte dos caos, existem unicamente para aceder a subsídios e bens públicos, para promoção dos seus dirigentes e para o tráfico de influências. Não têm sócios - e a maior parte não os quer ter - só têm dirigentes, que se se elegem a eles próprios e assim se mantêm ad-eternum no poder. Uma vergonha que tem que ser desmascarada. 

3 comentários:

  1. Adelino Malho, felizmente há no nosso Concelho muitas, que conheço bem, que desenvolvem grande actividade com os jovens da sua area de actuação, e que merecem bem os subsidios que recebem pelo bom trabalho na formação civica, cultural e desportiva de milhares de jovens. Claro que ha outras que servem somente para beber uma minis e jogar ás cartas. Esse controlo tem de passar a ser feito, pois durante os 20 anos de NM nunca se fez esse controlo, pois corria-se o risco de perder votos e influencia. Acho sinceramente que nada vai mudar, pois o PSD sabe que a formula certa para se perpetuar no poder é a subsidio dependência e se existirem cortes, todo o castelo cai e então os tachinhos azedam e Narciso Mota ja não tem 40 anos para voltar a erguer a pirâmide de interesses instalados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico muito satisfeito em saber que há rapaziada que ao final da noite ou tarde ou mesmo de manhã, vai jogar ás cartas e beber umas minis........ poderiam andar noutras cenas bem mais prejudiciais que poderiam prejudicar irremediavelmente a nossa/deles vida.... Cumprimentos

      Eliminar
  2. Se eu fizesse uma associação de "tocadores do bicho", seria aqui criticado?
    Expliquem-me qual o propósito de associação que seria aceitável por tão doutas opiniões...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.