8 de novembro de 2013

Ouro, incenso e mirra

As comemorações do Dia do Município (que este ano ainda se assinala a 11 de Novembro) apresentam-se agora como uma organização conjunta da Câmara Municipal e da Paróquia. Aliás, o programa é claro: Dia do Município/Festas de São Martinho. A notícia (escorreita) da Rádio Clube assinala o facto de, "pela primeira vez" estarem envolvidas algumas instituições locais. Vamos ser claros: Já todos tínhamos percebido que a Igreja (Católica) foi ganhando terreno na causa pública, sobrepondo-se, também por cá, ao Estado Republicano e Laico. O programa de actividades vem desvendar essa escalada.
Ficamos então à espera de um milagre: oxalá os ventos de mudança que parecem soprar (para bem de todos) no modus operandi do executivo municipal, consigam tornar Pombal num palco de mais valores humanos (e cristãos, já agora), e menos cenário de inquisição - sempre pronta a queimar na fogueira quem não se cobre de véu para dizer "ámen" em toda e qualquer circunstância.
Para além das Festas de São Martinho, o programa integra a tradicional distribuição de medalhas, este ano dedicada exclusivamente aos "dinossauros" do poder autárquico. Vai tudo* corrido a prata: 
António Carrasqueira | Abiul
António Fernandes | Mata Mourisca
Carlos Cardoso | Redinha
Carlos Domingues | Ilha
Eusébio Rodrigues | Carnide
Guilherme Domingues | Santiago de Litém
Leovigildo Fernandes | Carriço
Manuel António | Guia
Ouro, só para Narciso Mota.
*Fica a faltar nesta lista o nosso comentador de estimação, engº Rodrigues Marques, último presidente da Junta de Albergaria dos Doze, ainda presidente dos Bombeiros Voluntários de Pombal e da Rádio Clube. Segundo a notícia publicada no FB da mesma, "é a excepção, uma vez que no ano passado recebeu a Medalha de Mérito Associativo Grau Ouro". Trabalho feito não dá cuidados.

8 comentários:

  1. Sinais contrários aos dos tempos. Parece ter chegado o poder da "Opus Dei".

    ResponderEliminar
  2. Olá
    O poder da "Opus Dei" ou do Feudo?

    É curioso, apenas há políticos ou ex políticos medalhados!

    Pergunto:
    Onde estão os comerciantes e industrias que, teimosamente, continuam a gerir as suas empresas criando riqueza para o concelho e proporcionam o sustento de dezenas de famílias? Remam contra a maré, passando noites em claro a pensar onde vão arranjar o dinheiro para os salários, derrama, imi de entre outros.

    Hoje em dia ser empresário, no actual neste contexto económico, é ser teimosamente resistente e imune ao sofrimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, ás vezes chego a pensar se não estaremos a caminhar para uma espécie de Economia Feudo-Capitalista... ainda não percebi bem que tipo de Economia iremos ter daqui a 10-20 anos na Europa, baseado totalmente na Globalização.
      Pelo menos com o Comunismo e Capitalismo dos 80's, sei que trilho tínhamos. Agora é que não sei mesmo que trilho temos.

      Eliminar
  3. Boas
    Caro Louro:
    Um holandês fez um estudo para aquilatar o peso da influência do capital na política e vice versa, a conclusão é MEDONHA.
    - A promiscuidade entre ambas as classes é tanta que já ninguém distingue um político de um financeiro ou dum capitalista

    - Há 15 000 políticos ou ex políticos em toda a Europa cuja função é influenciar o poder institucional no sentido de tomar determinadas decisões, fundamentais à estratégia de determinada classe.

    - Cerca de 80% das leis emanadas do Parlamento Europeu são preparadas e negociadas entre quadros técnicos das multinacionais.e os políticos.

    ~ O número de Lobis controlados por deputados europeus é assustador e tende a aumentar, existindo uma luta muito grande para não acabarem com as off shores.

    - Perante estes factos diga-me lá onde está a democracia na Europa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Papagaio, isso a ser verdade é de facto rocambolesco e preocupante. Não sou contra as filosofias Económicas opostas, entre Capitalismo e Socialismo. Tenho-las para mim como parte integrante da evolução Humana. Uns gostam de uma, outros gostam da outra. O mais importante é nunca deixar subjugar o poder do dinheiro, sobre o poder do VOTO! Gerar equilíbrios entre o Povo e entre o Dinheiro, é a melhor fórmula para gerar manter a Paz e Democracia.
      A manter-se essa visão Holandesa, acontecerá uma coisa: vão dar razão a Karl-Max, indo contra os próprios medos dos "Capitalistas sem coração". A história sempre repetiu, inúmeras vezes, que o Povo, mais cedo ou mais tarde, revolta-se e vence.
      Um Povo cheio de medo e debaixo de chantagem, podemo-lo controlar muito tempo. Mas NUNCA TODO o tempo!
      Concluíndo e respondendo ao teu último repto: a Democracia existe na Europa, pode é estar toldada e maneatada.

      Eliminar
    2. Boa tarde
      Caro Louro o Estudo foi efectuado e publicado em língua francesa se quiseres posso tentara arranjar uma unidade!

      Eliminar
    3. Boa tarde.
      Caro Papagaio, com todo o gosto, gostaria de o ler.
      Envia essa cópia para o meu mail: eduardoflouro@gmail.com

      Se há coisa que mais gosto de fazer, é instruir-me. Só desse modo é que posso opinar de forma argumentada.

      Errata: no meu texto anterior, queria corrigir-me. Onde se lê "Karl-Max", eu queria ter escrito Karl-Marx. As minhas desculpas.

      Eliminar
  4. Boas, e o Sr. Leovegildo do Carriço será que vá receber a medalha?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.