12 de setembro de 2014

Dos Oito para os Oitenta

Nos mandatos anteriores a mesa da AM interpretou e aplicou a Lei e o Regimento de forma muito restritiva, limitando deliberadamente a ação fiscalizadora da assembleia aquilo que a Lei das Autarquias Locais impunha: Relatório de Gestão, GOP e Orçamento, Taxas dos Impostos Municipais, Aquisições e Alienações, alguns Regulamentos e pouco mais. Por exemplo, a maioria do PSD nunca permitiu que se discutisse a atividade, as orientações e o desempenho das empresas municipais. O resultado desta omissão deliberada aos deveres de fiscalização é, em parte, conhecido: desperdício de dinheiros públicos.

Mas as coisas estão a mudar! Narciso Mota solicitou ao executivo o fornecimento regular à AM de um vasto leque de informação que Diogo Mateus despachou com um “Forneça-se”. Alguma dessa informação roça o carácter privado, nomeadamente a que se refere aos funcionários das empresas municipais. Vamos passar dos oito para os oitenta? A coisa promete!

5 comentários:

  1. Boas
    A caso mais evidente e degradante do esbanjamento de dinheiros públicos foi a ETAP, mas a todos os níveism

    ResponderEliminar
  2. Não sei onde está o problema da AM exercer os seus poderes. Tenho pena que não tenha sido sempre assim (!!!). Mas usando a terminologia dum jovem edil quando era somente dirigente da JSD, o que conta é o que feito e não quem teve a ideia. Até porque tanto os actuais presidentes da AM e da CM faziam parte do mesmo elenco!

    ResponderEliminar
  3. Amigo e companheiro Dr. José Guardado, boa noite.
    Tens todo a legitimidade, curricular e política, de vida vivida, para colocares todas as questões que o teu sábio pensar entenda por bem colocar sobre a vida da sociedade, muito para além das fronteiras geográficas do concelho de Pombal.
    Agora que um ignaro, a coberto de um manto diáfano e obscuro, coloque em causa, como mais evidente e degradante do esbanjamento dos dinheiros públicos, uma instituição que cumpriu e vai cumprir com a sua missão, é coisa de outro mundo.
    A democracia “participativa” tem destas coisas, não é camarada e amigo Dr. Adérito Araújo?
    Não vá o sapateiro além do chinelo, diz o povo com a sua sabedoria milenar.
    Amigo e companheiro Flores Silva, por favor vai estudar e, vivamente, recomendo-te a ETAP.
    Fico triste, como diria o camarada Adelino Leitão.
    Companheiro José Guardado, Abraço, Grande
    Camarada Adelino Malho, sem abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia camarada.Marques
      Fica.lhe mal recomendar.me a ETAP para estudar, no tom com que o fez, é sinal que não acredita no projecto da escola que promove ou promoveu!

      Em tempos falaram aqui no Farpas sobre a ETAP. (JGF, DBOSS, MALHO, GRILOFALANTE, O Sr :MARQUES, o ROQUE e tantos outros).e, a ser verdade o que escreveram é muito grave. Foi aqui escrito que a directora demitia a seu belo prazer quem se lhe opunha e que teve indemnizar os que despediu sem justa causa, alguns cursos profissionais foram às malvas e assim que o novo executivo tomou demitiu-se sem ninguém saber a razão, Afinal ninguém sabe se se demitiu ou se a forçaram a demitir?

      Quer mais provas de esbanjamento de dinheiros públicos camarada?

      Eliminar
  4. Bom dia
    Analisando bem a fiscalização da actividade das empresas municipais resulta da incapacidade da oposição e não necessariamente da força do PSD.

    Vejamos: as assembleias ordinárias da AM, nos termos da lei e do regimento, têm um ponto obrigatório de "Antes da ordem do dia", no qual, qualquer deputado municipal pode requerer o agendamento de uma questão para uma futura assembleia, assim como requerer toda a informação necessária à discussão do assunto em causa!

    Escolham pessoas competentes para as listas e os frutos aparecem

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.