21 de agosto de 2015

CENTRO DE SAÚDE TEM NOVA CONSTRUTORA

Como vai sendo noticiado (por exemplo, aqui), a empresa anteriormente a cargo das obras de ampliação e requalificação do Centro de Saúde de Pombal (a ALPESO CONSTRUÇÕES SA) foi substituída pela SOTEOL. Citando o outro, "porreiro, pá"! Aliás, isso mesmo terá pensado o nosso presidente, que não esconde o contentamento por tão célere resolução.
Eu também fico contente. A obra ficou para uma empresa aqui do concelho, o que representa "dinheiro em caixa". Não ganhou à primeira, mas ganhou à segunda.
Eu, que percebo pouco destes assuntos, acho contudo que o processo teria sido ainda mais célere se a situação financeira da empresa tivesse sido devidamente avaliada inicialmente. A forma de perder menos tempo com um erro é não o cometendo.
Espero também que este processo tenha sido devidamente salvaguardado em termos formais. Não me apetecia nada ver o concelho envolvido, mais tarde, em processos judiciais por cessar um contrato com uma empresa que está em dificuldades (por isso requereu um PER), mas que não cessou actividade. E que tal não faça prolongar ainda mais o suplício por que passam milhares de utentes, e as dezenas ou de médicos, enfermeiros e  pessoal auxiliar, que vão andando visivelmente à beira de um ataque de nervos. Mas será uma preocupação desmedida de minha parte. Com a quantidade de dinheiro gasto em avenças jurídicas, não seria admissível que tudo isto não estivesse devidamente tratado.
Ficamos também à espera da resolução para as outras grandes obras que o município atribuiu à ALPESO.

2 comentários:

  1. Boa tarde !
    caro Gabriel, como bem sabe, em economia e gestão os dados de hoje têm uma validade muito curta.
    Não de sei será o caso da ALPESO SA. , há muitas empresas de construção civil portuguesas a passar sérias dificuldades pelo simples facto de terem redimensionado a sua actividade para Angola.
    Angola planeou o orçamento de Estado com base no preço de petróleo, que se estimou nos 90 dólares o barril e para determinada quantidade. Acontece que Angola não vendeu o petróleo que julga vender, atendendo à diminuição abrupta do consumo, assim como o preço do barril passou a rondar os 46 dólares do barril, ou seja preço 50% abaixo do previsto..
    Também sabe que não é recomendável uma empresa estar a factura mais de 30 % da sua produção para uma só empresa, também não sei sei se foi este o caso, pelo que a situação financeira hoje pode ser boa e 6 meses depois pode não ser!

    Entendo que a substituição da empresa é boa para os munícipes, aliás, sugeri isso mesmo aqui no Farpas, e seguramente os interesses do município devem esta salvaguardados, o departamento jurídico não serve para outra coisa

    ResponderEliminar
  2. Amigo e camarada Nuno Gabriel, boa tarde.
    O meu coração rejubila de alegria por te ver vivo e cheio de energia.
    Ando triste por estas coisas acontecerem na economia real, mas, também, fico contente como a coisa foi resolvida.
    Até mais ver, camarada
    PS - Mas muito gostaria de te ver, hoje, amanhã, ou Domingo, na XV Mostra Gastronómica da Região Alitém, desta feita, realizada em Albergaria dos Doze, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo.
    Espero-te cá para te dar um Grande Abraço e degustarmos o que de melhor tem esta região
    O convite é, também, para a Florzinha

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.