18 de agosto de 2017

Aprender com Arouca

Movido pela curiosidade paisagística e técnico-política visitei os Passadiços do Paiva, no feriado.
As belezas do local suplantaram as melhores expectativas e merecem nova visita, no inverno, para ver o rio correr bravo naquela garganta formada por encostas ingremes de rochedos, e as quedas vertiginosas das cascatas, os sons e aromas dessa época do ano. 
O sucesso e a sustentabilidade do projecto entram pelos olhos dentro: fez de Arouca uma atracção turística durante todo o ano, é economicamente sustentável, tem impacto mínimo na Natureza (as visitas estão limitadas a 2500 pessoas por dia), é revertível (facilmente removível e não deixa mazelas na Natureza).

Mais uma vez se comprova que o sucesso de uma terra depende, acima de tudo, de meia dúzia de boas ideias e da capacidade de as colocar em prática; e não de projectos irrealistas (megalómanos), que não agregam valor e (só) sugam recursos. Arouca é um pequeno concelho rural, no interior norte do país, com 22.000 habitantes, com parcos recursos e fracas acessibilidades, mas atrai mais turistas num mês do que Pombal no ano inteiro. Arouca tem - tal como Pombal - uma serra na rede Natura 2000, que preserva e valorizou com os Passadiços do Paiva. Pombal despreza a sua, deixa-a ao abandono e desqualifica-a com o elefante-branco CIMU-Sicó.

5 comentários:

  1. Boa noite. A partir do minuto 23, na apresentação de Sidónio Santos, candidato à CMP pelo CDS-PP, são referidos vários projetos, onde um projeto em questão se enquadra nesta publicação, os Passadiços dos Poios. Convido a verem ou reverem a apresentação do Sidónio Santos (minuto 19), e a ficar a conhecer melhor tanto o candidato, como as suas ideias.

    Video POMBALTV.

    https://www.facebook.com/pombaltv/videos/1054518601345028/?hc_ref=ARQ2wXyofJvfeiD53zs4w4ullEpu2LQZai0D3lcI-twigdh4H8n9wy4KvBqmjmOGvnQ

    ResponderEliminar
  2. Cópias qualquer um faz...originais pouquíssimos os fazem.
    Só os originais agregam (verdadeiro) valor.

    ResponderEliminar
  3. O que vai acontecer a este blog se a Câmara Municipal passar a ser do PS? Será que irão continuar as criticas?

    ResponderEliminar
  4. Até para fazer duas perguntas inócuas, usa o anonimato...
    Não merece resposta...
    O Farpas é de e para outro tipo de gente.

    ResponderEliminar
  5. O Concelho de Pombal e o seu povo só colheram o que semearam ao longo de 24 anos. Semearam um imenso laranjal que foi crescendo alimentando toda uma clientela baseada nos "lugares" "avenças" e compadrio nas diversas Instituições do Concelho. É um imenso laranjal com raízes muito fortes...senão for agora em 2017 que algumas que se partirão, a mudança surja...Só resta ao dos contra, aliarem-se ou mudarem de Concelho, pois se o PSD voltar a ganhar uma purga vai ter efeitos avassaladores por todo o território. Nestas Autárquicas vou ficar bem sossegado no meu canto, para não incomodar ninguém. Espero que os Pombalenses tenham o bom senso e o discernimento para efectuarem as melhores escolhas. Saio da politica, pelo menos nos próximos 4 anos, com o sentimento de dever cumprido e que os partidos se devem renovar. A politica não pode ser uma carreira mas sim uma missão. Vou andando somente por aqui no FARPAS Pombalinas e vou mantendo o meu artigo mensal no Jornal da "minha Terra".

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.