3 de agosto de 2017

Autárquicas 2017: luta de galos


O PSD é a única força política capaz de ganhar eleições em Pombal. Nas últimas décadas, o partido tem gerido o concelho a seu bel-prazer, sem qualquer oposição externa, contanto apenas com o Farpas como a única voz incomodativa. 

Com o objectivo de quebrar o tédio, ou apenas por inabilidade política, a concelhia social-democrata criou as condições para gerar o seu inimigo internamente. A decisão de conduzir Narciso Mota a Presidente da Assembleia Municipal e a triste novela do penico do Cardal contribuíram decisivamente para se instalar uma inédita luta de galos no seu seio. A pergunta que hoje se faz é: será que o galo velho ainda tem forças para pôr na linha o galaró e tirá-lo do poleiro? Eu aposto que não.

Narciso Mota não só não vai ganhar as eleições como corre o risco de ser humilhado. E, quanto a mim, é um resultado justo: Narciso não merece voltar a presidir os destinos da nossa Autarquia. Apesar do trabalho que tem conseguido fazer na elaboração das listas concorrentes às Juntas de Freguesia, o seu projecto político está esgotado e o povo não lhe irá perdoar aquilo que entende como uma traição. 

O velho galo, sem a mesma força anímica de outros tempos e uma equipa credível, será facilmente depenado pelo vaidoso galaró e as suas hostes aguerridas. 

4 comentários:

  1. Boas, para o concelho de Pombal era interessante saber quem sao os candidatos as autarquicas 2017, para a Camara podemos ver em:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_aut%C3%A1rquicas_portuguesas_de_2017#Distrito_de_Leiria:

    Jorge Claro (PS)
    Diogo Mateus (PPD/PSD)
    Fernando Domingues (CDU)
    Sidónio Santos (CDS-PP)
    Gonçalo Pessa (BE)
    Pascoal Duarte Oliveira (MPT)
    Narciso Mota (IND.)
    Amílcar Malho (IND.)

    Mas para as juntas de freguesia ainda nao há dados? http://www.autarquicas2017.pt/localidades/leiria/Pombal/

    Podem deixar aqui um artigo com os nomes de todos os candidatos?

    ResponderEliminar
  2. A pedido de várias famílias, aqui vai:
    Amigo e companheiro Adérito Araújo, habituaste-nos a postares com saber ser, saber estar e saber saber.
    Fico triste com o post que acabo de ler escrito numa linguagem de galinheiro.
    A talhe de foice, pergunto-te se sabes quantas galinhas cabem debaixo do Kilt de um escocês?
    - Depende do tamanho do poleiro, respondia-te!
    Saiba-te político/partidário (por que políticos temos que ser todos) mas não te sabia anti-político.
    E, para além disso, afirmas que o farpas (com letra pequenina) tem sido a verdadeira oposição a quem, muito legitimamente, vai a eleições e o farpas, que eu saiba, nunca saiu da sua zona de conforto.
    Mas se pensas que estás na Venezuela, tira daí o sentido.
    Mas fico triste, muito mais triste, também, por ver que a presunção e a água benta não estão na tua ementa.
    Mas deviam estar, valha-nos Santo Agostinho.
    Quanto ao penico, deixa-me contar-te uma história, verdadeira, que se passou aqui em Albergaria.
    Num belo dia a mulher do Salazar (assim se chamava o marido) estava a defecar num penico de barro e este partiu-se.
    O médico, residente em Albergaria, o malandro do Dr. Frazão, quando a observou, disse:
    - Ó D. Maria, eu vejo tantos buracos que já não sei quais é que hei-de tapar.
    Saúde e Fraternidade

    ResponderEliminar
  3. Caro Rodrigues Marques,

    Considero a política uma actividade nobre e vejo nos partidos os seus mais importantes protagonistas. O Farpas, como digo no post, é apenas uma voz incomodativa. E não é por presunção que o digo. É a verdade. Para além disso, como sabe, o meu papel neste fórum tem sido muito diminuto.

    Basta conversar com as pessoas em Pombal para perceber que a oposição tem pecado por falta de estratégia e de um discurso mais incisivo. Eu sei que não é fácil fazer sair o discurso para fora dos muros da Assembleia Municipal, mas a verdade é que a maioria dos pombalenses desconhece o trabalho dos partidos da oposição. Se não assumirem como prioridade a comunicação com as populações, usando todos os meios ao seu alcance - jornais, rádios, redes sociais, etc -, a oposição terá sempre que aceitar esta crítica.

    Como sabe, sempre pertenci às listas da CDU. Por isso, contra mim falo. E, acredite, o discurso que tenho no Farpas é o mesmo que sempre tive com os meus camaradas.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Professor, só um comentário: o partido comunista a nível internacional cultiva a longevidade dos seus timoneiros... Pelos brancos cabelos do Dr. Álvaro Cunhal, mantenha a sua brilhante cabeça longe de quaisquer influencias perniciosas do seu restrito grupo pombalense!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.