19 de março de 2018

O dia em que o PSD de Pombal respirou de alívio


*Feliciano Duarte, em 2002, na Quinta da Gramela (gala dos 70 anos do jornal O Eco). A primeira vez que veio a Pombal enquanto governante

Quando ontem à tarde foi conhecida a anunciada demissão de Feliciano Barreiras Duarte, o tempo abriu para muitos dirigentes do PSD de Pombal. Ao contrário do que era ainda suposto por alguma linha mal informada, há muito que a proximidade de Feliciano e Diogo se esfumara. Por outro lado, na Jota não gostam dele. E ele não gosta de várias figuras aqui da terra, no cantão laranja.
Neste excelente artigo publicado no Observador, fica um relato pormenorizado da vida política de Nanito - como ainda hoje é tratado por muitos, entre os quais o engenheiro Rodrigues Marques - que diariamente vai fazendo por mail a revista de imprensa, num trabalho de assessoria impagável. 
Feliciano e Diogo são quase da mesma idade, contemporâneos na JSD. Estavam ambos em plena ascensão quando os vi juntos a primeira vez, na sede do PSD de Leiria, em 1994, na tomada de posse da distrital da JSD. Nesse dia Feliciano sucedeu ao irmão, João Carlos, e levou com ele vários amigos, como Telmo Faria (que viria a ser presidente de Óbidos), Paulo Baptista Santos (actual presidente da Batalha) e  (Luís) Diogo Mateus, que acabara de ser eleito vereador, e nessa conferência de imprensa dava nota de como as mudanças estavam a acontecer em Pombal, pois que os vereadores "passaram a sair à noite e isso já é encarado como natural". Outro tempo.
Depois a vida fez Feliciano subir e Diogo descer na escada da política. Em 2001, quando Diogo se viu obrigado a candidatar-se à Junta de Pombal para não perder tudo, Feliciano iniciou um caminho ascendente ao lado de Durão Barroso. Quando foi nomeado secretário de Estado, quis levar (Luís) Diogo para chefe de gabinete. Diogo preferiu jogar pelo seguro e não se afastar de Pombal. Arranjou-se-lhe então um lugar no Governo Civil de Leiria, cargo que foi acumulando com o de presidente da Junta.
A amizade corria bem, mas em política tudo se paga. E nada se esquece, mesmo que pareça. Feliciano manteve algumas guerras viscerais com Narciso Mota, tendo por base a defesa de Diogo. Mas este nunca teve a coragem de enfrentar Narciso, calou sempre e consentiu, como se sabe, à espera do momento certo. A esse traço de quem faz pela vida juntou-se outro momento: quando Passos Coelho começa a desenhar a ascensão ao partido, Feliciano vai a Leiria com 'o Pedro' e Diogo aparece na apresentação do livro, como que a redimir-se do passado recente. O mal estava feito e nada voltou a ser como dantes.
A ascensão de Feliciano a Secretário-Geral do PSD foi um amargo de boca na Rua Dr. Luís Torres. Um problema. Só ontem se respirou de alívio.

2 comentários:

  1. O Nanito demitiu-se e fez muito bem, a sua demissão é fruto do seu próprio veneno, aliás, nunca me enganou, ele, tal como muitos políticos deste País, subiu na carreira política pela dedicação ao partido e não por méritos próprios. A prová-lo está o erro infantil que cometeu ao escrever no seu livro competências que não tinha. O curioso é que quem denunciou a situação foi alguém do Jornal O Sol, jornal onde é colonista

    ResponderEliminar
  2. Segundo as ultimas Sondagens: PS - 41,5% (+0,2 em relação a Fev)
    PSD - 28,4% (+1,5 em relação a Fev)
    BE - 7,7% (-0,8)
    CDU - 7,3% (+0,4)
    CDS - 6,6% (-0,4)
    Temos então o PS á beira da maioria absoluta e o PSD a afirmar-se como a principal força da oposição, a manter-se estes valores o PS poderá formar o governo sozinho. O PSD de Pombal deve ter a sua posição na lista de Deputados pelo circulo de Leiria alterada, pois acho que Pedro Pimpão está a preparar-se para ser o próximo candidato ao Edifício dos Paços do concelho e não se afastará muito do largo do Cardal. Tem na Junta a hipótese para provar que tem barrigas para caldos e assumir o convento. Diogo Mateus, Renato Guardado ou mesmo Pedro Brilhante poderão ir na lista a representar Pombal mas com estes resultados do PSD não haverá deputado eleito por Pombal pelo PSD. No caso do PS Pombal poderá ter aspiração a ter um deputado eleito se o Candidato for Adelino Mendes, que ha muito deixou de ser somente uma figura local para ser já uma figura nacional, dado o cargo no governo (chefe de Gabinete) e pertencer á Comissão Nacional do Partido Socialista. Quanto ao caso Barreiras Duarte é somente mais um caso da mania do TUGA em que para se ser Politico tem de se possuir estudos superiores. Errado: Para se ser politico deve-se ser honesto, vertical e colocar o interesse comum á frente dos interesses individuais.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.