17 de janeiro de 2021

A Ermida de São João Baptista, no lugar dos Malhos

Antes de falar, como é conhecida, da Capela dos Malhos, remeto-nos para uma história fascinante: a Capela de Santa Ana.

A Capela de Santa Ana, situada no promontório da barra de São Martinho do Porto, lugar ermo e de difícil acesso, mas com uma localização e vista singular sobre o mar e a baía, terá sido construída durante o século XII e é apontada como o edifício religioso mais antigo do concelho de Caldas da Rainha e em particular da antiga freguesia de Salir do Porto.

Há pelo menos mais de um século que se encontrava ao abandono e tudo indicava que era uma questão de tempo até se deixarem de ver os escombros a que estava reduzida. Mas eis que, com um investimento de 93 mil euros e vontade se reconstruiu, o mais próximo do original possível, esta Capela.

Bem perto de nós encontramos a conhecida Capela dos Malhos que estará, grosso modo, no mesmo estado de conservação que a, agora fantástica, capela de Santa Ana.

A Ermida ou Capela dos Malhos consta no PDM do município como património referenciado e apesar de um esforço da população na década de 60, tal como a outra capela, parece irrecuperável.

De acordo com informações paroquiais de 1721 [Tese de Mestrado de Nelson Pedrosa] “foi erigida e fabricada pelo povo. Tinha capelão nos domingos e dias santos e pertencia aos moradores da marinha”. Apresenta ainda sobre o lintel, entretanto caído, a data de 1633.

Estando em ano de eleições autárquicas, pode ser, que com alguma vontade e algum investimento se possa replicar o que de bom se fez para os lados das Caldas. E com base neste exemplo de nada vale aqueles que dizem que "é complicado" ou que "já não dá para recuperar".

Ruínas da Capela de Santa Ana (Antes)

Capela de Santa Ana Reconstruída (Presente)


Capela dos Malhos (Presente)



1 comentário:

  1. Sr. Luis Couto, deixe as coisas do património, da cultura e da religião para outra altura. Estamos numa época em que é urgente e primordial enterrar os mortos, cuidar e proteger os vivos e relançar as nossas vidas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.