31 de dezembro de 2021

Um grande orgulho


No último dia de 2021, é justo destacar a personalidade da Dª Lurdes Graça, recentemente distinguida com o
Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa 2021, do jornal Expresso. No ano em que completou 90 anos de idade, a Dª Lurdes viu o seu percurso profissional ser reconhecido pelo prémio de maior prestígio da gastronomia nacional. Não é que ela precisasse desse reconhecimento; na verdade, a excelência da sua cozinha há muito que é apreciada por todos. Se Pombal é hoje conhecido em todo o país (e não só), muito se deve ao seu (nosso) arroz de tomate e ao restaurante Manjar do Marquês. Depois de dois anos fortemente marcados pela pandemia, o restaurante que gere com o seu filho Paulo continua a ser uma referência de qualidade e um grande orgulho para todos os pombalenses. Muitos parabéns, Dª Lurdes! 

1 comentário:

  1. Saiu hoje no Inevitável, 07-01, um extenso artigo/ entrevista sobre D. Lurdes e o Manjar do Marquês.
    Sobre o muito que já se sabia sobre o seu percurso de vida faltavam as experiências e desejos mais pessoais que agora quis partilhar connosco. Os seus sonhos de Atriz desencantados, os gostos e os desgostos que a vida, e os difíceis anos 60, a todos fustigava. Um exemplo de abnegação, tenacidade, inventividade e liderança, aprendidas na vontade férrea de vencer.
    Eu conhecendo mal a D. Lurdes fui ficando ciente da sua obra, da sua bondade e do seu esforço, pela obra que todos admiramos ajudado pelas opiniões de muitos amigos que muito melhor a conhecem.
    Da sua luta pela vida, pelos muitos filhos que a natureza lhe negou, foi a alma da mais emblemática estrutura turística e de acolhimento de Pombal, O Manjar do Marquês, que levou o nome de Pombal a todo o país e mais além.
    Com os seus segredos culinários, do arroz de tomate ao doce Manjar do Marquês, só a uma neta revelados, juntou às lendas de Al-Palumbar da fundação, os mais recentes e saborosos mistérios da atualidade, e com isso contribuiu para a notoriedade pombalina
    Certamente almeja ver a sua obra perpetuada, e, pelo que vamos observando nos seguidores, todos eles empenhados na atividade, quero crer que a providência lhe fará essa mercê.
    Conheço a D. Lurdes circunstancialmente, mas sou amigo de pessoas muito suas amigas que obviamente muita boa informação me passaram sobre a sua intervenção e influência em Pombal, não esquecendo nunca de evocar o já falecido Sr. Evangelista Graça, ambos como um casal de enorme simpatia e solidariedade social e dos que mais fizeram pelo crescimento e grandeza de Pombal.
    Será aliás caso para poeticamente nos interrogarmos: Foi este casal, os Graças que agraciaram Pombal, ou antes sim, foram as Graças que agraciaram Pombal com este casal?
    Depois do que hoje li, fiquei ainda mais rendido aos encantos humanos de tão "franzina" mas grandiosa senhora, que deixa um legado de coragem, determinação e dádiva a todos nós.
    Por isso tenho de agradecer aqui ao Adérito o seu mui oportuno Post e só posso terminar parafraseando-o:
    Muitos Parabéns Dona Lurdes.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.