16 de janeiro de 2022

Jovens autarcas – a infantilização da política

Decorreu ontem a “festa” da tomada de posse dos jovens autarcas. Tomada de posse de quê?! Valha-lhes Deus.



Já se previa que a política para o doutor Pimpão fosse festa, sempre festa, e quanto maior a festa melhor. Mas a confirmação supera as expectativas. Para o doutor Pimpão, administrar resume-se à lide oca e honorífica de um moinho em giro e sem grão, moendo-se a si mesmo, num rol de festas e homenagens sem critério e sem fim.

Criou-se – também por cá - o Orçamento Participativo para envolver os jovens adultos na política e na gestão autárquica. Um esquema pífio para entreter os aspirantes à profissão. Resultado: são proformas que geralmente não saem do papel - e ainda bem! Depois acrescentaram a “eleição” dos “Jovens Autarcas” – uma coisa pífia para entreter e iludir adolescentes (e não só)… A seguir virá um concurso qualquer para as crianças. Depois outro para as criancinhas. E, se nada mudar, ainda chegará outro para os bebés!  

Com o doutor Pimpão ao leme, a infantilização da política entrou em marcha acelerada. Ele julga que isto o engrandece. Não percebe, coitado, que só o diminui. Nem percebe que nem todas as associações somam. Esta é de soma negativa - não acrescenta nada, só destrói, porque desfoca. 

PS: a última coisa que queria para os meus filhos era vê-los metidos nisto.

4 comentários:

  1. Olhe que não, amigo Malho.
    Olhe que não!
    Estas iniciativas têm o propósito de incentivar os jovens para a política, de onde andam afastados,e assim conseguirmos mais interessados na coisa pública, onde aliás, nenhum mal maior vejo.
    E sobre a catequese aos meninos nas igrejas, ou nas madrassas, ou nos templos budistas, onde se modelam as mentes dessas crianças com as "verdades" de cada credo? Nesses casos já não há problema porque há muito que assim é e pronto e nem se discute, aceita-se sem questionar?
    Não se pode pegar em tudo o que mexe e pimba, toma lá Pimpão que a gente não te dá tréguas.
    Não pode, ou não deve ser!
    PS: Certamente tergiversou com os filhos quando quereria dizer "para os meus netos" não?
    Força, força companheiro Malho porque o povo é sereno.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão Serra, e pelo menos neste caso estamos perante uma iniciativa com o sucesso naturalmente assegurado: a esmagadora maioria dos jovens autarcas é filho de autarca. Está garantida a proximidade. Bravo!

      Eliminar
  2. Se isto tem algum efeito, amigo Serra, é afastar os jovens (e os crescidos) da política e da coisa pública, desfocar.

    ResponderEliminar
  3. Depois de 30 anos da politica da subsidio para as Associações de jogos de carta e de emborca minis, o concelho aproximou-se dos concelhos de pinhal interior. Agora temos a politica do "Sempre em Festa" e das fábricas de unicórnios, vamos no bom caminho para ser o concelho mais desenvolvido do Pinhal Interior. Mas pelo que vimos em Setembro o povo escolheu este caminho. O povo é soberano. Se o povo acha que deve ter um concelho assim porque é que devemos ter a pretensão de seguir o caminho de Leiria e Marinha Grande?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.