31 de janeiro de 2022

Pombal ainda é laranja?




São muitos anos, muitas noites eleitorais a adormecer e acordar com os gritos de vitória que a ruidosa Jota tem na ponta da língua e solta aos megafones, abafando tudo à sua volta. E são muitos anos em que a estratégia resulta, veja-se como o poder se alimenta dela, e ela do poder, de Diogo Mateus a Pedro Pimpão. Nestas eleições legislativas, pressenti que alguma coisa estava fora do lugar. Isolada - como um milhão e 200 mil portugueses - acompanhei como espectadora atenta o final da campanha. Aqui no burgo, estranhava o silêncio e a falta de empenho na campanha, embora justificada à partida pela aversão a Rui Rio - que o eterno jovem João Antunes dos Santos lá disfarçou, em voltinhas várias (fora daqui), "o candidato da JSD".

 

Quando as sondagens - ah, as sondagens...esse elixir de bonomia para um líder que ontem à noite deixou cair a máscara - mostraram que o país podia virar à direita, que o PSD poderia regressar ao poder, então foi tempo de alguns se mostrarem, ainda que timidamente. Foi quando Pedro Pimpão se anunciou mandatário concelhio de Rio, revelando integrar a comissão de honra da lista de candidatos do PSD por Leiria, encabeçada por Paulo Mota Pinto, nosso ilustre presidente da Assembleia Municipal (agora eleito deputado por Leiria). Aconteceu a 26 de janeiro. Quatro dias antes das eleições.

 

No PS, estas eleições abriram mais uma fractura. Alguns membros da concelhia prometeram (e cumpriram) nem sequer fazer campanha, incomodados com a atribuição do lugar de "suplente" nas listas dado a Pombal. Uma nota para o deputado Joelito, que defendeu o seu posto de trabalho até ao fim, e por isso se apresentou todos os dias para fazer campanha, ao lado da candidata Carla Mariza Pereira, que não encontrou apoio na estrutura local.

 

Feito o enquadramento, o que nos dizem os números? Há três notas relevantes que vale a pena destacar:

 

1. O PS foi o partido mais votado nas freguesias de Pombal e na Redinha. Quando os dados foram revelados na Escola Secundária de Pombal (onde a Junta de Freguesia revolucionou a organização das mesas de voto, parabéns à presidente Carla Longo e à sua equipa), percebeu-se que seria uma tendência. Aliás, o PS cresce em todas as freguesias, correspondendo ao fenómeno nacional: perante a hipótese de ver a direita chegar ao poder, o eleitorado mobilizou-se para votar em António Costa e no PS, sacrificando o BE e a CDU. No Louriçal, onde o PS tem um dos seus melhores resultados (ficou a 50 votos do PSD), o Bloco ainda consegue ir ao 4º lugar. E ali, o Chega ainda pia fino - tem a mais baixa percentagem de todo o concelho, enquanto a CDU (PCP/PEV) tem a melhor percentagem, mesmo que isso signifique apenas 2.23% dos votos.

 

2. Carnide, Abiul e Meirinhas são os últimos bastiões do PSD - acima dos 50%, mas longe dos 80 que escrevi em muitas noites eleitorais. Porquê? Porque é aqui também que o Chega consegue as suas melhores votações, logo seguido da Iniciativa Liberal. E depois sobra ainda qualquer coisa residual para o CDS-que-Deus-tem. Vale a pena lembrar que, em Pombal, o partido ainda alcançou mais de 500 votos. Curiosamente, em Vila Cã, terra natal da presidente, Liliana Silva, quedou-se por expressivas 22 cruzes.

 

3. O distrito de Leiria pintou-se de rosa pela primeira vez. Era um bastião laranja. Pessoalmente, não acredito que a escolha dos cabeças de lista influencie grande coisa o resultado das eleições legislativas. Defendo antes que os eleitores escolhem nesta contenda o partido que melhor os representa, e mais, quem querem ver como Primeiro-Ministro. Desta vez, foi gritante. Ainda assim, António Sales foi uma boa aposta.

Lamento que Leiria tenha perdido um deputado como Ricardo Vicente, empenhado até à medula em diversas causas, em detrimento de um negacionista do colonialismo, e outros demónios. Felizmente, o Governo não precisará dele(s) para nada.

 E agora? Será que o PS/Pombal já percebeu que o eleitorado sabe votar? Ou continuará a atirar-lhe culpas em cada derrota?

 

3 comentários:

  1. Paula, isto é só mais uma prova que o povo - e não só - é suficientemente lúcido e sensato. Pelo menos sabe escolher o mal menor – o que é um bom critério de escolha, em política.
    O PS de Pombal (estrutura dirigente) acha que o problema está no povo, que não sabe escolher, e não nos seus candidatos e propostas. Já era assim no tempo, quando fui dirigente. Gastei muito latim mas sem resultados; porque, pelos que sabemos, a deformação agravou-se profundamente.
    Se tivessem dignidade - pelo menos ao nível do R. Rio - demitiam-se e deixavam campo livre a quem pudesse fazer melhor. Infelizmente parece que a não têm. E assim, o PS de Pombal não tem emenda.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao PS. Pediu maioria absoluta, a meio caminho reconsiderou mas, perante um PSD que nunca se demarcou do Chega, conseguiu a terceira maioria absoluta da democracia em Portugal. António Costa está de parabéns. Muito hábil, muito inteligente e com um sentido para a política que é só para alguns.
    O PSD ainda não tinha percebido que tendo à frente um homem que hostiliza os média e que transmite uma imagem de antigo regime, não ia chegar longe? Portugal precisa do PSD, precisa de um PSD forte e convicto. Lamentável o episódio da resposta em alemão à pergunta do jornalista ontem à noite. Poderia estar danado com o resultado, mas há que manter a postura.
    Outro dos vencedores da noite foi André Ventura. Por muito que custe, a verdade é que não só se tornou a terceira força politica na Assembleia da Republica como conseguiu que o partido tivesse uma representação nacional. Estou muito curioso por ouvir as intervenções dos deputados deste partido, que consegue afirmar-se por via de promessas que não encontram sustento na prática. É que o Ventura sabe de política, agora o resto…
    A Iniciativa Liberal foi uma agradável surpresa. Ao contrário de outros, está a crescer de uma forma sustentada. Tem um líder inteligente, parabéns Dr. Cotrim de Figueiredo, que se está a rodear por pessoas de grande capacidade. Não brande aos ventos bandeiras de engano, nem promete o que não pode dar. Sofre com a juventude do partido, mas este é o caminho para a maturidade política. Terá que sair dos grandes centros para se começar a desenvolver no resto do país.
    O CDS, custou-me tanto ver o que o Xicão fez ao partido. Construído por grandes políticos, como o Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa, Francisco Lucas Pires, Maria José Nogueira Pinto e tantos outros, acaba por desaparecer nas mãos de um garoto. Para mim foi o resultado mais penoso destas eleições.
    O Bloco apareceu há 20 anos cheio de revindicações e direitos, mas sem deveres. Direitos para LGBTQI, direitos e mais direitos, para tudo e para todos. Eram assim uns comunistas modernaços. Mas não vamos comparar a capacidade de Miguel Portas, Francisco Louça e mesmo o João Semedo, com as senhoras que mandam agora no partido e querem ralhar com toda a gente.
    A CDU é uma coligação pela qual nutro uma simpatia sentimentalista. Não perceberam que estão envelhecidos e que têm que mudar a linha do discurso. Mais um partido que vai definhando e que se não acorda, tem como futuro fazer parte dos livros de história.
    O PAN tem como líder uma senhora que aparenta não saber muito bem o que se passa. Este é outro partido que se não muda de liderança, poderá ter os dias contados. E há espaço para que exista um PAN.
    Uma última palavra para o Rui Tavares e o Livre. Depois de desperdiçar uma oportunidade de ouro com a anterior deputada, que esperemos se mantenha longe da política, conseguiu o que já devia ter tido anteriormente. Além disso provou que estes votos são do partido de não da senhora Joacine, como ela queria fazer crer.
    E agora seguem-se 4 anos de acalmia.

    ResponderEliminar

  3. Pois é:
    ---> para o europeu do sistema... separatismo Identitário significa:
    - menos vendas a multinacionais, a chineses, etc;
    - menos dinheiro proveniente de bazucas financeiras.
    [resumindo: menos territórios para vender]
    .
    .
    Uma secessão que faz todo o sentido:
    - IDENTIDADE, SIM
    - CIDADANISMO DE ROMA, NÃO!
    (separatismo-50-50)
    .
    .
    Eleitorado dos partidos do sistema = boys e girls do cidadanismo de Roma.
    .
    Políticos do tipo D. Trump colocam o cidadão de Roma XX-XXI em pânico: 'sem os trabalhadores imigrantes morremos à fome' ("sem os trabalhadores imigrantes as parteleiras dos supermercados ficam vazias").
    .
    EUROPA XX-XXI: boys e girls do neo-cidadanismo de Roma pretendem tirar a liberdade de expressão aos Identitários.
    .
    .
    .
    .
    O EUROPEU-DO-SISTEMA XX-XXI NÃO GOSTA DE TRABALHAR PARA A SUSTENTABILIDADE... E QUER PROIBIR OS IDENTITÁRIOS DE O FAZEREM
    .
    1- os Identitários trabalham para a sustentabilidade económica: discutem a constituição de uma sociedade economicamente sustentável, isto é, discutem a promoção/valorização de todos os trabalhadores necessários à sociedade (incluindo a mão-de-obra servil).
    nota: o europeu-do-sistema XX-XXI quer que essa discução seja proibida: sob a acusação de ser 'RACISMO' não estar disponível para receber a abundância de mão-de-obra servil que os supremacistas demográficos (africanos e outros) estão disponíveis para fornecer.
    .
    2- os Identitários trabalham para a sustentabilidade demográfica: discutem a constituição de uma sociedade demográficamente sustentável... nota: tal como está explicado no blog "Origem Tabu-Sexo" (http://tabusexo.blogspot.pt/) não interessa o sexo, nem o estado civil... leia-se, deve-se promover/valorizar a monoparentalidade, sem beliscar a parentalidade tradicional, e vice-versa (VALORIZAR TODAS AS PESSOAS COM DISPONIBILIDADE PARA CRIAR/EDUCAR CRIANÇAS)... sim: é a evolução natural das sociedades tracionalmente monogâmicas.
    nota: o europeu-do-sistema XX-XXI quer ,essa discução seja proibida: sob a acusação de ser 'RACISMO'não estar disponível para receber a abundância de demografia que os supremacistas demográficos (africanos e outros) estão disponíveis para fornecer.
    .
    Os Identitários separatistas dizem o óbvio:
    - «num planeta aonde mais de 80% da riqueza está nas mãos dos mais ricos, que representam apenas 1% da população, quem deve pagar a ajuda aos povos mais pobres é a Taxa-Tobin, e não a degradação das condições de trabalho da mão-de-obra servil de outros povos»;
    --->>> os europeus do sistema estão preocupados é em...
    acusar de 'RACISTAS' os Identitários separatistas que falam na introdução da taxa Tobin!...
    .
    .
    .
    .
    Pois é, é isso:
    - na origem da nacionalidade, não estiveram, nem tiques-dos-impérios, nem negociatas de índole esclavagista (projectar uma economia com o pressuposto da existência de outros como fornecedores de abundância de mão-de-obra servil);
    - NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE PRECISAMENTE O CONTRÁRIO DO CIDADANISMO DE ROMA... isto é, esteve um Ideal de Liberdade: 'ter o seu prosperar ao seu ritmo'.
    .
    .
    .
    .
    PROCURAM-SE EUROPEUS... QUE NÃO TENHAM MEDO DE TRABALHAR PARA A SUSTENTABILIDADE:
    - separatismo Identitário
    - separatismo-50-50
    - isto é:
    ---» Todos Diferentes, Todos Iguais... isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo, INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
    .
    -» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com
    .
    Nota:
    O que há a dizer aos supremacistas demográficos (estão em conluio com o europeu do sistema XX-XXI ) é simples e óbvio:
    - possuem imensos, imensos, territórios ao seu jeito!...
    - não sejam nazis!!!
    - ou seja: respeitem/aceitem a existência de outros!!!
    Resumindo: os 'globalization-lovers', UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.