25 de julho de 2022

O Pedro, a imagem e a felicidade

O profeta Pedro acredita que as suas promessas já estão a surtir efeito – no que esta criatura não acredita! Vai daí, encomendou à Aximage - Comunicação e Imagem, Lda um inquérito de opinião sobre a felicidade do rebanho, já em curso.



O Pedro acredita em amanhãs radiantes, onde tudo é amor e felicidade; tal como acredita que as almas caridosas alcançarão o paraíso celeste, e, com ele, os pombalenses atingirão a felicidade terrena. Por isso, age politicamente por determinismo metafísico, sonhando conciliar o inconciliável e dar felicidade ao infeliz, ou seja, unir todos e tudo na adoração à sua pessoa.

Para o Pedro a política é diversão e ilusão; onde ele se dedica a procurar estrelas no céu, porque acredita que o céu estrelado gira em torno do destino do homem. Arranjava-se paciência para ouvir os desejos do Pedro se pudéssemos passar longas tardes no Arunca estendidos numa canoa. Mas infelizmente tal não é possível: o Arunca não é usufruível, e a vida para o cidadão comum não é um brinquedo ou uma fábula encantadora.

Não há criatura mais infeliz que o escravo dos seus desejos. A sôfrega paixão pela empatia conduzirá o nosso profeta ao desespero. E nós ao mesmo marasmo.

Cumpra-se o destino… Que mais se pode fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.