13 de outubro de 2023

A falta de Intento Estratégico da Estratégia de Desenvolvimento POMBAL (III)

O Plano Estratégico de Desenvolvimento POMBAL2030, mandado realizar pelo doutor Pimpão, é uma coisa chocha e irrelizável: não tem Intento (Estratégico - sabe lá ele o que isso é) nem Estratégia (de Desenvolvimento). E também não tem verdadeiras acções/decisões estratégicas; nem verdadeiros objectivos mobilizadores; nem indicadores quantificáveis; nem metas a atingir. Não é um plano estratégico, mas serve perfeitamente o propósito do doutor Pimpão: mostrar que quer governar...

O plano propõe 151  “medidas estruturantes” (!) – 151 intenções - que servem para qualquer concelho deste país. O que permite que o doutor Pimpão escolha as que consegue implementar. Mas uma coisa é certa: não conseguirá implementar o plano proposto. Por duas razões (qualquer delas bastante): (i) incapacidade própria; (ii) o plano é irrealizável - exigiria centenas de milhões de euros.

O cargo de presidente da câmara exige competências em dois domínios essenciais: conceptuais (pensamento analítico, capacidade de planeamento, capacidade de decisão e de assumpção de responsabilidades); e operacionais (capacidade de realização – de fazer acontecer as coisas).  Pombal já teve presidentes de câmara com boas competências nestes dois domínios, por exemplo Guilherme Santos e Diogo Mateus. E também já teve presidentes com competências fortes num dos domínios, por exemplo Narciso Mota na capacidade de realização. Mas nunca teve um presidente destituído das competências essenciais exigíveis ao cargo.  

O doutor Pimpão não concebe nada - paga a quem pense por ele; e não realiza nada de substantivo - contratou um Director Municipal para executar por ele, que dramaticamente também não executa nada.  Pelo que nos chegou, de fonte segura, os consultores já lhe tiraram a pinta, já perceberem a sua incapacidade congénita de realização. Talvez por isso, lhe entregaram um plano cheio de intenções, chocho e irrealizável.  É melhor assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.