O que aconteceu hoje na freguesia da Redinha deveria entrar para os anais da história: uma ministra (por sinal uma académica, das poucas que ainda estão no Governo) veio nas suas tamanquinhas inaugurar uma rede de esgotos. Estamos em 2025, e tudo nas imagens que a Câmara (e a querida imprensa local) divulga cheira a mofo, ou a fim de regime. A bandeira que cobre uma pedra, os metros de passadeira que parecem ombrear com os de cano enterrado. Talvez tenha faltado o padre cura para benzer a obra, mas estava D. Diogo (regressado à terra), e com isto fica assegurada a solenidade do acto.
Daqui até às autárquicas, o Pedro vai desunhar-se em inaugurações. Por ora, ainda sem Mithá Ribeiro (e o amanuense Manuel Serra) a morder-lhe as canelas, vai fazendo de conta que está tudo como dantes: o PSD a distribuir jogo, o PS a vê-lo passar, como se nestas eleições não se adivinhasse um pequeno cataclismo. Parece-me bem que continuemos num clima festivo. A cidade a condizer, com arrais e foguetes no ar (veja-se a decoração deste Bodo), as ruas esventradas, o povo indignado nas redes sociais, sem a alegria que costumava ter. Por ironia, José Cid há-de vir à festa cantar esses versos.
Está tudo bem. Tudo bem.
Paula, o seu post é mais um a vaticinar o futuro, qual Maya cá do burgo, onde adianta consequências que atribui aos outros.
ResponderEliminarTalvez pela primeira vez em Pombal se vá assistir a uma relação entre candidatos mais pautada pelas diferenças nas propostas e nas formas de as conseguir do que nas rivalidades pessoais entre concorrentes.
A educação, elevação de comunicação e trato do Prof Mithá, aliada à sua vasta cultura e projeção nacional, principalmente como deputado e 1° secretário da mesa da Assembleia da República, exige-lhe uma intervenção essencialmente sobre o que proporá e onde se destacarão naturalmente as qualidades das suas propostas e não a habitual maledicência sobre os rivais…
De notar que é a primeira vez em Pombal que se candidata um personagem de grandeza nacional, de primeira estatura do seu partido e cabeça de lista do distrito de Leiria às legislativas, do 2° maior partido nacional, o que denota bem o empenho que o partido coloca em apresentar o seu melhor às autárquicas em Pombal.
Os pombalenses só têm de se orgulhar com tal distinção que poderá de fato projetar Pombal no cenário nacional.
Logo, quem espera desta candidatura o tradicional circo litigante com os candidatos concorrentes desengane-se porque não vai acontecer.
Palavra de AMANUENSE…🌹