Todos sabemos – e os que não sabiam ficaram a saber nos últimos quatro anos – que o doutor Pimpão vive meio no reino da diversão meio no reino da fantasia. Seria porventura feliz - pelo menos à sua maneira -, e não viria mal nenhum ao mundo (a Pombal), se não estivesse como presidente da câmara. Como esteve e vai continuar a estar, convém ter cuidado com ele…
Nos últimos quatro anos empenhou-se unicamente na roda-viva de festas&eventos e em trazer o Ensino Superior para Pombal. Nessa tola ideia contou com a colaboração dos doutores do Politécnico de Leiria e do principal partido da dita oposição (PS) – que provavelmente perderá esse estatuto formal no próximo dia 12 de Outubro.
Como sabemos, a tontice é uma coisa que se propaga a tal velocidade que não dá sequer tempo para a razão calçar os sapatos e pôr-se a caminho. Por conseguinte, instala-se facilmente e, depois, é muito difícil ou até impossível de remover. Foi assim com o CIMU-SICÓ, e, se nada de premente for feito, será assim com o fantasioso Pólo do Ensino Superior em Pombal, que passo a passo se vai instalando, vai ganhando raízes, vai sugando recursos e secando a terra.
Toda a criatura com dois neurónios a funcionar em série e dois pingos de sensatez sabe que uma Escola de Ensino Superior não é necessária nem viável em Pombal. Então, porque insistem? - perguntarão os leitores menos familiarizados com estas matérias. Simples: por tolice (vazio ilusório) ou interesses particulares.
Mas a realidade é o que é, e não soçobra perante ilusões ou estados de espírito. O Politécnico de Leiria preencheu unicamente 50,5 % das vagas; e quatro licenciaturas de três escolas não preencheram qualquer vaga.
Mais palavras, para quê? É a realidade, lunáticos!
Malho, tens toda razão, no que dizes. Estes ultimos 4 anos foi uma felicidade total para o Concelho. Torrar dinheiro dos nossos impostos, sem qualquer retorno. Nem na qualidade de vida das pessoas, nem no desenvolvimentoe conómico do Concelho. Mas simplesmente é disto que o povo gosta. As ultimas sondagens continuam a atribuir 4 mandatos para o PSD, 1 para os COISOS e 1 para o PS. Fico admirado com o resultado dos Independentes, sempre pensei que poderiam estar a disputar o Vereador com o PS. Até dia 12 muita coisa se irá passar e os resultados serem ligeiramente diferentes. Mas está provado, o povo gosta é de #festasebolos.
ResponderEliminarCaro Adelino Malho, permita-me: defender licenciaturas em Pombal constitui justiça territorial e coesão nacional; os pombalenses podem e devem aceder ao ensino superior no próprio concelho, com bolsas que os auxiliem a emancipar-se, porque só os encarregados de educação e os próprios jovens conhecem os dissabores de sair de casa e suportar os custos dos cursos a que se dispõem; entretanto, tem-se noticiado — e V. Ex.ª sabe-o — a asfixia do ensino superior em Portugal, resultante duma política falhada do Estado e da tutela: escassez de alojamento a preços comportáveis, saúde e acolhimento sem resposta, materiais didácticos onerosos, execução insuficiente de investimentos como o PRR e duma cultura pedagógica, não sendo esse o caso do IPL, ainda demasiado passiva, com avaliação pouco transparente e critérios por vezes inalcançáveis; perante este quadro, muitos jovens, em 2025, optaram por internacionalizar-se para Espanha, Reino Unido, EUA ou Canadá, onde encontram previsibilidade; a resposta socialista apresenta-se concreta: campus com alojamento regulado, bolsas robustas, laboratórios e manuais partilhados, acção social presente, democracia pedagógica e redes internacionais; o Instituto Politécnico de Tomar demonstra, com resultados e práticas, que tal se revela exequível; Pombal deseja o mesmo e recusa a resignação que preserva 32 anos de poder, e dar por certa a continuação de Pimpão ignora a mobilização que tem enchido as ruas e as nossas iniciativas — como ontem, em Vermoil, onde João Pedrosa conquistou densa adesão da comunidade; a mudança já começou: pela primeira vez, esteve em Pombal o Secretário-Geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, a lançar a candidatura do Dr. Fernando Matos; caso V. Ex.ª e os leitores não tenham visto, junto envio o vídeo e convido-vos a assistir: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=24274973215518777&id=100002983088525&rdid=f8qQRgiVpxKERPdr# https://www.facebook.com/reel/1526146648560789?locale=pt_BR
ResponderEliminar