A visão - apocalíptica - da hegemonia do PSD em todas as freguesias, em todos os órgãos, em todos os lugares, anda a tomar conta dos comícios do partido. Mas o discurso do Pedro no mega jantar da Expocentro, entre o fadinho tocado pelo Graciano e o Toy a mandá-los por a cerveja no congelador, fica esta imagem, ao estilo evangelizador, a fazer lembrar os bispos do Reino de Deus sempre ladeados por duas servas, foi épico.
Nada temam: O Pedro diz que isto está garantido para os próximos 40 anos. O que é que interessa se a última grande empresa a instalar-se aqui já foi há mais de 30 anos? Temos hectares a perder de vista para as indústrias do além. Ah, espera, isto vai lá é com a escola superior de qualquer coisa.
Futuro para os próximos 40 anos? Só se começarem a fechar o cofre. A torrar dinheiro como nestes ultimos 4 anos...só temos dinheiro para mais 4.
ResponderEliminarComo estão realmente as contas? Ouço pessoas a dizer que estão horríveis. Quero saber *já*. Não daqui a 6 meses. E deviam ser todos os partidos os interessados em publicar essa informação. Já.
ResponderEliminarIndependentemente do populismo da personagem, a população está cansada de promessas de FELICIDADE, quando questões básicas não estão asseguradas:
ResponderEliminar• Saúde – Apesar de haver infraestruturas no concelho (centros de saúde e hospital), faltam mecanismos para atrair profissionais de saúde, assim como mecanismos que permitam garantir os cuidados de saúde básicos (fisioterapia, dentista, saúde oral, saúde mental, promoção de rasteiros de saúde, alimentação saudável).
• Educação – Assegurar as infraestruturas necessárias para garantir uma escola segura para todas as crianças.
- Faltam creches/pré-escolar (há escolas primárias fechadas por todos o concelho que poderiam ser requalificadas para dar apoio às famílias);
- Desde o pré-escolar até ao secundário/profissional, as turmas estão lotadas (acima de 20 alunos);
- Campanhas de avaliação das necessidades educativas assim como o correto acompanhamento.
• Cuidado dos idosos e pessoas com necessidades especiais – Muitos idosos vivem isolados e malnutridos! Compreendo que numa primeira instância, os familiares são responsáveis, mas a sociedade é responsável também por sinalizar e acompanhar os casos mais sensíveis.
Este assunto requer uma auditoria com as devidas ações e respectivo acompanhamento.
• Actividades desportivas e culturais – Existem coletividades que sobrevivem da caridade dos seus associados quando outras são financiadas! Há que haver equidade na distribuição de verbas.
• Habitação social – A habitação social não é um problema único da cidade de Pombal. As freguesias do concelho devem ter habitação social para situações críticas (famílias monoparentais e famílias em dificuldade económica). Existem imóveis que pertencem à câmara (escolas primárias e outras infraestruturas) que poderiam ser requalificados.
• Ambiente e ordenamento do território – Este sector revela uma total inexperiência da equipa que acompanha o presidente da FELICIDADE!
As linhas de água estão abandonadas e poluídas, o saneamento não abrange toda a população do concelho (há esgotos a céu aberto nos principais rios do concelho);
O projecto do VALE DO PRANTO é anedótico (o rio Pranto está completamente abandonado). A câmara autorizou a prospecção de minerais na zona do rio Pranto (Louriçal)! Felizmente encontrou uma população informada que contestou e avisou atempadamente a população;
O ordenamento da floresta e a sua proteção só existem no papel! Nascem todos os dias plantações de monoculturas (eucaliptos, pinheiro) ilegais, sem a colocação das barreiras naturais (arvores corta fogo);
Falta campanhas de sensibilização da população para separação adequada dos resíduos. Infelizmente, ainda se encontra lixeiras perdidas no concelho (as entidades JF e câmara já foram informadas);
• Circulação rodoviária – Este sector carece de uma avaliação profunda. Contudo, falta a sinalização adequada das estradas no concelho. Devem ser colocados/ repostos os semáforos de controlo de velocidade nas zonas críticas (escolas e passadeiras). A rede POMBUS deverá ser alargada a todo o concelho e os passeios devem ser construídos nos locais adequados … não à porta do presidente de junta!
Resumindo, Pombal merece um presidente de câmara que tenha a capacidade de organizar, cooperar e resolver questões básicas da população.