21 de fevereiro de 2026

A governação baseada nos títulos

Como medida de compensação aos prejuízos da recente calamidade, consta que o governo desta desgovernada república vai renomear o Instituto Politécnico de Leiria em Universidade de Leiria e do Oeste – ou seja, vai criar mais uma Universidade por decreto. Os pimpões desta vida já lançam foguetes de contentes, porque sentem que esta operação de cosmética os beneficia – e porventura beneficia.



Se há coisa de que o país não precisa mesmo é de mais Universidades e Institutos, pelo que, ajuizado seria reduzi-las, por fusão, por exemplo. Mas não. Neste pobre território à-beira-mar-plantado continua-se a governar como dantes, como desde os primórdios, quando os reis abusavam dos forais para estenderem o seu poder e o dos senhores feudais, ignorando os usos e costumes legítimos; ou no final da monarquia, quando os reis distribuíam títulos à-resga-frangalho, comprando apoios para preservarem o regime caduco; o que levou Garret a parodiar o desvario com brilhante sarcasmo quando escreveu: foge, cão, que te fazem barão. Para onde? Se me fazem visconde.

Na verdade, foi quase sempre assim: quando não se tem nada de virtuoso para oferecer ao povo, distribuem-se títulos e honrarias. Porque haveria de ser assim com um Montenegro desta vida?

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.