10 de abril de 2009

Andam a brincar com o nosso dinheiro

Lá diz o povo que não há pior cego que aquele que não quer ver.

26 comentários:

  1. Ora parece-me evidente a necessidade de o senhor presidente da Câmara Municipal esclarecer este texto que podemos ler neste jornal e que a jornalista Paula Sofia aqui nos trouxe.

    Factos recentes confirmam-me na absoluta certeza de que só assim se poderá fazer um juízo do que realmente aconteceu.

    Como já tive ocasião de escrever o Eng. Narciso Mota é um estudioso da legislação de que faz doutrina, os resultados que se podem constatar não são perfeitos, mas tenho na consciência de que pelo menos o que fez foi uma coisa lógica.

    Sou do tempo em que estes acontecimentos ficavam entre paredes e resolviam-se por quem de direito, o povo já tem o facto de se preocupar se chove ou faz sol, estamos na santa Páscoa, não desvirtuamos este momento santo com pormenores de preocupação a quem deve pensar na família e na santa Igreja.

    Eu não teria consentido em ser posto publicamente um facto destes, para quem como eu, tem o feitio de homem de estudo e o ideal da ordem e da serenidade, a politica, que não está saneada é uma tentação diabólica a esconjurar e a vencer.

    Aos prevaricadores, os leais defensores da Nação tratariam de lhes transmitir a penalização adequada.

    Acrescento mais que o facto nada alterou a minha fidelidade aos princípios, e a alta consideração e admiração que o presidente do Município me merece, como, aliás, a todos os bons pombalenses.

    A oferta da festa ao povo tinha inicialmente um valor, sofreu uma ligeira derrapagem, os homens que nos guiam e estão a transformar este concelho num exemplo a seguir pelo País, vão encontrar as melhores soluções para resolver o assunto.

    Creiam-me constantemente com o mais elevado apreço atento admirador e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Eu fico à espera de desenvolvimentos, mas a ser verdade é um escândalo grande de mais para não haver consequências...

    ResponderEliminar
  3. Companheiro Narciso!
    Estou de "rastos" com a notícia aqui posta.
    A ser verdade a notícia, e a ser verdade também a sua intervenção nela contida, é muito grave a situação expôsta.
    Já algumas vezes aqui fiz a defesa da honra, mas a ser verdade, nesta situação, em consciência, não o posso fazer, desta vez.
    Sei que o sr. presidente é uma pessoa séria e, acima de qualquer suspeita, mas vai ter no futuro,que ter mais cuidado com quem o rodeia,e em quem confiar!
    Aqui, não basta sêlo, também têm que parece-lo!
    De facto, depois de assistirmos à apresentação das próximas festas,(porquê tanta gente na "fotografia", alguns ninguém os conhece, e o que fazem ali?) isto é mau de mais para ser verdade!
    Sr. presidente e amigo, os pombalenses confiam em si, e por isso o sr. têm necessáriamente de pedir responsabilidades e punir todos aqueles que prevericaram, sem apelo nem agravo, a fim de evitar males maiores. Se calhar, isto é a ponta do!!!!!!!......................................
    R.S.

    ResponderEliminar
  4. claro que a notícia é verdadeira. As contas foram apreciadas em reunião de câmara que despoletou as referidas intervenções. Esconder uma derrapagem de dinheiros públicos entre quatro paredes como alguém sugere não me parece uma atitude transparente. Afinal estamos a falar de dinheiro do erário público. De uma gestão que previu 96 mil e agora aparecem 300 mil. É de facto um erro de cálculo gritante para um gestor do nosso dinheiro. e que põe em causa a credibilidade da gestão do próprio administrador Vila Verde. Mas afinal ninguém do executivo da maioria tinha conhecimento das contas. Como é possível??? O presidente da câmara é por inerência o presidente do conselho de administração da empresa municipal e foi apanhado desprevenido desta maneira???? É possível uma derrapagem de 300 mil euros sem dar por ela??? O assunto é demasiado grave, sério e ridículo para se falar de uma gestor competente. Claro que isto foi uma gestão incompetente e ruinosa e um falhanço total para quem afiançou publicamente por mais que uma vez que tudo faria para projectar um cartaz arrojado e de custo zero. O cartaz, os artistas até pode valer 300mil agora o que está em causa foi o gestor ter dito uma coisa apresentar défice e como se não bastasse surge uma derrapagem desta dimensão.

    ResponderEliminar
  5. Para mim não está em causa o valor do prejuízo das festas (que rondam os 300 mil euros). Quem assistiu ao evento e acompanhou tudo o que aconteceu em redor do mesmo estava à espera que os custos seriam elevadíssimos.
    O que está em causa, na minha opinião, é sim e apenas a falta de rigor na apresentação das contas. Porque é que as contas foram apresentadas pouco tempo depois do fim do Bodo mencionando um prejuízo de 99 mil euros e agora surge o tal montante de 300 mil euros? E para o justificar estão contas "imprevistas"?! Como assim?! O orçamento foi mal feito? Não houve contratos assinados (como é que o Bob Sinclar pediu mais 25 mil euros do que o valor contratado?!; como é que a empresa dos Cafés Mambo - leia-se Dr António Calvete - apresentou uma factura de chávenas e pacotes de açucar sem que estivesse acordado que assim seria? Como é que a ETAP factura despesas com o concurso de Vestidos de Chita, sem estar acordado? Como é que a PMU factura serviços de limpeza, sem estar acordado?, entre outras despesas).
    O principal responsável por esta situação é, sem dúvida, o presidente do Conselho de Administração da Pombal Viva. Mesmo que ele diga que assina muita coisa de cruz, confiando na gestão do administrador-executivo, é ele que terá de assumir a derrapagem financeira.
    Depois, terá de pedir responsabilidades ao administrador-executivo.
    Por outro lado, vejamos, o próprio presidente disse que o administrador-executivo lhe mentiu (sobretudo quando se refere ao tal espectáculo do Fernando Mendes para os "velhinhos"). Se mentiu, é grave! Muito grave! É uma quebra de confiança, ou não? (Isto chega ao ponto de se falar em mentiras?!)
    Razões mais que suficientes para que tal administrador seja destituído do cargo. De imediato. O senhor presidente que critica tanto que este país critica a mediocridade e a incompetência, afinal está a pactuar com a mesma situação numa empresa que ele próprio preside e também gere dinheiro público.
    Por outro lado que seja realizada a anunciada auditoria. Com carácter de urgência. Por entidades que nada tenham a ver com Pombal (para que a sensibilidade de ser pombalense não afecte o trabalho) e que tudo seja devidamente esclarecido. (Gostava de compreender porque é que despesas com o Bodo são facturadas à Pombal Viva passados seis meses depois...).
    Resumindo a minha opinião sobre o assunto:
    - Eng. Narciso Mota é o principal responsável pela situação (derrapagem financeira);
    - Dr. João Vila Verde deve ser destituído do cargo de administrador-executivo da Pombal Viva;
    - Deve ser realizada uma auditoria às contas de 2008 da Pombal Viva;
    - O Município de Pombal deverá assumir toda a organização das festas do Bodo de 2009;
    - Se a Pombal Viva for chamada como parceira da organização, deverá cumprir, com todo o rigor, o orçamento que venha a ser elaborado;


    Nota: Não sei que impacto terá toda esta situação na recandidatura do Eng. Narciso Mota. Embora pense que não terá grande impacto, estes factos, com toda a certeza, serão aproveitados pela oposição (que afinal até tiveram razão quando disseram, numa Assembleia Municipal, que não acreditavam nas contas do Bodo que lhes tinham sido entregues).

    o.

    ResponderEliminar
  6. Vejo as festas da cidade como um investimento e não como um evento em que as contas finais tenham que apresentar resultado positivo. Foi isto que defendi em 2008. Na altura, estava longe de imaginar que o resultado negativo poderia chegar a números tão signifativos como os que agora foram divulgados. Penso que estamos perante uma situação grave que vai, naturalmente, implicar mudanças na gestão da Pombal Viva.
    Relativamente à questão da auditoria externa, não percebi se é motivada especificamente pelos resultados deste evento ou se já estava prevista. A mesma dúvida me subsiste relativamente à substituição do ROC, uma vez que se trata de um órgão de fiscalização que, geralmente, não interfere nem deve ser responsabilizado pelas decisões de gestão tomadas pela administração.

    ResponderEliminar
  7. Errata:

    Onde se lê: "O senhor presidente que critica tanto que este país critica a mediocridade e a incompetência (...)"

    deve-se ler:

    "O senhor presidente que critica tanto que este país premeia a mediocridade e a incompetência (...)"

    o.

    ResponderEliminar
  8. Mea culpa, mea culpa.
    Foi apenas uma pequena derrapagem, tão pequena que apenas mais que triplicou o prejuízo anunciado, com pompa e circunstância, poucas semanas depois do Bodo/2008. Mas, parece, que sem emenda. Alguém poderá explicar - se houver explicação - o custo dos convites para a apresentação do Bodo/2009? Quanto custou a singela (!!!) festa de apresentação, com jantar e tudo?
    Com alguém a suportar os custos, e fácil organizar festas com cartazes de luxo!
    Viva a festa! Viva o competente administrador da Pombal Viva!

    ResponderEliminar
  9. Não acredito! Pode lá ser! Uma derrapagem assim tão pequena - só de 99 mil para mais de 300 mil euros...
    E será verdade o que leio? Então a Pombal Viva também apresenta um saldo negativo nas suas contas? Onde está a criteriosa e tão louvada gestão da empresa municipal?
    E o presidente do conselho de administração - o nosso querido eng. Narciso Mota - que ao leme do município tanto tem feito, tem andado assim tão distraído a assinar de cruz o que lhe colocam à frente?
    (Isaltino, estás perdoado! Afinal não era só o querido que andou uma série de anos a ver os comboios a passar, nunca se tendo apercebido do dinheiro que lhe iam depositando nas suas várias contas bancárias. Em Pombal o seu companheiro também se distraiu e não reparou ou não soube ler os números que lhe foram colocando na coluna das despesas...)
    Afinal, nem as receitas dos estacionamentos e das multas (cobradas ilegalmente, a 50 por cento, integralmente a favor da Pombal Viva) mascararam as contas de 2008, pelo que a empresa municipal - MUNICIPAL! - não pode esconder o saldo negativo.
    Ah grandes gestores! Com alguém a pagar, todos nós podemos um dia organizar festas de arromba!
    ...e o pior é que a cena volta a repetir-se este ano. A festa de apresentação do programa do Bodo isso indicia...

    ResponderEliminar
  10. Não sei como há tanta gente admirada com o resultado financeiro das Festas do Bodo. Onde está a novidade? É verdade que o prejuízo triplicou? Creio que se as contas fossem bem feitas, ele teria quintuplicado. Poderão dizer-me se os custos suportados pela Câmara Municipal foram incluídos nessas contas?
    Não sei como tantos agora - a começar pelo nosso digno presidente Narciso Mota - se admiram. Então a oposição (não, não me refiro aos vereadores socialistas, que esses não sabem ou não querem ser oposição, tantos são os elogios à maioria PSD, como ainda agora um tão LEALmente comentou o programa do Bodo...), a oposição já não havia advertido para este resultado? Eu sei, eu sei, que essa tal oposição é constituída por gente "intelectualmente denonesta" (não é, meu caro Diogo Mateus?),pelo que as suas opiniões, por mais fundadas que sejam, são sempre de ignorar. Mas, caramba: desta vez, ao menos, dêem-lhe razão!

    ResponderEliminar
  11. Uma pequena correcção para uma gralha no comentário anterior. Onde se lê "intelectualmente dononesta", deve ler-se "intelectualmente desonesta". Não é, caro Diogo Mateus?

    ResponderEliminar
  12. É de facto, muito,muito grave, tudo aquilo que veio a público e, que tem a ver com a derrapagem das contas das festas do bodo de 2008.
    Afinal, todo o rigôr, que nos faziam crêr da gestão do sr. Vila Verde, em relação à Pombal Viva, com esta situação agora posta a nú, cai totalmente por tarra!
    Gerir dinheiros públicos desta forma, é fácil para qualquer incompetente que por ai abunda.
    Fazer festas grandeosas, com o dinheiro dos contribuintes, sem o minimo de rigôr, é de facto uma grande irresponsabilidade.
    Se isto já é grave, aos olhos de qualquer cidadão, que paga impostos, mais grave ainda se torna,quando alguns desses cidadãos, prestaram serviço público, fazendo-o de forma rigorosa a gestão dos dinheiros, por vezes até, abdicando de receber aquilo a tinham direito(despesas de representação), para assim poupar mais uns trocos! (grupo onde me incluo).
    Festas de pompa e circunstância, esbanjando dinheiro que não é seu, é sem sombra de duvida, só por si, um crime contra o contribuinte.
    Sr. presidente, faça a "limpeza" da casa enquanto é tempo!
    R.S.

    ResponderEliminar
  13. Afinal os " Velhos do Restelo", onde me incluo, tinham ou não razão?

    ResponderEliminar
  14. “Velhos do Restelo”????

    Ó Dr. acha que estas contas foram surpresa para todos, claro que não, como a realização também não foi para todos os Pombalenses, o Narciso Mota está a permitir que um punhado de gente comece a reivindicar a sua posição social, faz-se o bodo mas com tenda VIP onde só alguns cabem, emerge uma certa elite em Pombal á custa das facturas da água.

    Parece-me que o Narciso Mota está enleado em fios de aranhiços do qual tem dificuldade em se livrar, nunca desejou tanto que a oposição dê berros como agora e sobre este assunto, é a força que precisa para tomar decisões necessárias.

    ResponderEliminar
  15. Serão exactamente 300 mil, ou mais qualquer coisinha?

    ResponderEliminar
  16. Tenho uma experanca que estes sr.sejam presos logo que acabem o mandato pois ate la tem advogados que os defendem gratuitamente.

    ResponderEliminar
  17. O sr.narciso e os seus rafeiros nao tem vergonha nenhuma .

    ResponderEliminar
  18. Credo, o Eng. Narciso Mota põe as mãos no fogo pelo Dr João e agora receba a factura da OCULTAÇÃO!!!
    Dr. João em nome da consciência deve apresentar a demissão os objectivos a que se propôs não foram conseguidos.
    Eng. tem de destituir imediatamente o administrador executivo.Um projecto lesivo para o orçamento da câmara. Quem vai repor o dinheiro quem é?
    Quem ganhou a comissão dos artistas???
    Em tempo de crise com muitas famílias em dificuldade para pagar até a factura da água, não é Eng? como pode o erário público comparticipar um festim destes?
    Realço a humildade em pedir desculpa mas será suficiente? certamente conheceu o maior travo amargo na sua gestão.Porque a maior responsabilidade é sua...

    ResponderEliminar
  19. parece-me que esta situação deve ter consequencias, como tal o sr presidente deve repor o dinheiro, sob pena e em caso contrario de ser considerado incompetente. Narciso reponha o dinheiro já, esbamjado fruto da sua incompetencia, que finalmente não conseguio disfarçar, mas ainda ai vem mais.., infelismente

    ResponderEliminar
  20. QUEM PAGOU O JANTAR VOLANTE DA APRESENTACAO DAS FESTAS DO BODO? PARECE-ME QUE FORAM OS CONTRIBUINTES!MAS QUEM COMEU FORAM OS FARIAZITOS!

    ResponderEliminar
  21. então, os presidentes da junta não foram ao jantar da apresentação do Narbodo porque?. será por já não conseguirem justificar junto do povo tamanho desprezo pelos dinheiros públicos?

    ResponderEliminar
  22. quem estava nesse jantar?
    patrocinadores? amigos?

    ResponderEliminar
  23. Foi o jantar da quadrilha narciso. Na próxima factura da água, caro munícipe, verás com quanto contribuiste. Há que por termo definitivo a este regabofe. O povo à mingua e eles à tripa-forra. Como diz aquele anónimo: "Tenho esperança que estes srs sejam presos logo que acabem o mandato".

    ResponderEliminar
  24. É uma vergonha!. Só inconpetencia, e o povo é que paga.

    ResponderEliminar
  25. È uma vergonha!!! Mas desconfio que nada vai mudar, O João Vila Verde lá vai continuar.
    Mas o sr. Presidente da Câmara também tem responsabilidades, como presidente do conselho de administração da Pombal viva, tinha obrigação estar a par das contas!Por isso, também ele o foi incompetente!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.